Brumado: Polícia Militar é acionada após brincadeira com armas de 'Airsoft' no bairro Baraúnas

A brincadeira acabou assustando os moradores da localidade (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Polícia Militar e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foram acionados por moradores do bairro Baraúnas, informando que havia homens armados em um prédio abandonado, próximo ao Estádio Gauchão na manhã de domingo (29), em Brumado. De acordo a denúncia, homens foram vistos com “armas” nas ruínas de um antigo prédio, mas tudo não passava de uma brincadeira de amigos com armas de “Airsoft”. Viaturas foram até o local e chegaram com sirenes e giroflex ligados. Durante a verificação, no entanto, os policiais constataram que se tratava de uma brincadeira de jovens do bairro com armas de brinquedo e não havia nenhuma ilegalidade. Apenas a falta de orientação por parte dos organizadores. "Indagamos sobre avisos e autorização as autoridades locais. No entanto, eles disseram que apenas informaram no "Whatsapp da PM", mas não souberam dizer a quem. Se não tivéssemos a devida cautela, poderia ter ocorrido uma fatalidade, pois de longe aparentava ser algo bem real". Alertou o Major Adriano Souza. 

A PM orientou os organizadores a procurarem os órgãos competente sobre o dia e o local da prática (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A polícia orientou os adolescentes a não repetirem a brincadeira, já que os objetos se parecem muito com armas de fogo, e podem assustar os moradores, além de provocar a mobilização desnecessária da PM. O Airsoft é um prática esportiva e de recreação em que os jogadores simulam praticas policiais e militares com uso de armas de pressão que disparam projéteis de plástico. A brincadeira já virou uma febre em outros países. No Brasil, já entrou em vigor a lei, que reconhece o Paintball e o Airsoft como esporte. A nova lei pretende endurecer a comercialização desse tipo de arma. As autoridades orientam que os praticantes desse tipo de esporte procurem um local fechado para o uso dos brinquedos com segurança. Já em via pública, se não houver um comunicado para as autoridades, os responsáveis poderão responder judicialmente. O Airsoft é um esporte regulamento no Brasil através da portaria 002-COLOG, de 26 de Fevereiro de 2010 e do Decreto Nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, conhecido como R-105.