Brumado: Núcleo Regional de Saúde deverá ser inaugurado até o final do ano

As obras estão em ritmo acelerado, o que dá garantias para a previsão de inauguração até dezembro deste ano (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Avaliado como um dos grandes pontos positivos pela gestão estadual é o dinamismo que foi dado ao setor de saúde, tendo na regionalização dos serviços um dos grandes avanços obtidos. No esteio da humanização e de uma resolutividade muito maior, o governo do estado fortaleceu a parceria com os municípios o que vêm produzindo resultados muito satisfatórios e melhorando a qualidade de vida da população. Mesmo ainda estando abaixo de outros municípios da região, como Conquista e Guanambi, Brumado vem avançando na área de saúde e uma das grandes provas disso é a implantação da UTI no Hospital Magalhães Neto. Sede regional e um dos polos mais desenvolvidos do território do sertão produtivo, os serviços contemplam 21 municípios da microrregião, com uma estimativa em cerca de 400 mil pessoas. Com isso as conquistas são constantes e, mais uma delas, está em fase final, que é o NRS - Núcleo Regional de Saúde, o qual está com as obras em ritmo acelerado. Localizada na Praça Maria Aparecida Ferreira, no Bairro Santa Tereza, ao lado da Vara da Justiça do Trabalho. 

Com um amplo espaço, o Núcleo Regional de Saúde oferecerá serviços de grande relevância para a microrregião (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde Regional, Carol Rebouças, foi feita recentemente uma visita da equipe de engenheiros, onde foi confirmada a inauguração da unidade até dezembro. Ela também informou que “o orçamento foi todo planilhado e está tudo dentro do cronograma estipulado” e ainda citou que “a nova unidade terá uma logística muito melhor, com um amplo espaço que possibilitará avanços significativos como um moderno laboratório de entemologia, que analisará a água de 43 municípios da região. Também terá um espaço refrigerado para o armazenamento de vacinas e uma assistência farmacêutica de qualidade que fornecerá medicamentos de alto custo”. Com o NSR aconteceram melhorias importantes na Atenção Básica, na Vigilância Epidemiológica e tantos outros, pois esses serviços estarão concentrados num só local. Agora, para completar o mosaico positivo, só faltará a construção e operacionalização da Policlínica Regional de Saúde, que esbarrou nos entraves do consórcio entre as prefeituras pactuadas, tendo Livramento e Paramirim como os principais opositores.