10 profissionais do SAMU de Brumado e região receberão treinamento no Hospital Albert Einstein

O SAMU 192 presta um excelente serviço em Brumado e região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Brumado, enviará 10 profissionais, entre médicos e enfermeiros  para treinamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que é considerado uma referência continental. O curso será realizado no fim deste mês e será de grande relevância para a qualificação dos profssionais. A coordenadora do SAMU, enfermeira Regina Coqueiro, enfatizou que a equipe de Brumado já faz um trabalho de treinamento em escolas, ongs, empresas e setores do município e esse trabalho foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, e por isso disponibilizou 10 vagas para a regional de Brumado, o que viria comprovar a excelência dos serviços prestados. O curso irá capacitar e proporcionar a atualização das técnicas e condutas dos profissionais. Segundo a coordenadora “nós contemplamos alguns municípios, porque não dava para ir aos 21 que integram a nossa regional, então escolhemos os municpios que mais se destacaram no serviço. Serão cinco vagas para Brumado, e as cidades de Dom Basílio, Tanhaçu, Paramirim, Livramento e Macaúbas, cada uma terão um representante”, ressaltou. 

Os profissionais do SAMU em ação. Dedicação em prol da vida (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

De acordo com Regina, a capacitação será feita com simulação realística, um treinamento inovador que conta com tecnologias de alta complexidade. A estrutura do curso contará com cenários clínicos e réplica de experiências da vida real. Serão utilizados simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais. “Essa estrutura favorece um ambiente de um aprendizado mais prático e interativo. Tudo isso irá criar um ambiente semelhante ao de um hospital, favorecendo um treinamento prático”, ressaltou. Ela comentou também que o SAMU de Brumado ainda não possui o Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP), mas eles já fazem um trabalho de capacitação, e foram premiados por isso, "vamos continuar com esse objetivo, o nosso trabalho não vai parar, esse curso servirá de incentivo para nós profissionais da área", disse Coqueiro. 

A diretora do SAMU 192, enfermeira Regina Coqueiro durante a ministração de uma capacitação (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Com o curso, os profissionais atualizados serão multiplicadores e irão capacitar os colegas em todos os municípios no atendimento imediato dentro ou fora dos hospitais, como no caso dos servidores do SAMU, que realizam o atendimento inicial em situações de emergência antes que o paciente chegue aos hospitais. Para o médico Dr. Carlos Batista, que participará do curso, a capacitação tem total relevância uma vez que há constantes mudanças no protocolo de atendimento. “O treinamento beneficiará tanto os profissionais, com atualização de suas técnicas de trabalho, quanto à população, que receberá a atenção de profissionais cada vez mais capacitados”, complementou.