Brumado: Médico que mentiu e deixou pacientes na mesa de cirurgia para atender um chamado de uma clínica particular será punido; garante secretário de Saúde

O episódio ocorreu no Hospital Municipal Magalhães Neto e deixou familiares e pacientes indignados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um fato ocorrido nesta quarta-feira (29) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto deixou muitos pacientes e familiares indignados. Segundo uma denúncia passada à redação do 97NEWS por uma jovem estudante de Psicologia, que se identificou como Gilvanete da Silva Souza (22), o médico anestesista que estava no plantão alegou que estava passando mal e deixou vários pacientes a espera das cirurgias marcadas. A história que pareceu meio estranha acabou sendo esclarecida por um descuido do próprio médico, já que uma das pacientes que tinha recebido anestesia raquidiana, ou seja, que deixa o corpo anestesiado somente da cintura para baixo, ouviu ele próprio dizer para uma das enfermeiras que teria que se ausentar porque tinha sido chamado com urgência numa clínica particular e que ela comunicasse aos pacientes que ele tinha passado mal. A farsa então acabou sendo descoberta, o que deixou a estudante revoltada, já que não era a primeira vez que isso acontecia com um familiar, que, no caso, era a sua mãe, de 45, a qual estava já debilitada por ter ficado a noite inteira à espera de uma cirurgia de retirada de um nódulo do fígado e acabou tendo abortado o seu procedimento cirúrgico. Diante da gravidade do ocorrido, entramos em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que, logo de início declarou que "admitimos que o fato aconteceu e que as providências já estão sendo tomadas". Questionado se o médico será penalizado, ele respondeu que "sim ele irá passar por procedimento administrativo que poderá incorrer inclusive no encerramento do seu contrato. Iremos analisar o caso de forma ampla com toda a nossa equipe, pois foi um erro grave e que não pode ser admitido". Ele ainda fez questão de citar que "quero, nesse momento, em primeiro lugar pedir desculpas aos pacientes e familiares que foram prejudicados e também à população como um todo. Temos uma excelente equipe atuando no Centro Cirúrgico e não vamos tolerar que uma 'maçã podre' venha arruinar todo o pomar. Que todos os médicos que atuam no setor fiquem bem cientes disso, pois seremos ainda mais rigorosos com esse tipo de procedimento reprovável". Feres ainda informou que todas as cirurgias já foram remarcadas para a próxima semana.