Implantação do Curso de Medicina em Brumado: 'É um dia histórico para o município', declara prefeito em entrevista coletiva

O prefeito Eduardo Vasconcelos ao lado dos secretários municipais durante o anúncio que ele classificou como histórico (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Por meio de uma coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), juntamente com os secretários Claudio Feres (Saúde), Acácia Gondim Ribeiro (Educação), André Cardoso (Infraestrutura), o procurador Acioli Viana e a educadora Ednéia Ataíde, fez um anúncio que ele mesmo classificou "como dia histórico para o povo de Brumado", o qual tem em sua essência a abertura do Edital de Convocação Pública, que foi publicado nesta sexta-feira (08) para a implantação do tão sonhado Curso de Medicina. Brumado foi escolhido entre o seleto grupo de outros 3 municípios baianos, Irecê, Valença e Porto Seguro, os quais, inclusive, são cidades com uma população bem maior do que Brumado, o que corroboraria para engrandecer ainda mais a conquista. Mostrando um grande otimismo, o chefe do executivo brumadense externou que "é uma luta que iniciamos há 9 anos atrás, sempre buscamos os avanços educacionais para Brumado, então, depois de muito empenho e, até de momentos de frustração, já que em reunião com o ministro Mendonça Filho nos informou que a faculdade não viria, mas, mesmo assim, não desistimos e, agora, estamos recebendo prêmio pela nossa tenacidade. Obtivemos muitas conquistas na área de saúde, com um hospital com mais de 80 leitos, fora os da UTI que será implantada agora no dia 21, então fizemos o dever de casa corretamente, por isso fizemos por merecer essa grande vitória". 

O prefeito apontando para o seu quadro de trabalho com os dizeres (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Questionado sobre previsão para instalação e sobre qual instituição que será responsável pelo curso, Vasconcelos respondeu que "não podemos prever datas, pois o processo é complexo, mas a etapa mais importante que era a seleção por parte do MEC já está consolidada". Na oportunidade o deputado Arthur Maia (PPS), participou via celular da coletiva e recebeu o reconhecimento da administração, já que ele foi um dos principais articuladores para que o curso viesse para Brumado". O secretário Claudio Feres informou que a próxima etapa será a visita de uma comissão do MEC para avaliar todo o sistema de saúde municipal e começar a desenvolver o projeto. Outra ressalva foi a escolha do terreno para abrigar a faculdade, que, provalmente seja construído no terreno que fica ao lado da Fazenda Santa Inês, o qual, inclusive vem sendo alvo de constantes invasões.