Incrível: Conheça Ruhama, a pequena que intriga a Medicina

A pequena Rhuama irradia alegria por onde passa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“Deram apenas 24 horas, mas ela se tornou um símbolo de vida”, vibra Haroldo Lucena, um carpinteiro de 51 anos, referindo-se à filha. Ele e sua esposa, Maricelma da Silva, 33,  são missionários católicos e pais dos gêmeos univitelinos (idênticos), Mateus e Ruhama. Em sua passagem por Brumado eles se hospederam no Hotel São Jorge, na Rua São Cristóvão, e, como vivem de doações para levar a Palavra aos quatro cantos do país, estão pedindo ajuda para colocar 4 pneus, aro 14, em seu veículo e seguirem viagem. O 97NEWS falou com o missionário Haroldo, e ele relatou um breve resumo de sua família. Emocionado ele declarou que "Mateus é uma criança normal, Ruhama apresenta uma má formação congênita que intriga a medicina". Realmente, à primeira vista, é fácil perceber que a síndrome ainda não diagnosticada pela ciência médica, mas isso não foi capaz de abalar a alegria que Ruhama, já que o brilho dos seus olhos manifesta uma alegria pura, que é acompanhada de um sorriso angelical. Ela nasceu sem o bulbo, porção inferior do tronco encefálico que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal, relacionando-se com funções vitais como a respiração, batimentos cardíaco, pressão arterial e com reflexos como mastigação, fala, visão e coordenação motora. Ela veio ao mundo em 2012 e, desde o início, os médicos acreditavam que ela não ficaria viva mais do que um dia, mas, segundo a mãe, aquele foi o início de um milagre, já que, passados 6 anos, Ruhama ainda está viva e feliz.

Todos se interessam pela historia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O drama começou em meados de 2011, quando o casal descobriu, ainda nos primeiros meses da gestação, que além de um embrião havia algo a mais na placenta da mãe. Os médicos descartaram a possibilidade de uma gestação bem sucedida de gêmeos. Apesar dos riscos e do medo, os pais optaram em continuar a gestação, descartando qualquer possibilidade de aborto. Foi então que, no dia 9 de fevereiro de 2012, após o parto de Mateus na Maternidade, a equipe médica constatou, que o feto mal formado respirava. Ninguém achava que aquela forma estranha de vida resistiria por mais de 24 horas, mas o bebê continuou reagindo. Ela vê, sorri, interage, balbucia, tem tato e coordenação nos pés e nas mãos. Seu desenvolvimento é bem inferior ao do irmão, mas ainda assim surpreende a todos e, principalmente, aos médicos. A família reside em Caicó, mas está em peregrinação pelo Brasil, mas fez uma parada em Brumado, já que o seu veículo não aguenta mais seguir viagem, por conta dos pneus. Durante a entrevista ao 97NEWS, Haroldo diz que sua filha é como uma lâmpada que sempre acendeu, mas que a gente depois descobre que não tem ligação de energia. A história ganha uma dimensão ainda maior, já que os pais tomaram uma decisão radical, venderam a casa em que moravam, em Caicó e partiram em direção a São Paulo numa Opala, ano 1987, com os dois recém-nascidos em busca da cura para a filha, porém, sem êxito na busca.

Rhuama e o irmão Mateus, um marco de amor e fé (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“Chegar aonde ela chegou é maravilhoso. Nós não acreditávamos que ela ia sair da UTI.  Mas, ela foi o tempo todo uma guerreira. Mostrou que ia adiante. Começou alimentando-se por sonda. Depois passou a se alimentar normalmente, como o irmão e hoje não depende de nenhum remédio”, diz o pai que continua descrevendo que “as pessoas acham que a gente sofre muito. A gente passa dificuldade, mas sofrimento não. Afinal, a vida é o mais importante”, reflete Haroldo. A família agora sobrevive com doações e palestras que o casal realiza eventualmente sobre o caso da filha. Além disso, Ruhama recebe apoio financeiro de um salário mínimo do governo, mas isso é suficiente apenas para os gastos com remédios e alimentação. A meta maior da família neste momento é conseguir um tratamento no exterior para a menina. Mesmo diante de toda essas lutas, quando perguntados se são felizes, a resposta é unânime. “É só alegria”. Confira no vídeo abaixo o apelo do pai de Ruhama e dê a sua contribuição para essa família: