Vereador Elias Piau entra com projeto para concessão de Título de Cidadão Brumadense ao PM Avelino de Novais Filho

O vereador Elias Piau ao lado do policial militar Avelino de Novais Filho, que será homenageado com o Título de Cidadão Brumadense (Foto: Divulgação)

O vereador Elias Piau (PV) que sempre vem mostrando uma grande coerência em seus pronunciamentos em defesa dos que promovem ações que visam o desenvolvimento de Brumado, entrou com Projeto de Decreto Legislativo, para concessão de Título de Cidadão Brumadense ao tenente da 34ª CIPM de Brumado, Avelino de Novais Filho. Na sessão desta segunda-feira (05) o parlamentar citou os motivos que levaram a construção e apresentação para apreciacão do egrégio colegiado do projeto. Em sua argumentação ele traça um histórico da vida do servidor público e sua trajetória em prol do desenvolvimento do setor de segurança pública municipal. Confira abaixo a justificativa: 


Nascido no município de Ilhéus em 19 de outubro de 1964, o policial militar José Avelino de Novais Filho veio para Brumado há cerca de 9 anos, os quais foram dedicados na área de segurança pública e na área social. Atualmente morando na Rua Albertino Marques Barreto, nº 224, Bairro Olhos D’ Água, nesta cidade de Brumado, estado da Bahia.  Ainda solteiro, com 18 anos de idade, iniciou suas atividades no Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, no estado da Bahia, município de Salvador. Quatros meses após, seguiu para o estado do Rio de Janeiro, inicialmente empregado no 3º Batalhão de Infantaria Paissandu, localizado na Ilha do Governador.  Como fazia parte da Força Especial do Brasil, passou por vários treinamentos realizados dentro da federação e em outros países, como por exemplo o Haiti, país este na qual notou muita pobreza e miséria, onde muitas vezes deixou de se alimentar para disponibilizar seu alimento as crianças que passava por tal pobreza. Voltou ao estado do Rio de Janeiro, e com a transição da ditadura militar para democracia ocorreu sua dispensa da força especial.  Casou-se em 30 de dezembro de 1985, iniciou em 05 de julho de 1988 seu ingresso na Polícia Militar da Bahia, onde fez vários cursos de capacitação, foi premiado com o mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica – Menção Honrosa em reconhecimentos aos relevantes e assinalados serviços prestados à corporação em 2002. Chegou a cidade de Brumado em 03 de junho 2008, sendo convidado para atuar na área de segurança pública pelo comandante da época, em menos de 3 meses trouxe sua família, e iniciou então nesta cidade sua valiosa contribuição com o social, atuando de maneira destemida e vibrante pelos anseios do município. Entusiasta e crente no avanço do município, dedicou-se a segurança pública nesta cidade de maneira ímpar. Os que o conhecem tem por ele grande admiração e respeito, por se tratar de pessoa de boa índole e reconhecida gentileza. Residindo na Rua Marechal Deodoro da Fonseca (próximo a antiga DIREC), mudou-se para Rua Ester Gondim, onde residiu por 6 anos e junto com sua esposa montou uma atividade comercial na área alimentícia de iguarias Baianas (denominado Acarajé da Sônia), adquiriu um imóvel em 2014, na Rua Albertino Marques Barreto, no Bairro Olhos D’ Água, onde reside atualmente. Arrojado e destemido, nosso homenageado sempre foi considerado um exímio profissional e reconhecido empreendedor; Por essas e outras qualidades que até hoje lhes são predominantes, é que vimos apresentar a nossa proposta para análise e endosso dos nobres pares.