Brumado: Derrame de cédulas falsas preocupa comerciantes de Brumado

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Comerciantes de Brumado estão preocupados com o número de notas falsas que estão aparecendo no comércio neste fim de ano. As cédulas de R$ 50,00 e 100,00 são as que mais circulam. Com o aparecimento dessas notas os empresários passaram a suspeitar e começaram a usar aparelhos que detectam o dinheiro falso, evitando assim o recebimento e o prejuízo consequente.

A nova cédula de 100 reais é a mais falsificada no país, segundo levantamento do Banco Central (BC). A nota atrai os falsificadores pelo maior valor agregado.  A Bahia é o quarto estado com maior número de cédulas apreendidas no ano.

Segundo o BC, sempre que há lançamento de novas cédulas, aparecem algumas falsificações, pois a população ainda não conhece bem as novas notas e não verifica seus elementos de segurança, o que facilita a colocação dos exemplares falsos em circulação.

No site do Banco Central há orientações sobre como verificar se o dinheiro recebido é falso. 

A orientação para quem recebeu uma nota suspeita de ser falsa é entregar o dinheiro em uma agência bancária que vai encaminhar a cédula para a análise do banco. Não há troca por notas verdadeiras, de acordo com o BC, então a pessoa que recebeu o dinheiro falso fica com o prejuízo.