Brumado: Falta de sinalização continua causando transtornos para pedestres no centro da cidade

É facil perceber a falta dos semáforos para pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Moradores, especialmente os pedestres, continuam reclamando a ausência de sinalização no cruzamento da Rua Coronel Tibério Meira com a Rua Dr. Mario Meira, bem no centro, em Brumado. A reportagem do 97NEWS foi até o local e constatou a dificuldade dos pedestres para atravessar a via. No passeio, existe apenas um poste onde estava instalado o equipamento semafórico, mas não existe mais, ainda não se sabe o motivo. Apesar do risco de atropelamentos, adultos e crianças atravessam a faixa assim mesmo, colocando a vida em risco O que se observou foi que os veículos acabam parando aleatoriamente, e de forma arriscada, com um “tiro no escuro”, é feita a travessia da via. Ouvido pela nossa equipe, o aposentado José Antônio Borges, que passa pela via, quase todos os dias para ir ao banco, reclama que é difícil atravessar nas proximidades da Praça Armindo Azevedo. 

Os pedestres correm riscos ao atravessar a via sem a devida sinalização (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“É preciso colocar o semáforo de pedestres. Eu venho no banco e é difícil observar se está liberado para mim ou não. Outro dia eu estava dirigindo e uma pessoa atravessou, e eu a alertei”, relatou. Já a estudante Taís Silveira, que também costuma atravessar a Rua Dr. Mario Meira, relata que “mesmo quando estou com o filho de um ano, eu enfrento dificuldades“ e emendou dizendo que “temos que adivinhar se é, ou não, a nossa vez para atravessar. Isso aqui já tem vários anos que está desse jeito, uma vergonha para a nossa cidade”, reclamou.

Nesse local outro flagrante da falta de semáforos para pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Outra situação muito similar foi registrada nas Ruas Rua Nina Rodrigues e Exupério Pinheiro Canguçu, que dão acesso a BA-148. A via também é umas das mais movimentadas de Brumado e não possui a sinalização para pedestres há vários meses. Devido às sucessivas manifestações e protestos dos brumadenses sobre a sinalização nas quatros ruas, um agente de trânsito do SMTT informou que, já foi realizada vistoria no local, onde se constatou a necessidade da sinalização. “Na altura da Rua Coronel Tibério Meira com a Dr. Mario Meira, a sinalização foi destruída por caminhões de carga, que na época passavam pela via, e hoje já não passam mais, devido a reforma do anel viário. Sobre o equipamento, o SMTT vai solicitar da infraestrutura para que compre estes equipamentos, facilitando a passagem dos pedestres”, informou o agente.

Os pedestres vêm sendo prejudicados com a falta dos semáforos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sobre o pedido para instalação da sinalização de pedestres na Rua Nina Rodrigues e Exupério Pinheiro Canguçu, ele destacou que “o SMTT disse que na época notificou o motorista do caminhão que causou o dano no equipamento, inclusive, o seguro do caminhão foi acionado, e a empresa já teria pago o valor do equipamento, cabendo agora a prefeitura adquirir o mesmo, com o recurso que foi disponibilizado através do seguro”.