Dúvidas sobre o recolhimento dos animais errantes das ruas de Brumado levanta questionamentos da população

O contrato em questão para o serviço de recolhimento dos animais das vias e rodovias seria somente para equinos e bovinas e não englobaria os cães errantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos maiores problemas vivenciados atualmente na cidade de Brumado, que envolve também a questão da saúde pública, é a questão dos animais errantes que perambulam pela cidade, causando transtornos e temor na população, já que existe a probabilidade da causa de acidentes, principalmente os equinos que acabam indo para as rodovias que cortam o município; como também a transmissão de doenças tipo o Calazar. Diante dessa problemática a Prefeitura Municipal já começou a agir, contratando, por meio de pregão presencial, uma empresa para fazer o recolhimento dos animais, a qual irá receber o valor de R$ 52,8 mil pelos serviços (imagem abaixo). Só que diante da dúvida na falta de especificação de que animais seriam, defensores dos animais e populares que vêm mostrando uma indignação com a situação que já perdura há um bom tempo, estão buscando saber se os cães errantes também estariam inclusos. Segundo conversa preliminar com o secretário interino de infraestrutura, André Cardoso, ele declarou que seria somente para equinos e bovinos, tanto que o transporte seria em caminhão boiadeiro, o qual seria, inclusive, impróprio para cães.

 

(Reprodução: Diário Oficial do Município de Brumado)


Então, diante disso, buscamos novo contato com o secretário na manhã desta quarta-feira (07), mas não obtivemos êxito. Ao que tudo indica, o serviço é mesmo para equinos e bovinos, pois o contrato não englobaria os cães errantes, que teria que ser da competência também da secretaria municipal de saúde, pois é um caso, como já dissemos, de saúde pública. Então, diante deste dilema, o problema dos cães errantes ainda continua (foto abaixo), pelo menos até o momento, sem solução, o que deixa ainda mais impaciente a população. Recentemente o secretário de saúde, Claudio Feres, informou que a questão estava sendo administrada em parceria com a ONG AUAU, onde os animais estariam sendo levados para o Canil/Gatil Municipal, mas isso foi prontamente desmentido pela presidente da referida instituição, a defensora Marli Lobo, que expressou de forma contundente que não existe parceria, já que o local não reúne as condições adequadas para abrigar os animais. 

(Fotocomposição: 97NEWS )