Praça Cap. Francisco de Souza Meira está com sua infraestrutura danificada; população espera por rápida recuperação

O déficit na estrutura da praça está cada vez mais evidente (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conhecida a princípio como Praça da Bandeira, a Praça Capitão Francisco de Souza Meira foi construída em meados de 1873, juntamente com a Igreja Matriz de Brumado, sendo, no início, ponto de encontro de religiosos e de tropeiros que passavam pela região e, em forma de agradecimento e, movidos pela fé, renovavam os seus votos religiosos. A primeira reforma aconteceu em 1958, sendo que, em 2005, a Praça da Matriz, como é popularmente conhecida, juntamente com a Igreja, passou por uma nova e ampla reforma, onde foi mantido o coreto, mas a área foi toda forrada por pedras portuguesas. A prefeitura já colocou uma equipe de calceteiros, que ficou responsável pela recuperação e fixação das pedras, alguns anos atrás, mas a situação voltou a ficar crítica novamente.  

A situação vem incomodando os usuários da praça (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O novo formato da praça pensado e criado para prestar uma homenagem ao povo católico, já que no centro foi ressaltada a imagem de uma cruz, para ilustrar o catolicismo da cidade e também reverenciar a igreja Matriz, o principal símbolo religioso de Brumado. O tempo passou e, atualmente, a situação da praça vem chamando a atenção da população pelo seu estado de conservação, que está começando a ficar cada vez mais precário. 

Os bancos também precisam ser revitalizados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A praça em pedras portuguesas é um grande símbolo de Brumado e local de encontro e lazer dos brumadenses, tendo a sua identificação visual facilmente percebida por pessoas de toda região que passam por Brumado, então, diante dessa forte representatividade, a população espera que sejam tomadas medidas urgentes por parte da administração municipal para a recuperação deste importante espaço da cidade.

Quem passa pelo local percebe com facilidade que a praça precisa ser revitalizada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)