Brumado: Passagem de nível será a primeira do país com as novas normas da ANTT

A passagem de nível que fica ao lado da nova ponte do São Félix será a primeira do Brasil com os novos padrões da ANTT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Iniciada em janeiro deste ano, ou seja, há quase quatro meses, a obra da passagem de nível da nova ponte do bairro São Felix está paralisada. Segundo a prefeitura, um edital de licitação foi aberto para a compra do equipamento "Toten", mas como nenhuma empresa se manifestou no prazo legal para instalação e manutenção do mesmo, a prefeitura deu baixa no edital e vai comprar com recursos próprios. A Valor da Logística Integrada (VLI), empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), juntamente com a prefeitura, está ampliando a sinalização da passagem de nível próximo às unidades do SAC e UNEB, no Centro de Brumado. As melhorias englobam o "Toten", que é a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima e a passagem de nível. Segundo fontes ligadas à prefeitura, os equipamentos passarão a funcionar a partir junho com intuito de reforçar as medidas já adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos. Serão dois semáforos, um em cada sentido do cruzamento. O equipamento alerta a população sobre a circulação de trens, e a sinalização horizontal.

A sinalização Toten é similar a que já existe no cruzamento da Coronel Santos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No cruzamento já foi construída a passagem de nível, que, aliás, será a primeira do Brasil com os novos padrões exigidos pela ANTT. O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que as composições férreas tenham preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não parar antes de transpor os trilhos comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212). Ainda segundo fontes da prefeitura, quando forem instalados os equipamentos, funcionários da VLI estarão na passagem de nível para orientar motoristas e pedestres sobre a nova sinalização, além de distribuir materiais educativos que esclareçam, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição férrea, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar.

A passagem de nível fica localizada ao lado do SAC e da UNEB (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)