Possíveis pedras semipreciosas de Brumado podem estar sendo vendidas em sites no mercado negro da Europa

As possíveis pedras semipreciosas de Brumado que podem estar sendo vendidas em sites europeus (Fotocomposição: 97NEWS)

A história da mineração é repleta de mistérios, de histórias que nunca foram contadas, muitas das quais resultaram em fortunas. Brumado é reconhecido mundialmente pelo seu potencial minerador, a exemplo disso é o minério "Magnesita", onde boa parte dessa produção é usada para fabricar tijolos refratários, revestindo os fornos industriais de todo o planeta. Também é daqui que saí uma grande produção do talco, que além de ser usado pelas grandes indústrias do Brasil, é exportado para outros países, - um dos maiores compradores é a Johnson & Johnson, umas das maiores empresas do mundo deste setor. A mineração é muito forte na cidade, prova disso, é que a cidade é conhecida como "A Capital do Minério", onde também são explorados, o mármore, granito e rochas para a formação de britas, usadas na construção civil.

Mas por trás dessa grande produção industrial, existem muitos boatos e lendas por parte de trabalhadores que autuam nas diversas empresas minerados no município. As atividades da mineração tiveram início em 1940, logo após o descobrimento dos depósitos de Magnesita em Brumado. Ou seja, 78 anos depois dessa data, a qual é um divisor de águas, ainda se fala em pedras preciosas que eventualmente estariam sendo encontradas nas minas de Brumado. Fato ou Lenda, o que se sabe é, que na Europa existe um site especializado em vendas de pedras preciosas que está usando fotos de possíveis pedras semipreciosas que teriam sido encontradas na cidade.  

 

Cada contrabandista tem um mecanismo próprio de levar as pedras para o exterior (Fotocomposição: 97NEWS)

Pessoas que atuam no mercado clandestino de pedras preciosas, ou seja, contrabandistas, se articulam em uma rede que inclui ainda atravessadores e compradores. Existem fortes rumores de que grandes atravessadores visitam Brumado para comprar pequenos lotes, que chegam a custar até R$ 10 mil.

Em geral, os atravessadores, também chamados de pedristas, são ex-funcionários, desde o baixo até o alto escalão que negociavam as pedras. Se são ilegais ou não, o certo é que, as possíveis pedras semipreciosas de Brumado estão sendo vendidas no mercado negro da Europa.

A possibilidade é factível segundo um leitor europeu do 97NEWS que entrou em contato com a nossa redação, relatando que cada contrabandista tem um mecanismo próprio de levar as pedras para o exterior. Europeus, chineses e japoneses usam a internet para vender o minério do Sudoeste da Bahia.

Variação roxa ou violeta do quartzo, temos também a ametista pertencente ao grupo das pedras semipreciosas de valor mais baixo que rubi, safira, diamante e esmeralda. Essas pedras também são encontradas na cidade de Caetité e na cidade gaúcha de Ametista do Sul.

Caso isso esteja mesmo acontecendo, Brumado estaria sendo novamente prejudicada, pois são bens encontrados no solo do município. 

Confira um desses sites que pode estar comercializando as pedras semipreciosas de Brumado (CLIQUE).