Estudantes brumadenses que residem na REUSB são comunicados que têm que abandonar a propriedade até o final do mês

Os estudantes que residem na REUSB de Vitória da Conquista estiveram no Poder Legislativo para pedir apoio para os vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A REUSB - Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado em Vitória da Conqusita - sempre teve sobre si incertezas, deixando constatemente os estudantes que lá residem em estado de alerta, pois a suspenção do pagamento do aluguel e do repasse da subvenção era sempre um "fantasma" pronto a se materializar. Desta feita a situação extrapolou esse histórico, já que, os 21 estudantes que atualmente lá residem receberam um comunicado da administração municipal, assinado pelo secretário municipal de Administração, João Nolasco da Costa, de que os mesmos venham a desocupar o imóvel até o próximo dia 31 de agosto. (veja documento abaixo). A alegação é que o municipio está criando o Programa Bolsa-Auxílio, que terá o seu Projeto de Lei enviado para apreciação da Câmara de Vereadores e posterior votação. Diante do impasse, uma comissão representando os estudantes participou da sessão desta segunda-feira (14) com o objetivo de pedir o apoio dos parlamentares. Segundo a representante dos estudantes, Joanne Vale, "a atual situação é muito preocupante, pois estamos somente recebendo da prefeitura o pagamento do aluguel que é de R$ 2,3 mil. Recebíamos uma subvenção de R$ 1 mil, mas já tem quase 2 anos que o repasse não é feito, o que vem nos deixando numa situação de precarieade". 

O Comunicado da Administração Municipal enviado aos estudantes (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Subindo o tom, a estudante declarou que "fomos comunicados pela própria prefeitura que tem estudantes que estão fora do perfil para receber a contribuição, mas eu pergundo, será que alguém iria querer morar num local junto com mais mais 20 pessoas, onde existem conflitos, tendo ainda que dividir o quarto com outros, só para querer se aproveitar da situação?. Isso não acontece, então, a prefeitura está equivocada em fazer essa ilação". Ela deu um tom dramático ao episódio ao descrever que "fomos comunicados no último dia 11, que teremos que desocupar a residência até o dia 31 de agosto, ou seja, estamos à beira do despejo, por isso estamos aqui hoje na Câmara para pedir o apoio dos vereadores, que são os representantes do povo". E finalizou ainda citando que "eles alegam que a criação do Projeto de Lei da Bolsa Auxílio irá resolver o impasse, mas isso não é verdade, pois apenas uns 5 estudantes irão ser beneficiados. Queremos que a subvenção retorne e o aluguel seja mantido, pois esse é um direito nosso, ainda mais que o slogan da atual administração não é Educar para Libertar, então esperamos que isso prevaleça e que o Projeto de Lei não entre em pauta".