Brumado: Sensação de insegurança faz com que comércios e residências aumentem os investimentos em equipamentos de vigilância e ronda noturna

Uma simples volta pelo centro comercial de Brumado fica facilmente perceptível o aumento dos investimentos em segurança eletrônica (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Cansados da insegurança e da sensação desagradável que ela produz, moradores e comerciantes de alguns bairros de Brumado decidiram agir e tomar medidas de precaução, como instalar equipamentos de videomonitoramento e contratar vigilância noturna. Nas últimas pesquisas divulgadas pelos sindicatos do Brasil, os comerciantes estão gastando cada vez mais dinheiro com grades, câmeras de segurança e alarme. O aumento no número de assaltos e agressões vem espalhando medo por trás dos balcões de estabelecimentos em Brumado, de mercearias, supermercados, comércio varejista, clínicas e das residências, que, muitas vezes, se tornando verdadeiras fortalezas. Para evitar assaltos, os comerciantes chegam a aplicar, em média, 20% do faturamento mensal em segurança dos estabelecimentos. A maioria investe em circuito interno de TV, alarmes e grades nas portas. Já nas residências, em alguns casos, os investimentos são altos, com sistemas cada vez mais modernos. A falta de um contingente policial mais abrangente, aumenta a sensação de insegurança na cidade, especialmente no período noturno, então, quem pode se proteger não pensa duas vezes.