Segurança: Comandante da 34ª CIPM faz balanço de um ano de sua gestão

O major Adriano Dias destacou suas principais ações durante o seu primeiro ano de gestão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Praticamente há um ano no comando da 34ª CIPM, o major Adriano Souza Dias, concedeu uma entrevista ao 97NEWS fazendo uma prestação de contas da sua atuação, na qual ele relata as mudanças que ocorreram promovidas pela sua gestão que deram uma maior dinâmica ao trabalho da Polícia Militar em Brumado e região.

Ele iniciou destacando o preenchimento de uma lacuna importante na área da segurança pública, que era a deficiência nas rondas ostensivas no meio rural. Mostrando uma visão diferenciada, o major separou uma viatura especificamente para a realização desta missão de realizar diligências, que, por sinal, apresentou uma incidência criminal muito maior, inclusive com crimes contra a vida, já que até vítimas fatais acabaram engrossando os índices da violência no município.

O planejamento também vem sendo adotando em todos os municípios que pertencem à sua circunscrição. Outro fator que também foi salientado pelo comandante que é a “Operação Distritos”, que começou em Ibitira, sendo estendida para Cascavel e Triunfo do Sincorá. Ainda segundo o major, algumas prisões aconteceram ao longo desses quase 12 meses sob o seu comando e as ações de combate ao crime têm sido intensificadas.

As rondas no meio rural estão sendo cada vez mais intensificadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo dados passados, os quais são relativos ao início de 2018, aconteceram 46 prisões em flagrante; 15 adolescentes apreendidos; 22 pessoas submetidas a termos circunstanciais de ocorrência; 02 confrontos com meliantes mortos; 06 mandados de prisão; 05 armas de fogo foram apreendidas; 05 armas brancas (faca) e 23 veículos recuperados, o que é um saldo bem positivo.

Ele também exaltou a vinda do CICOM para Brumado, "a chegada do CICOM para Brumado vai ser fundamental para que o policiamento tenha um índice de resolutividade ainda maior" e emendou justificando que "a comunicação na atividade policial é essencial para dar dinâmica nas diligências, e, com a chegada do Centro de Comunicação, todas as unidades policiais da nossa região estarão interligadas, aumentando ainda mais o serviço de inteligência que é um grande aliado no combate mais amplo contra a criminalidade". 

 

A Polícia Militar vem dinamizando as suas ações e com a chegada do CICOM a integração das forças de segurança será muito melhor (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um tom de muita segurança, o major Adriano Souza ainda lembrou que “os trabalhos da Polícia Militar só vêm melhorando, o que vem contribuindo de forma muito positiva para a valorização da vida, tanto que a taxa de homicídios referente à nossa circunscrição teve uma queda de 36,4%”.

Ele ainda fez questão de ressaltar o trabalho social que vem sendo desenvolvido pela 34ª CIPM, exaltando a importância do Proerd, que já formou cerca de mil alunos e está em sua quarta turma em Brumado. “A novidade é o Proerd na cidade de Aracatu, mas, o nosso planejamento é de expansão para outras cidades da região. Esse é um programa da PM que há mais de 10 anos vem incentivando os jovens a dizerem não ao uso da droga e a violência”.  

O trabalho da Polícia Militar vem ficando cada vez mais dinâmico (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)