Brumado: Babilônia na sinalização de trânsito promovida pelo DNIT vira motivo de piada nas redes sociais

Situações de difícil compreensão foram causadas pela sinalização efetuada pelo DNIT (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

O Trânsito em Brumado já se tornou, há um bom tempo, "habitué" das manchetes da imprensa brumadense, as quais retratam, muitas vezes, situações conflitantes e até enfrentamentos ideológicos com a população. Nos últimos dias o setor responsável pelo trânsito, a SMTT, voltou à cena midiática, só que desta feita, por uma situação inusitada, da qual ela não é a promotora, ou seja, não tem a culpa, mas acabou "pagando o pato", pois não houve um comunicado oficial do órgão informando que a ação de sinalização está sendo executada por uma empresa prestadora de serviços ao DNIT, que realizou recentemente a recuperação asfáltica de várias ruas e avenidas do centro da cidade que fazem a ligação com a BR-030. Até aí tudo estaria normal se não fosse a forma como os serviços estão sendo executados, já que, segundo informações a sinalização está sendo feita sem que houvesse um diálogo com o SMTT, pois, como é um trecho que faz a ligação à uma BR, o mesmo seria, segundo representantes da empresa, de competência exclusiva do DNIT, o que não deixa de causar estranheza já que é dentro do perímetro urbano da cidade. Aí estaria o primeiro ponto que provoca um "paradoxo", mas, a questão vai muito mais além, já que em alguns locais foram colocadas placas no meio do passeio público e outras com altura que já causou acidentes com pedestres, além das que proíbem conversões que são completamente antagônicas ao atual projeto municipal de trânsito. A situação ganhou as redes sociais e virou motivo de piada, pois até placas indicavas de "contramão" foram colocadas em locais totalmente fora de propósito. 

Um dos casos mais contestados foi no início da Tibério Meira, onde foi colocada uma faixa contínua, sendo que existe o estacionamento em 45º (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS esteve visitando vários locais da cidade que foram objeto das denúncias dos leitores. Um dos exemplos mais notáveis foi na Rua Coronel Tibério Meira, a qual recebeu uma  faixa longitudinal contínua, dividindo a via, porém, em um dos lados há o estacionamento em ângulo de 45°, o que obriga os condutores a invadir a mão contrária. A situação é considerada uma infração de trânsito, visto que, na sinalização continuada, não são permitidas ultrapassagens e nem o deslocamento para o outro lado da via. Existem locais que foram colocadas duas placas iguais, uma muito próximo da outra, em outros casos, as placas foram colocadas no meio da calçada, o que acabou disparando uma série de críticas e até de piadas nas redes sociais. Visando esclarecer essa situação "babilônica", o 97NEWS ouviu o engenheiro André Cardoso no final da manhã desta quinta-feira (19), que assumiu o setor interinamente, o qual explicou que "realmente as placas estão causando confusão, mas, quero deixar bem claro, que não existe nenhuma responsabilidade dessas ações do SMTT. A empresa responsável é ligada ao DNIT e está executando um projeto que está desatualizado, pois já tem mais de 3 anos e, de lá para cá, muitas mudanças viárias ocorreram na cidade" e ainda fez questão de declarar que "nós entramos em contato com o engenheiro responsável pela obra questionando as ações que foram efetuadas de madrugada, daí a impossibilidade de podermos acompanhar o trabalho. Ele nos informou que tudo será normalizado a partir desta quinta-feira, onde as placas que estão em desajuste serão retiradas e reaproveitadas em outros locais. Vale frisar que isso não acarretará nenhum custo ao município, que somente irá fazer as indicações".Confira abaixo alguns registros fotográficos de autoria de Luciano Santos, os quais ilustram ainda mais a situação: