Netos de Mandela estavam hoje na Bahia contra o HIV

Foto: Ruan Melo/ G1

Ndaba e Kweku Mandela, os netos do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, estiveram em Salvador na manhã desta quinta-feira (5). No começo da noite, foi anunciado pelo presidente sul-africano Jacob Zuma a morte do líder, que foi símbolo da luta contra o apartheid.

Eles participaram do pré-lançamento da campanha mundial de conscientização sobre o HIV, chamada "Proteja o Gol". Os irmãos fizeram um tour na capital baiana durante a tarde e ainda não há informação se eles já voltaram para a África do Sul.

Os dois netos são os porta-vozes da campanha. Na ocasião, Kweku lembrou a morte dos pais e da importância na redução de casos de HIV no mundo. "Meus pais morreram por causa do HIV. Nós temos que alcançar zero casos de HIV, zero discriminação e zero mortes", afirmou. O lançamento oficial da campanha irá ocorrer no dia 13 de junho de 2014.

O pré-lançamento da ação ocorreu no Forte de São Diogo, em Salvador. A campanha tem como slogan "De Soweto a Salvador" e foi iniciada na África do Sul na Copa do Mundo de 2010.