‘Desencanto com a política pode gerar uma abstenção de 35% nas eleições deste ano’, afirma chefe do Cartório Eleitoral de Brumado

O chefe do cartório eleitoral de Brumado, Igor Araújo, fez uma projeção preocupante para as eleições de 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como já foi previsto pelo 97NEWS, a tendência atual de frustração com a classe política, que atingiu níveis nunca vistos no Brasil, deve ter um reflexo direto nas urnas, onde o número de votos nulos, brancos e abstenções podem chegar a quase metade dos votos válidos. Em Brumado esse sentimento de distanciamento vem sendo comprovado durante o período eleitoral, onde, até o momento, os eleitores que não têm ligação com grupos políticos vêm se mostrando frios e desmotivados. O chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, também compactua desta projeção. Em declaração à imprensa ele foi taxativo ao afirmar que “a expectativa é de uma abstenção recorde, resultado do notório desencanto dos eleitores com a política, que não está sendo mais vista como um espaço de transformação social”. Ele também revelou os dados relativos a Brumado, dizendo que atualmente o município tem 48 mil eleitores aptos a votar, o que é um pouco superior que nas últimas eleições de 2016, onde eram 46 mil. Araújo informou também que 4 mil eleitores tiveram o título cancelado, já que não compareceram para fazer a atualização. E, com muita segurança, concluiu destacando que “nas últimas eleições tivemos uma abstenção de 22%, já para este ano esse número deve ser ampliado para 35%, ou seja, quase 20 mil eleitores poderão deixar de votar no próximo dia 07 de outubro, o que, caso se confirme, é um dado preocupante que mostra uma ruptura no processo de fortalecimento democrático”.