‘Regulamentação dos serviços de mototáxi em Brumado é inevitável, quem não se adequar não poderá trabalhar’, alerta coordenação do SMTT

Apesar de existirem há muitos anos, os serviços de mototáxi em Brumado ainda não são regulamentados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os serviços de mototáxi e moto cargo que já existem em Brumado há mais de 20 anos, segundo as autoridades, já deveriam estar regulamentados, mas isso, apesar de algumas ações isoladas, não aconteceu até o momento. Alguns afirmam que os mototaxistas que atuam no município vêm fazendo “corpo mole”, o que estaria dificultando o processo de regulamentação. Mas, agora, um fato novo fará com que isso seja inevitável, que é a implantação do sistema de Zona Azul no município, que está em vias de ser operacionalizado. Segundo o coordenador de estatísticas do SMTT, Jansen Ricardo, o órgão já promoveu várias chamadas públicas a todos os mototaxistas que tiram o seu sustento dessa atividade, mas muito poucos atenderam a convocação. Segundo ele “com a entrada em atividade do CICOM, a consolidação do núcleo duro do sistema de segurança em Brumado foi efetivada, então os serviços, inevitavelmente, terão que ser regulamentados”. 

Com a regulamentação a padronização será obrigatória, assim como a mudança da cor da placa das motos que passará a ser vermelha (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele também lembrou que “outro fator que vem corroborar para que isso aconteça é a zona azul, que entrará em vigor brevemente, o que obrigará que as motocicletas, assim como os motoristas, sejam todos padronizados, além das placas que terão que ser vermelhas. É uma mudança para melhor, que proporcionará a valorização da segurança e, consequentemente, da vida, já que, hoje, caso aconteça um acidente fatal com algum passageiro, ninguém poderá ser responsabilizado, porque os serviços ainda estão sob a sombra da clandestinidade”. Questionado quais seriam as penas para os que descumprirem as novas normas, ele, de forma segura, respondeu que “irá se tornar um caso de polícia, pois a clandestinidade é contra a lei. Temos nos esforçado ao máximo para evitar que isso aconteça, mas os mototaxistas têm que cooperar e fazer a parte que lhes cabe, buscando a regulamentação”. Sobre prazos ele se ateve a dizer que “não podemos precisar datas ainda, mas não irá demorar, pois assim que a zona azul entrar em vigor, só serão considerados legais os mototaxistas que estiverem devidamente regulamentados”.