Honra ao Mérito: Conheça a trajetória da Major Leila Gonçalves, a primeira mulher da região sudoeste a ser promovida ao oficialato superior

A valorização da mulher e a igualdade de direitos na sociedade moderna, apesar dos grandes avanços, ainda tem um longo caminho de conquistas, especialmente no campo profissional, onde as mulheres não possuem, na grande maioria dos casos, a mesma equiparação salarial dos homens. Mas devido a exemplos memoráveis, esse paradigma vem sendo alterado e as mulheres vem obtendo vitórias históricas que promovem o ajuste social tão desejado por aqueles que lutar por um mundo mais justo e igualitário. Nessa semana, Brumado teve um desses episódios notáveis que comprovam que a história está sendo alterada. A história que tem como protagonista a soteropolitana, mas brumadense de coração, a agora Major PM Leila Souza Gonçalves Silva (44), a primeira mulher da região sudoeste a ser promovida ao oficialato superior. Formada em Química pela UFBA, Leila Gonçalves trabalhou por um período no Polo Petroquímico de Camaçari, mas o sonho de ser militar e a admiração pelo sonho falou mais alto e, em 1995, ingressou na carreira militar por meio de processo seletivo promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Completou de forma muito honrosa e com total sincronia o Curso de Formação de Oficiais, que teve a duração de 4 anos e foi feito em regime de internato, onde foram ministrados ensinamentos fundamentais para a carreira militar.

A agora Major PM Leila Gonçalves Silva ao lado do seu esposo, o empresário Alessandro Silva (Foto: Arquivo Particular)

Após a conclusão do curso, devido ao seu alto desempenho, foi transferida para o 17º Batalhão, em Guanambi, já atuando como primeiro tenente. Após 5 anos, já totalmente ambientada ao universo militar, Leila Gonçalves foi movimentada para o Corpo de Bombeiros em Jequié, onde atuou por 2 anos, sendo que, no ano de 2006, veio para Brumado pela primeira vez para exercer o sub-comando da 34ª CIPM, onde ficou por quase uma década. Neste contexto, ela conheceu o empresário do ramo automobilístico, Alessandro Silva, com o qual contraiu matrimônio. Dando sequência à sua brilhante carreira, ela foi transferida para a 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, onde atuou por 2 anos com muita bravura e dedicação. Em 2015, ela voltou para Guanambi para assumir o Setor Financeiro do 17º Batalhão, ficando até o final de 2017. Já com o alto conhecimento na área militar, com inúmeros cursos como Combate a Incêndios Florestais, Resgate, Gerenciamento de Crises, Corregedoria e Combate na Caatinga, sendo também uma das mais competentes instrutoras do Proerd, a então capitão Leila volta para a “Capital do Minério” para assumir o comando do CICOM – Centro Integrado de Comunicação de Brumado, uma missão das mais nobres que veio dinamizar ainda mais a sua excepcional carreira. Para concluir essa história de sucesso, superação, cidadania e patriotismo, Leila Gonçalves foi elevada à patente de Major PM, - saindo a publicação no Diário Oficial da Bahia nesta quarta-feira (23) -, fazendo história ao se tornar a primeira mulher na região Sudoeste da Bahia a ser promovida ao oficialato superior. Fica aqui as justas homenagens do 97NEWS a essa guerreira que dignifica e exalta a figura feminina, comprovando que a igualdade é possível e servindo de exemplo para milhares de mulheres que buscam a igualdade de direitos.

A Major PM Leila Gonçalves Silva, uma trajetória de sucesso que exalta a figura da mulher (Foto: Arquivo Particular)