Combate à Corrupção: Aracatu vive dia histórico com operação CHRONOS da Polícia Federal

Várias viaturas da Polícia Federal e da CGU ficaram na porta da Prefeitura Municipal enquanto documentos eram recolhidos (Foto: 97NEWS)

O pacato município de Aracatu, localizado às margens da BA-262 está vivendo um dia histórico nesta terça-feira (19) com a deflagração de uma grande operação da Polícia Federal denominada CHRONOS, em alusão à Deusa do Tempo, já que a origem do nome da cidade é "tempo bom, tempo firme". Segundo as primeiras informações colhidas pela equipe do 97NEWS, inúmeras viaturas da Polícia Federal e CGU - Controladoria Geral da União fecharam cerco à cidade, numa ação inédita que deixou a população perplexa. Segundo apuramos são cerca de dez mandados de condução coercitiva e várias medidas cautelares, fruto de uma extensa investigação que detectou vícios no processo licitatório para a contratação de empresas para prestação de serviços de limpeza de prédios públicos, muitos dos quais seriam escolas que nem existem mais. A investigação aponta que a "manobra" estaria sendo feita desde o ano de 2015, com a "contratação" de uma empresa fantasma que teria celebrado contratos fraudulentos que passam dos R$ 4 milhões, tanto que já foi determinado o bloqueio por meio da Justiça Federal de  R$3.192.388,27 (três milhões, cento e noventa e dois mil, trezentos e oitenta e oito reais e vinte e sete centavos). Outra ação da Justiça Federal foi retirar o prefeito Sérgio Maia de suas funções públicas. Segundo informações ele não teria sido encontrado o momento. A operação continua em andamento em vários prédios públicos e na casa de servidores, onde está sendo recolhida uma vasta documentação que pode alastrar ainda mais a veia corruptiva que estaria agindo na cidade. Na sequência atualizaremos as informações. 

Equipes de policias federais buscaram encontrar o prefeito Sérgio Maia, mas ele, até o momento não foi encontrado (Foto: 97NEWS)