Brumado: Leite que chega estragado na casa do consumidor é culpa dos proprietários de mercearias e supermercados, diz ADAB

O leite armazenado no freezer acaba perdendo devido a mudanças na temperatura (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Não é de hoje que irregularidades são constatadas pelos consumidores, quando compram ou recebem o leite pasteurizado em casa. Na última ação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em Brumado, os vendedores de leite, os famosos "leiteiros", foram obrigados a se adequarem, no que se refere ao transporte do laticínio, sendo exigidos a usarem caixas térmicas e colocarem gelo durante o transporte, resolvendo então a questão do acondicionamento do produto. Mas outra questão veio ao debate pelos consumidores brumadenses, em várias denuncias que chegaram a nossa redação. Os consumidores relataram que ao comprarem leite em supermercados e mercearias, o produto tem validade, mas quando é fervido em casa, sofre fermentação - no interior é chamado de coalhamento do leite. 

Em alguns estabelecimentos, o laticínio é armazenado de maneira correta (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Tentando debater e saber mais sobre a denúncia, a equipe do 97NEWS falou com o gerente da ADAB/Brumado, Alexandro de Arruda Monteiro, no qual o mesmo relatou que, durante fiscalização feita em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, encontrou irregularidades no armazenamento e comercialização do produto. "Após o laticínio Leite Bom do Sertão ter se adequado as normas exigidas no armazenamento feito pelos profissionais que vedem o leite de porta em porta, percebemos que o problema continuou, foi ai então que passamos a fiscalizar, os supermercados, mercearias e padarias, onde constatamos que durante o período da noite, os donos dos estabelecimentos para economizarem energia elétrica, desligam os freezeres, fazendo com que o leite de saquinho perdesse", relatou Monteiro.

Alexandro também alertou para o problema da carne comercializada (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O gerente da ADAB também fez um outro alerta muito importante, desta feita, sobre a questão da carne, uma vez que após a construção do matadouro particular, e as constantes apreensões nos abates clandestinos feitos pelo órgão na zona rural, muitos consumidores optam por uma carne legalizada vendida nos supermercados, açougues e outros estabelecimentos, porque a carne está armazenada em um balcão frigorífico, sendo assim, é  uma carne de boa qualidade. Mas nem tudo é o que parece ser, de acordo com Alessandro, as ilhas ou freezeres que acomodam a carne, também estão sendo desligados a noite. "Nós constatamos também que os donos desses estabelecimentos, estão desligando o equipamento durante a madrugada, e colocam a carne ou derivado dela, expostos ao tempo, e isso diminui o tempo de conservação desse produto, uma vez que não há mais refrigeração, para mante-lo condicionado e protegido à possíveis bactérias," disse o gerente da ADAB. Ainda segundo a ADAB, nenhum dos responsáveis pelos estabelecimentos foram notificados, apenas um alerta verbal foi feito, mas que o órgão em parceria com a Vigilância Sanitária de Brumado está nas ruas fiscalizando, e se, qualquer comerciante for pego comercializando leite ou carne de maneira inadequada, será punido com os rigores da lei. 

Alguns balcões frigoríficos são desligados durante a madrugada (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)