Após inauguração da Sala do Empreendedor, Brumado receberá Cidade Empreendedora e Rede Simples

A Cidade Empreendedora e a Rede Simples funcionará no complexo da Sala do Empreendedor (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Prefeitura de Brumado receberá o programa Cidade Empreendedora e Rede Simples. Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o programa Cidade Empreendedora, visa por meio de um conjunto de medidas, implantar e promover políticas de desenvolvimento econômico com o fortalecimento das empresas. Ainda não há data definida para a implantação da Cidade Empreendedora e da Rede Simples, mas o prefeito já anunciou que será no mesmo complexo da Sala do Empreendedor, na Rua Dr, Mário Meira, 79, no centro da cidade. “O programa objetiva a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento. Entre os benefícios que desejamos trazer para Brumado, será melhorar o ambiente de negócios e a promoção de políticas públicas que traga protagonismo aos pequenos empreendimentos aqui instalados”, ressalta a coordenadora regional do Sebrae de Vitória da Conquista, Jozinete Viana. Segundo ela, as ações práticas do programa são multidisciplinares, atuando nas mais diversas frentes. "A Cidade Empreendedora é um projeto de apoio a prefeitura, para que o município possa tratar o pequeno negocio de modo diferenciado e assim fomentar o desenvolvimento do município, gerando riqueza para a população", comentou Viana. Ainda segundo a coordenadora, Brumado foi inserida para receber a Cidade Empreendedora, devido o seu potencial. "O critério escolhido foram as cidades com maior densidade empresarial, por isso o Sebrae resolveu inserir esse projeto em Brumado".

A Rede Simples é uma plataforma onde poderão ser feitas abertura, fechamento e alteração das empresas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Consultorias especializadas na área de compras públicas e desburocratização, da elaboração do Plano de Gestão Municipal e o Plano de Desenvolvimento Econômico, são exemplos de ações práticas que estarão acontecendo durante atuação do projeto. “Tenho certeza que através do desenvolvimento dessas ações no município, vamos ter um comércio mais forte e mais competitivo” afirma Jozinete. Dentre os destaques no evento de inauguração da Sala do Empreendedor, a coordenadora regional do Sebrae falou também sobre a vinda da Rede Simples, que buscará facilitar o acesso de empresários a processos burocráticos. "O objetivo da Rede Simples é que haja a desburocratização dos serviços, facilitando o acesso do empresário aos processos de documentação, ou seja, é um sistema integrador da Bahia, por meio da Junta Comercial do Estado, que tem como objetivo integrar os processos em uma única plataforma, onde poderão ser feitas abertura, fechamento e alteração das empresas, em busca de mais rapidez nos processos fazendo com que os empreendedores não precisem ir até os processos. Isso economiza tempo e dinheiro”, frisou Viana. Para garantir o integrador é necessário que o município envie um ofício para a Juceb, assinado pelo prefeito, para que seja feito um convênio. Logo, uma equipe da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) é encaminhada para fazer a capacitação dentro do município.