Brumado: Presidente do CDL fala sobre o atual momento do comércio local

O presidente do CDL de Brumado, Manoel Messias acredita em novos tempos para o comércio brumadense (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O empresário do ramo de comunicação visual Manoel Messias, atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado e membro da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), falou ao 97NEWS sobre o atual momento do comércio local. Mostrando muita segurança, Messias não se furtou a responder os questionamentos e aproveitou para fazer uma projeção muito positiva para o futuro do setor.

97NEWS: Como você vê a implantação da Sala do Empreendedor em Brumado?

- A CDL vê com muita satisfação, enxergamos essa iniciativa como uma oportunidade para crescer e fomentar o comércio informal e assim, esse mesmo empreendedor, virar um empresário no ramo de qualquer setor, trazendo assim mais recursos para o município e contribuir para a geração de emprego e renda para Brumado.

97NEWS: Para a CDL o crescimento do mercado informal é positivo?

- O crescimento do mercado informal é visto com bons olhos pela nossa entidade, já que, como já afirmei, a informalidade pode virar formal. A única preocupação que temos é quando não existe uma formação para isso, ou seja, cursos profissionalizantes, mas é nessa brecha que entra o SEBRAE e a Sala do Empreendedor, formalizando o microempreendedor, potencializando o mesmo para que ele se torne um futuro associado da CDL.

97NEWS: Ao longo de vários anos, o comércio de Brumado passou por altos e baixos, então, diante esta oscilação, também ocorreu aumento no número de associados da CDL?

- Eu estou na terceira gestão, gostaria muito de que outros participassem das eleições à presidência na Câmara de Dirigentes Lojistas, tendo a oportunidade de conhecer o comércio de Brumado, mas infelizmente, muitos optam por não participar, enfim, têm surgido novos empreendimentos em Brumado, e, graças a DEUS, o comércio vem melhorando, se profissionalizando, mesmo com a crise no país, ficando mais forte e robusto. Quanto ao número de associados, eu não posso precisar, mas existe sim um aumento.

97NEWS: A CDL mais uma vez promove a campanha de prêmios, fale um pouco sobre essa premiação?

- A campanha abrange algumas datas, que é, o Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João e Natal, onde serão sorteados motocicletas, televisores e vários outros prêmios, atraindo ainda mais o consumidor e aquecendo o comércio local.

97NEWS: O SEBRAE apontou Brumado como uma cidade com um empreendedorismo emergente, como a CDL vê isto?

- Eu acabei sendo pego de surpresa nesta questão, porquê acabei de assumir a diretoria do órgão, e o SEBRAE apontou Brumado como destaque no Empreendedorismo justamente nesse momento. Sei que teremos em breve a Cidade do Empreendedor, o que é muito importante, pois a região Sudoeste tem um potencial muito grande e o comércio local tem que enxergar essa possibilidade com muito mais amplitude. Em suma, a frequência é muito positiva, o que nos deixa muito empolgados.