Esgoto vira objeto de polêmica entre administração municipal e moradores do Bairro Esconso

O córrego que vem de uma nascente da Serra das Éguas foi tomado pelo esgoto jogada pelas residências (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A interminável "novela" do esgotamento sanitário em Brumado ganha mais um capítulo, desta vez, envolvendo acusações de ambas as partes, que podem até configurar um crime ambiental. Segundo sondagens feitas pelo 97NEWS, os moradores do Bairro Esconso estão indignados com a situação de um córrego, que, segundo eles, de uns tempos para cá, teve um forte acúmulo de esgoto. Eles declaram que a prefeitura municipal estaria jogando parte do esgoto dos bairros Rodoviário e Baraúnas no referido córrego que vem desaguar no bairro, trazendo grandes transtornos como aumento de insetos, principalmente do mosquito da Dengue, além do terrível mau cheiro. Entramos em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso que fez questão de explicar que "a acusação dos referidos moradores é totalmente improcedente, pois, de forma alguma a prefeitura joga esgoto na cidade". 

Os moradores garantem que estão sendo muito prejudicados com a situação que se agravou com a nascente invadida pelos dejetos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele ainda salientou que "moradores dos locais citados é que estão jogando os seus esgotos no citado córrego, assim como acontece no Santa Tereza e nos Olhos d'Água. Eles aproveitam a drenagem pluvial e jogam o esgoto de suas casa nela, isso vem acontecendo há décadas em Brumado". E, num tom de muita segurança afirmou que "a prefeitura apenas faz a manutenção das redes ou galerias, como está acontecendo no Bairro Dr. Juracy ao lado da UBS" e emendou destacando que "é por esses motivos que estamos questionando a Embasa sobre a renovação da concessão, que só será assinada caso a empresa realize o sistema de esgotamento sanitário da cidade, pois já passou da hora disso acontecer".

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)