Prevenção: Seis dicas de segurança para não ser assaltado no Carnaval 2018

Foto: Reprodução

Durante o Carnaval, com milhares de pessoas nas ruas, o risco de assalto aumenta, por isso é importante seguir algumas medidas preventivas, para evitar que a alegria da festa se transforme em dor de cabeça no pós-folia. Especialistas em segurança dão dicas para saber quais os principais cuidados que o folião deve seguir para evitar furtos e roubos durante o Carnaval.

Confira:

1. Fuja de tumulto

Segundo especialistas em segurança, onde tem muita aglomeração o índice de furto aumenta, por isso, se recomenda para quem não quer  que, caso perceba alguma briga ou tumulto, o folião deve se afastar e procurar o posto policial mais próximo.

2. Não leve muito dinheiro

Uma boa opção para os dias de folia é utilizar cartões de crédito e débito. Não arrisque levar grandes quantias em dinheiro, pois o risco de ser roubado aumenta.

3. Não use objetos de valor

Evite sair com joias em ouro ou objetos de valor. Durante o Carnaval, esse objetos podem chamar a atenção dos criminosos.

4. Deixe o celular em casa

Evite usar o celular quando estiver no meio da multidão. Se precisar falar com urgência com alguém, só use o aparelho em locais seguros. Uma boa dica é usar o chip em um celular mais velho e deixar aparelhos novos ou mais caros em casa.

5. Leve somente o RG

As pessoas costumam levar muitos documentos para os circuitos da folia. Tem gente que leva até título de eleitor e carteira de vacinação. O ideal é levar apenas um documento original, com foto, a exemplo do RG ou carteira de habilitação.

6. Evite o uso excessivo de bebidas alcoólicas

A Polícia Militar alerta para os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “O álcool pode nos colocar em situações de risco e aumentar a possibilidade de roubos e furtos. Evite beber, principalmente se for dirigir veículos”, alerta a PM.