Em viagem à Brasília, prefeito Eduardo obtém a confirmação que obras da Fiol retornarão a Brumado no primeiro semestre de 2019

Audiência com o Ministro dos Transportes Maurício Quintela (Foto: Divulgação)

Quem acompanha a história política de Brumado nos últimos 20 anos conhece as transformações que foram acontecendo no município, as quais acabaram trazendo um novo fôlego de progresso e desenvolvimento. No ano de 2005, após assumir a prefeitura de Brumado, o até então engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos começou a elaborar vários planejamentos para atrair grandes empreendimentos para o município. Dentre as inúmeras ações nesse sentido, uma teve um destaque especial, que foi a luta incansável para que uma das obras mais importantes para o futuro a região viesse a ser integrada a Brumado. A obra em questão foi a FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste, que, a princípio não passaria pelo município, mas, após uma luta tenaz de Vasconcelos, a ‘capital do minério’, acabou sendo integrada ao lote IV da ferrovia, com as obras iniciadas em 2013, o que descortinou um dos períodos mais progressistas para a cidade, que viveu momentos econômicos muito positivos, com um bom imobiliário, com a criação de milhares de postos de trabalho e um forte aquecimento do mercado de materiais de construção. As obras que estavam a todo o vapor, acabaram sido atingidas pela vil corrupção que assolou o país, então, diante disso foram paralisadas em julho de 2015 e, até agora, estão dessa forma. Em sua terceira gestão, o prefeito Eduardo Vasconcelos, assim como fez em 2005, voltou a buscar de forma incessante que eles retornassem e que viessem a ser finalizadas, já que como um grande visionário que é sabe da importância deste empreendimento. 

O presidente do PSB, Márcio Moreira (esquerda), o diretor-presidente da Valec, Mario Mandolfo e o prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Divulgação)

Diante disso ele foi à Brasília na última semana, acompanhado do chefe de gabinete Amarildo Bonfim e do presidente do PSB, Márcio Moreira, para iniciar a materialização desse objetivo e, na quinta-feira (01) teve uma audiência com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintela. Na referida reunião participou o deputado federal Erivelton Santana. Já na sexta-feira (02), a comitiva brumadense se reuniu com o diretor-presidente da Valec, Mario Mandolfo que garantiu que as obras serão retomadas em Brumado no primeiro semestre de 2019. Nas referidas audiências também foram solicitadas um material importante, as aduelas, para serem instaladas nas passagens de água das estradas vicinais do município, o que trará um ganho na qualidade das mesmas. O prefeito voltou muito otimista da viagem e, rapidamente, relatou ao 97NEWS que “a garantia que as obras da Fiol irão retornar para Brumado já é um grande motivo de comemoração, pois sabemos da sua importância e do impacto positivo que ela causa na economia, não só de nossa cidade, mas como da região”.