Sindicato dos Bancários orienta população de Brumado para entrar no Juizado Especial contra os abusos cometidos pelas agências bancárias

A falta de um Procon na cidade e de posterior fiscalização acaba favorecendo as agências bancárias a continuarem cometendo o desrespeito à Lei dos 15 Minutos (Foto: Reprodução)

O descaso por parte das agências bancárias em Brumado, que já ultrapassou as barreiras do desrespeito, começa a ganhar uma proporção que deve desencadear uma forte onda de indignação por parte dos correntistas e da população em geral. Esses episódios vêm se repetindo ao longo dos anos, mesmo depois da aprovação da Lei Municipal 1683/2013 que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico. Nesta segunda-feira (09) o desrespeito chegou a um ponto de desrespeito que acabou configurando uma “zona de conflito”, então, a parte mais prejudicada, que é a população, já está buscando os meios para que os seus direitos possam falar mais alto. Isso ficou evidenciado após a veiculação da matéria “Brumado: Total desrespeito dos bancos vira rotina e comprovaria a ‘síndrome de cordeiro’ da população’, onde várias mensagens chegaram à nossa redação solicitando aconselhamento como deveria se proceder para acabar com o desrespeito dos bancos. Diante disso, entramos em contato com o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, que, por meio do seu presidente, Paulo Barrocas, deu as orientações. Primeiro ele falou para se procurar uma unidade do Procon local, mas, infelizmente, como Brumado ainda não possuiu esse serviço. Então, o próximo passo seria com o número da Lei Municipal dos “15 Minutos” (1683/2013), ou se possível com uma cópia da mesma, se procurar o Juizado Especial e ingressar com uma ação de reparação. “Só assim os bancos irão começar a respeitar os correntistas e prestar o serviço que todos esperam”, frisou Barrocas. O Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Brumado fica situado na Rua Dr. Mário Meira, 79 e o telefone para maiores informações é: (77) 3441-2000.