Brumado: Queda de sistema suspende cadastro de biometria do TRE e eleitores sofrem em fila

Foto: Luciano Santos l 97News

Os eleitores que procuraram o Tribunal Regional Eleitoral de Brumado (TRE/BA), enfrentaram transtornos e não conseguiram atendimento na manhã desta segunda-feira (16) para cadastro da biometria. A situação aconteceu porque o sistema do Tribunal ficou fora do ar por quase toda a manhã e só começou a ser normalizado por volta das 11h. Além do serviço de biometria, o público teve problema para fazer todos os outros serviços eleitorais. Houve muita reclamação. "Eu cheguei aqui 7h, tô ali na fila. Nós esperando, e o pessoal já estava desistindo de cansado", contou a costureira Elisângela Silva. "Cheguei 5h da manhã, peguei a senha", relatou outra eleitora que até as 10h40 não tinha conseguido qualquer atendimento. De acordo com o TRE/BA, os transtornos ocorridos no atendimento ao eleitor foram provocados por uma instabilidade no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que precisou ser desligado durante o fim de semana por conta da manutenção da rede elétrica do órgão. Disse ainda que a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE está monitorando o sistema, assim como o STI do TRE baiano. A interrupção atingiu todo o país. Ainda segundo o TRE/BA, o atendimento ao público voltou a ser realizado às 11h10, o horário em que o sistema foi normalizado. Confira a Nota enviada a nossa Redação.

COMUNICADO


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que todos os serviços da Justiça Eleitoral, inclusive aqueles oferecidos por meio da internet, estarão suspensos a partir das 20h desta sexta-feira (13/10). A interrupção ocorre em razão de testes a serem realizados na rede elétrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deverá perdurar até às 8h da segunda-feira (16/10).

 
A indisponibilidade de todos os serviços informatizados mantidos pelo TSE durante o período foi informado aos TREs por meio do Memorando nº 61. No documento, a equipe de engenharia do órgão superior esclarece que “testes a serem realizados com a rede elétrica são tais que colocariam em risco equipamentos e dados mantidos no CPD”.


Serão afetados pela indisponibilidade dos serviços: atendimento a eleitores por qualquer Cartório Eleitoral; o sistema PJE de toda a Justiça Eleitoral e respectivos Diários de Justiça; portais de internet de toda a Justiça Eleitoral; serviço de agendamento para a biometria; recebimento e envio de e-mail externos à Justiça Eleitoral; emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, entre outros.

 

ASCOM TRE/BA

CONTINUE LENDO