Brecha no site da CAIXA deixava hackers enganarem clientes do banco

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma vulnerabilidade no site da Caixa Econômica Federal permitia que hackers alterassem a URL na barra do domínio. Dessa maneira, códigos maliciosos poderiam ser injetados e enviados para clientes do banco. Diversos tipos de golpes poderiam ser aplicados com a ação, entre eles, o roubo de todos os dados bancários e pessoais de vítimas. O banco agiu rapidamente comunicando que "identificou a inconsistência" no site e que corrigiria a brecha no mesmo dia que foi informado. A brecha foi descoberta pelo desenvolvedor web Lincoln Brito, que deixou claro a tentativa de contatos anteriores com o banco, mas não havia tido sucesso. "A brecha que descobri permite que o site da Caixa receba código via Query String e o imprima na tela sem passar antes por sanitização. Aparentemente afeta somente o Chrome. O sub-domínio afetado é o sifge, usado na emissão de certidão de regularidade do FGTS", explicou Brito. "Para explorar a brecha, coloquei cada parâmetro em uma linha para visualizar melhor, testando com a variável VARCEP e adicionando um código HTML que cria um overlay com um link para o instalador do Teamviewer. Testei no Google Chrome, Microsoft Edge, Internet Explorer e Firefox, mas apenas o Chrome permitiu a exibição do conteúdo".

 

O que tudo isso significa de maneira simples? Um hacker poderia modificar a URL original injetando código falso na página (Foto: Reprodução)

Segundo o desenvolvedor, um atacante poderia usar a URL modificada na CAIXA enviando via email ou WhatsApp, por exemplo. Dessa maneira, a vítima acreditaria que o link enviado seria genuíno. O motivo? Muitos especialistas de segurança ainda recomendam a checagem do "HTTPS" (cadeado ao lado do endereço) como único parâmetro de um domínio seguro, e isso está errado, em partes. Porque o cadeado é um dos parâmetros, mas muitos sites fraudulentos também contam com o protocolo. A prevenção é o caminho: não aceite links de contatos desconhecidos ou recebidos via email e WhatsApp. Sempre que você precisar mexer com seus dados bancários ou sua conta, vá até os sites oficiais por conta própria ou busque ajuda nos perfis oficiais em redes sociais.