Brumado: Esgoto em rua de uma casa só gera questionamentos; SEINF explica

A rede de esgoto está sendo construída e pelo fato de ter somente uma casa na rua, vários questionamentos foram provocados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Esgotos estourados e construções de redes continuam sendo um grande gargalo da administração municipal, que tem que arcar com o trabalho e com despesas que a princípio não seriam de sua alçada e sim da Embasa, que seria a responsável oficial pelo serviço, mas que, pela cidade ainda não ter o sistema de esgotamento sanitário, acaba sobrecarregando os cofres municipais. Neste contexto uma situação que está acontecendo no Bairro Santa Tereza vem chamando a atenção, já que, a princípio a prefeitura municipal estaria construindo uma rede de esgoto pluvial na Rua Nice Público da Silva Leite, a qual teria somente uma residência. Enquanto isso, em bairros como Jardin de Alah e São José, que possuem várias residências, os moradores não dispõe de esgotamento sanitário. Os questionamentos foram enviados ao 97NEWS que entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso para buscar esclarecimentos sobre a questão. Com muita segurança, Cardoso respondeu que “a obra é a conclusão de uma rede que engloba várias ruas do Bairro Santa Tereza, ou seja, não tem nenhuma ligação com o fato de ter somente uma residência na rua”. Questionado sobre quais os critérios que vêm sendo adotados para a construção de redes de esgoto na cidade, principalmente nos bairros mais carentes, já que as populações desses bairros reclamam que as obras só acontecem em bairros de classe média e alta, o secretário explicou que “de forma alguma, isso não tem a mínima procedência, pois estamos construindo novas redes e reparando várias em todos os lugares da cidade”. Essa problemática só irá ter um fim quando o sistema de esgotamento sanitário de Brumado for construído, o que ainda parece muito distante, já que a obra já estaria beirando a casa dos R$ 100 milhões”.

O secretário André Cardoso explicou que a obra que está em fase final integra uma rede que irá atender o bairro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)