Dia de São Cosme e São Damião movimenta comércio popular em busca dos produtos para o tradicional Caruru

A procura pelos produtos do tradicional Caruru, principalmente no Mercado Municipal, foi grande desde as primeiras horas da manhã (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Reza a lenda que dois gêmeos, que ficaram conhecidos na história religiosa como São Cosme e Damião, nasceram na Ásia Menor, tendo o seu pai sido mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Eles eram médicos que, segundo a crença, curavam os enfermos não só com seu saber, mas através de milagres propiciados por suas orações. O dia 27 de setembro foi estabelecido como data comemorativa pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque, já o dia 26 de setembro é celebrado pelos católicos. Eles, são, ao lado de São Lucas, conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Brumado, por ter um cenário religioso bem sincretista, tendo no Catolicismo a maior expressão de fé do seu povo, mais também com uma forte presença das religiões de matriz africana, o que faz com a tradição das comemorações do Dia de São Cosme e Damião seja muito forte.

Quitandas e mercados também tiveram uma grande movimentação de clientes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Então buscando saber como estas comemorações estão nesse ano de 2018, a equipe do 97NEWS visitou vários estabelecimentos comerciais que vendem os produtos para o preparo da iguaria comemorativa que é feita à base de quiabo, camarão seco, castanha, gengibre e azeite de dendê. Um dos locais preferidos da população é o Mercado Municipal, onde todos os produtos são facilmente encontrados, mas nos supermercados também existe um grande variedade com os preços mais variados. Ficou bem perceptível que a tradição ainda continua firme, pois a procura pelos ingredientes foi grande desde as primeiras horas da manhã. Outra vertente comercial que fica em alta são as balas e doces que são distribuídas às crianças como forma de homenagear os dois gêmeos. No período noturno em vários terreiros de candomblé e umbanda irão acontecer celebrações referentes à data, as quais são muito movimentadas.

O consumo de doces também faz parte da tradição (Foto: 97NEWS Conteúdo)