Apagão atinge Região Nordeste do País

Duas queimadas no Estado do Piauí provocaram o apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste do País na tarde desta quarta-feira, 28, segundo informou Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Às 14h58 (horário de Brasília), houve o desligamento da linha de transmissão da IENNE entre as cidades de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. Às 15h04, outro incêndio paralisou uma segunda linha em funcionamento no local, operada pela Taesa, "o que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)." O ONS ainda afirmou que "após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30." Moradores relatam, contudo, que ainda falta energia em alguns bairros das cidades.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse queimadas já afetaram o fornecimento de energia no Brasil anteriormente, assim como em outros países. Apesar do problema, o Lobão garantiu que o sistema elétrico brasileiro "é forte". Nesta época do ano, as queimadas são comuns em quase

todas as regiões do País. Três Estados nordestinos - Bahia, Piauí e

Maranhão - estão na lista dos que lideram o ranking de ocorrências de

agosto.

Por:Estadão