‘A intenção dele sempre foi puxar Brumado para baixo’, afirma secretário de Saúde sobre as declarações de vereador oposicionista

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, foi agudo em suas declarações (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Crítico ferrenho da atual administração, sendo considerada hoje a “voz solitária” da oposição, o vereador Zé Ribeiro voltou a fazer questionamentos quanto à área de saúde municipal, os quais não deixaram de ter um posicionamento de esclarecimento do secretário municipal da pasta, Claudio Feres. Num tom mais agudo, ele asseverou que “infelizmente esse vereador que sempre puxou Brumado para baixo, mais uma vez, mostra que não conhece seu município e acaba, por falta deste conhecimento, falando o que não sabe. Da mesma forma que foi contra a implantação do serviço de hemodiálise agora vem questionar o serviço de saúde municipal sem conhecimento dos fatos”. E deu continuidade argumentando que “a saúde sempre foi e será uma das prioridades da administração, tanto que em 01 ano e meio de gestão já ampliamos a atenção básica do município em mais três equipes, implantamos o programa Melhor em Casa (atendimento de pacientes que podem ficar internados no conforto do lar). Atualmente estamos acompanhando 30 pacientes e temos potencial para 60, ampliamos a oferta de cirurgias eletivas, chegando a quase 200 cirurgias mês e zerando a fila de espera de cirurgia geral, ortopédica, urológica, plástica etc... Implantamos 20 leitos de UTI adulto e neonatal, assumindo 40% dos custos das UTIs que atendem a região de saúde e ajudamos a zerar a fila de espera da central de leitos de Vitória da Conquista, que regula os leitos de UTI da região”. E num tom ainda mais otimista citou que “em  2018 chegamos a marca de 32% de investimentos com recursos próprios em saúde, superando a média nacional que é 22,5%, está aí a prova incontestável do nosso compromisso com a saúde pública.  

A UTI é considerada um marco no setor de saúde pública de Brumado e microrregião (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Realmente a nossa UTI ainda carece de retaguarda de neurocirurgião, mas já solicitamos um credenciamento junto à SESAB para implantação de neurocirurgia no HMPMN, infelizmente foi negado, mas não iremos desistir”. E finalizou narrando que “ao invés de denegrir a imagem da saúde do município, o vereador deveria procurar saber ou até mesmo buscar apoio com seu deputado para o credenciamento da neurocirurgia para Brumado. Por fim o projeto Glaucoma, não somos nos os responsáveis pela desassistência, o Ministério da Saúde fez um corte significativo no programa e não definiu como ficaria o atendimento, atualmente acompanhamos 4800 pacientes e o recurso dá apenas para tratar 1600, portanto nosso problema não é um novo credenciamento e sim uma revisão do teto para os cinco estados do Nordeste (Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Alagoas) afetados com o corte. A OMS diz que 2 % da população tem glaucoma, a população afrodescendente tem maior propensão à doença, a região Nordeste tem uma população negra maior que a sul e sudeste, não podemos tratar igual regiões com características diferentes. Essa decisão do retorno do glaucoma não é uma decisão da secretaria de saúde de Brumado, esse recurso é dos 21 municípios pactuados e estamos lutando junto ao COSEMS e CONASEMS para rever essa situação com o MS. Então, para concluir, esse que se diz defender os interesses do povo nunca nos procura para que possamos esclarecer as dúvidas, ele prefere criticar, pois é o caminho mais fácil”.