Nova Polêmica: Pais insatisfeitos com a qualidade do ensino integral disponibilizado na Escola Idalina Azevedo

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após o episódio da Casa dos Estudantes de Brumado em Vitória da Conquista uma nova polêmica envolvendo a área de Educação, vem à tona, desta feita, envolvendo a qualidade do Ensino Integral disponibilizado nas escolas municipais de Brumado, tendo a Escola Idalina Azevedo como primeiro cenário. Na manhã desta quinta-feira (17), uma forte movimentação de pais e alunos que não escondiam a sua indignação com o atual estado das coisas. A equipe do 97NEWS esteve no local e confirmou a insatisfação dos pais que alegaram que até água está faltando para os alunos. Segundo a dona-de-casa Neuza Guimarães (34) "é muita bagunça, não tem organização, nem água para os alunos está tendo. Meu filho quer vir para casa e não deixam, já que, principalmente no período da tarde tem algumas atividades que são feitas por monitores que se mostram totalmente inexperientes, então, por isso, tudo vira uma grande algazarra". Na mesma linha vários pais relataram os seus descontentamentos e solicitam da administração municipal que se resolva a situação com urgência, dando mais qualidade aos serviços prestados pela modalidade integral. Outro ponto muito questionado pelos pais é a alimentação que é oferecida aos alunos, que teria uma rejeição muito alta por parte dos mesmos, tanto que muitos solicitam para ir para casa almoçar e depois voltar para o período complementar.

A diretora Vera Tânia Carvalho garantiu que a qualidade do ensino é boa, mas ainda algumas adequações terão que ser implantadas (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Visando esclarecer a situação ouvimos a diretora da unidade, a pedagoga Vera Tânia de Oliveira Carvalho, a qual fez questão de relatar que "os pais reclamam muito da alimentação, que já vem pronta, mas eu garanto que a alimentação é de boa qualidade. Eu mesma almoço aqui todos os dias. Ontem à tarde foi feita uma reunião com os pais e ficou acertado que aqueles que não estão se dando bem com a comida, que possam ir para os seus lares e depois retornarem". Sobre as atividades paralelas, que são ministradas pelos monitores do IEL ela explicou que "temos 4 oficinas, onde são ministradas aulas de karatê, dança, xadrez e reforço escolar. São jovens muito esforçados que dão o melhor de si, então não vejo motivos para a insatisfação". Sobre a falta de água potável na unidade. a diretora abordou que "esse é outro ponto muito questionado, aí não vou negar que os pais têm um pouco de razão, pois faltam mais bebedouros, mas já fomos informados que uma licitação está em curso para a compra de vários deles, o que resolverá o problema". Mostrando uma certa impaciência a educadora desabafou que "eu não estou mais conseguindo trabalhar em paz, o ambiente está ficando cada vez mais carregado. Ontem dois alunos pularam o muro para fugir da escola, então, atitudes têm que ser tomadas. Aqui é uma escola boa, mas ainda não está totalmente preparada para receber o ensino integral, estamos em fase de adequação, mas a evolução será constante, pois temos uma equipe de muita qualidade, com profissionais experientes e muito capacitados". Questionada sobre as denúncias dos pais de que práticas sexuais estariam acontecendo dentro das dependências da escola, inclusive com preservativos encontrados, ela respondeu que "não é do meu conhecimento, mas como a área da escola é muito grande, não podemos descartar que isso possa ter acontecido, pois não temos como acompanhar os alunos em todo o tempo".

A escola garante que a comida é de boa qualidade (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)