Quatro ex-prefeitos são presos em operação da PF no sudoeste da Bahia

Quatro ex-prefeitos foram presos pela Polícia Federal durante uma operação deflagrada nesta terça-feira (18). Treze mandados de prisão foram cumpridos em Vitória da Conquista e em outras nove cidades da região.

Foram detidos ainda ex-vice-prefeito, ex-secretários e empresários. Eles são investigados por participar do desvio de mais de R$ 60 milhões de verba federal, que seria para uso em setores como transporte, educação e saúde.

Trinta e seis mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Foram apreendidos documentos, cheques, computadores de empresas suspeitas de envolvimento em fraudes de licitação e oito carros.

"Temos absurdos de empresas que receberam, por exemplo, milhões para fazer coleta de lixo e esse lixo era recolhido em carro de polícia. Empresas que receberam R$ 50 mil para fazer transporte escolar em mês de janeiro, que não teve um dia letivo", conta o delegado federal Rodrigo Kolbe.

Entre os 13 suspeitos, estão cinco mulheres, que foram ouvidas e em seguida liberadas. Os demais presos levados para o presídio de Vitória da Conquista. A Polícia Federal não relatou a identidade deles. A determinação da Justiça é a de que eles fiquem presos por 48 horas.

Os advogados dos suspeitos disseram que só vão se pronunciar sobre o assunto depois do pedido de liberdade provisória. Eles podem ser indiciados por fraude em licitações, desvio de verba pública e formação de quadrilha.