Brumado: Atendendo pedido dos católicos Igreja Matriz recebe climatização

Dez climatizadores foram instalados no teto da Igreja (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Com o propósito de aliviar o forte calor e propiciar uma maior comodidade aos fiéis que freqüentam o ambiente, está sendo instalado na Igreja Matriz (Paróquia Bom Jeus), em Brumado, um moderno sistema de climatização que permitirá a manutenção de uma temperatura bem amena, diferente dos níveis elevados que o brumadense tem que conviver diariamente. Segundo a empresa Ecoclima, responsável pela obra, o sistema de climatização implantado na Igreja Matriz conta com doze aparelhos. O trabalho foi iniciado na última sexta-feira (6), e será concluído na próxima sexta-feira (13). “É um sistema moderno e eficiente, além de ser ecológico e bem econômico, tanto é que não precisamos mexer no sistema elétrico da Igreja, que continuou o mesmo”, informou um dos técnicos. 

O equipamento irá proporcionar um ambiente totalmente climatizado na hora das celebrações (Foto: Luciano Santos l 97News)

A implantação do sistema de climatização foi bancada pela própria Paróquia com a utilização de parte dos recursos arrecadados pelos fiéis. Segundo apurou o 97NEWS, foram aplicados cerca de 45 mil reais nos equipamentos, e mais 5 mil reais pelos gastos com a instalação. Uma iniciativa aprovada pelos fiéis, pois visa oferecer mais conforto para todos durante as celebrações. Sobre a possibilidade de alguma mudança no aspecto físico da Igreja, os técnicos explicaram que apenas na parte externa, especialmente no telhado, tendo em vista que os aparelhos instalados são grandes. “Não entendo muito de arquitetura, mas acredito que essa novidade no aspecto ela será logo bem aceita pela comunidade”, previu Manoel Borges, um fiél que sempre vai a igreja aos domingos.

Igreja Matriz

Construída por escravos no estilo colonial romano no ano de 1815, instituída como Paróquia pela Diocese de Caetité, em 1869. O templo é mais antigo que a própria emancipação política do município, que ocorreu em 1877. A igreja passou por uma primeira reforma no ano de 1958 e, em 2001, foi concluída a segunda reforma em que se preservou apenas a fachada original da  construção.