Brumado: No 'Dia das Crianças' Juiz da Infância comenta problemas com as drogas em crianças e adolescentes; causa não é só social

Foto: Luciano Santos l 97News

O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos, aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas. O desafio dos poderes, é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Temos que agir perante tão grave problema desde o berço, ou seja, a boa educação vem de casa, do colo da família. É dentro de casa que começa a educação para que homens e mulheres se tornem cidadãos de caráter. Em seguida, as escolas. É muito importante e necessário desde as aulas falar abertamente sobre as drogas, trocar e adquirir informações sobre o assunto. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Diante de todos os problemas que as drogas trazem para as famílias, nesta sexta-feira (12), Dia das Crianças, o 97NEWS entrevistou o Juiz da Infância e Juventude de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães. De acordo com Guimarães, há algumas décadas, a situação vem tomando proporções lamentáveis e as famílias têm perdido o controle sobre os seus filhos. "A sociedade vem passando por transformações que favorecem o acesso de crianças e adolescentes às drogas. E ao contrário do que muitos pensam, isso não é um problema do usuário". 

 

O problema com as drogas ainda é um grande

O magistrado relata ainda que temos que entender que as drogas representam um risco a toda a coletividade. "Entre os malefícios causados pela disseminação de drogas, podemos citar várias modalidades de violência, inclusive guerras entre facções, acidentes de trânsito, mau desempenho escolar e, o maior deles, o consumo de recursos públicos com o tratamento de dependentes”, declarou. O assunto parece ser deixado de lado, pelo fato de ainda ser, por incrível que pareça, um grande "tabu" para algumas famílias. Os pais estão sendo, historicamente, despotencializados. Não têm oportunidades decentes de educação e trabalho que deem condições de inserção social digna e, consequentemente, de criar seus filhos. O entrevistado falou ainda sobre o interesse social em combater o tráfico e o consumo de drogas para reverter o quadro. "As famílias devem estar mais atentas à criação dos seus filhos, impondo limites e regras, além de um maior controle do estado". Por fim, o magistrado destacou que as drogas traz prejuízos a toda sociedade. “O tráfico de drogas é um crime contra a saúde pública”.