Faltando apenas R$ 170 mil para funcionar, Upa 24H entra 2018 sem atendimento

A obra foi concluída em 2016 (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Unidade de Pronto Atendimento Médio 24 horas (UPA 24H) de Brumado entra 2018 sem funcionar. Uma grande polêmica já começou nas redes sociais nos últimos dias. A unidade que teve a ordem de serviço assinada no dia 20 de outubro de 2011, ou seja, sete anos depois, continua com as portas fechadas. Isso de acordo com a própria administração municipal, devido ao fato de está faltando cerca de R$ 170 mil para que a unidade funcione, e desafogue a quantidade de atendimentos de médio porte no Hospital Professor Magalhães Neto. 

Durante a inauguração dos leitos de UTI em Brumado, surgiram boatos de que não serie colocada em funcionamento pela Governo do Estado. E isso foi confirmado pelo Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, em entrevista à Rádio Alternativa no mês de dezembro. Vilas Boas explicou que a obra não pertence ao  Estado, e sim, ao Governo Federal. "Olha a UPA de Brumado, ela não é do Estado", disse na entrevista. Já o Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, em entrevista ao 97NEWS no ano de 2017, relatou que dependia de uma verba do Estado para que a mesma funcionasse. Ainda na entrevista a Rádio, o secretário do Estado acrescentou que, "se depender do governador Rui Costa para viabilizar a aquisição de equipamentos, não tem problema nenhum, o que agente não pode passar para o município é custeio," rebateu Vilas Boas. Ele ainda ironizou ao final da entrevista dizendo, "cada um carrega sua cruz, então a UPA tem que ser custeada pelo município".

A unidade continua fechada com a placa de inauguração do ex-prefeito Aguiberto (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Já o município ressalta que a UPA de Brumado precisa receber uma série de adequações para poder entrar em funcionamento. "Não é um capricho da nossa administração de não colocar em funcionamento, é sim a necessidade de atendimento das exigências. Nós precisamos da ajuda do Governo do Estado sim, já que essa unidade foi construída com recursos do Governo Federal, e apoio do município". Informou Feres. O prefeito em outras entrevistas relembrou ainda que, "o que nós estamos fazendo neste momento é buscar as adequações para que a gente possa colocar em funcionamento. Ela não está em condições de atender pacientes por falta inclusive de equipamentos". Ainda de acordo com o prefeito, para que a UPA possa começar a atender é preciso fazer as adequações necessárias da unidade. Ouça a entrevista: