Cúpula da Igreja Matriz de Brumado passa por processo de recuperação

As obras de restauração da cúpula estão em ritmo acelerado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada por muitos o principal cartão postal de Brumado, a Igreja Matriz é um marco histórico do município que tem uma população predominante católica, devido à forte tradição trazida pelos portugueses. Construída pelos escravos em junho de 1873, a pedido do Sr. Antônio Pinheiro Pinto (Canguçu), 2º Senhor do Brejo e teve como primeiro Padre, José Mariana Meira Rocha, a edificação passou por uma total restauração em 2005, mas, a obra acabou envolvida em uma grande polêmica, já que os fiéis católicos brumadenses só aceitaram e reformulação, após muita relutância, pois muitos queriam uma igreja nova e moderna, mas pretendendo manter a tradição de um dos patrimônios mais belos da cidade, a comunidade católica acabou cedendo, desde que, fosse conservada a estrutura secular arquitetônica existente. 

A igreja Matriz de Brumado é considerada por muitos o cartão postal mais representativo da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Vale ressaltar que também foram realizadas outras reformas, uma em 1940 e a a segundo em 1989. Passados 12 anos da última reforma, uma das partes mais representativas do templo, a cúpula está passando por um processo de restauração, onde está sendo retirado o material de policarbonato já existente, para que outro seja colocado no lugar, além da nova estrutura metálica que completa o bojo, ou seja, a cúpula da torre da igreja será totalmente reparada e pintada, devido ao mau estado de conservação em que se encontrava. Com esta reparação, a cúpula evitará infiltrações e dará um visual moderno ao templo sagrado.

A cúpula vista de dentro do templo (Foto: Autamir Araújo para o 97NEWS)