ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial


Instalador de internet recebe descarga elétrica e fica 'preso' a poste em Itapetinga

Acidente ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (9) (Foto: Reprodução)

Um técnico responsável pelo cabeamento de internet fibra ótica de uma empresa, sofreu uma grave descarga elétrica no início da tarde desta sexta-feira (9), enquanto realizava procedimentos em um posta na Avenida Catolé, em Itapetinga. Testemunhas relatam que o rapaz, identificado como Tayrone, de 19 anos, morador de Maiquinique, acidentalmente tocou em um fio de alta tensão, provocando um grande clarão, que assustou pedestres. O homem acabou ficando “grudado” na estrutura de concreto, levemente inconsciente. De imediato, populares chamaram socorristas. O SAMU, ao chegar usou a mesma escada do funcionário para retirá-lo. No local foi constatado que ele teve 50% do corpo queimado. Ele foi então encaminhado em estado grave para o Hospital. Seu estado de saúde permanece sob atualização. 



Vereador Lek apresenta novas e importantes indicações ao Poder Executivo

O vereador Lek continua firme em suas convicções (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Mantendo o ritmo das suas ações parlamentares, o vereador Lek Cabeleireiro apresentou na sessão desta sexta-feira (09) novas e importantes indicações ao Poder Executivo, sendo elas: Recapeamento da Avenida 07 de Setembro, situada no Bairro Malhada Branca; A conclusão da implantação do sistema de esgotamento e a pavimentação da Travessa Princesa Isabel, popularmente conhecida como “Ladeira dos Parentes”. Segundo o vereador “trata-se de ações pertinentes que irão favorecer a população brumadense, em especial, os moradores dos referidos bairros periféricos”. Ele ainda justificou que “precisamos olhar com muita atenção para as carências do povo e proceder as execuções o quanto antes, pois é dever dos governantes melhorar a condição de vida da comunidade”. E finalizou dizendo que “são indicações importantes que evitarão transtornos e melhorarão a trafegabilidade, além da questão da saúde pública, pois com as obras doenças podem ser evitadas”. Confira abaixo as indicações:



Rio do Antônio: Pais de alunos da linha escolar que virou manchete preocupados com possibilidade de ato incendiário contra o ônibus

Várias poltronas apareceram com sinais de tentativa de serem incendiadas (Fotos: 97NEWS)

O episódio em que o motorista de um ônibus escolar de Rio do Antônio discutiu com uma aluna por causa de uma parada viralizou nas redes sociais e dividiu opiniões. Passado poucos dias após este incidente, mais uma vez a linha da Comunidade de Zé Francisco à Ibitira vem ganhar a cena midiática, só que, desta feita a situação envolve um clima de tensão, já que pode se tratar de um ato incendiário, que está deixando os pais dos alunos extremamente preocupados. Segundo informações passadas ao 97NEWS por alguns pais, antes das discussões, começaram a aparecer queimaduras nas poltronas. Já existem indícios da autoria das ações, que acabaram sendo abortadas justamente pela possibilidade da identificação. As poltronas apareceram com indícios de terem sido atingidas por alguma chama, o que gerou um clima de forte apreensão entre os pais, já que atos incendiários em ônibus como forma de protesto acontecem em muitas cidades do país. Ainda segundo informações, o motorista envolvido na discussão acabou sendo afastado. Mas já existe um abaixo assinado solicitando o município que o mesmo volte ao seu posto de trabalho.

Além das marcas de corretivo, o protesto pode ter sido feito para criar um clima de medo entre os alunos e os pais (Foto: 97NEWS)


Universo das Carnes é inaugurada em Brumado; veja fotos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Universo das Carnes atacado e varejo foi inaugurada em Brumado, na manhã desta sexta-feira (9), com a presença de centenas de pessoas. A loja que veio com o propósito de vender carnes bovinas, cabrinas, suínas e frios para atacado e varejo, de acordo com o proprietário, Marcio da Silva Meira, foi inaugurada pensando no cliente em geral de Brumado e região. A estrutura tem um ambiente bem climatizado e localização privilegiada, no coração do Mercado Municipal. O novo empreendimento também trará além de carnes e seus derivados, uma gama de produtos alimentícios, dando assim mais comodidade ao cliente na hora de realizar as compras do dia a dia. O endereço é Praça Teófilo Alves de Lima, 124, Bairro do Mercado. O horário de funcionamento será das 7h às 19h, todos os dias da semana. Marcio disse, ao 97News, que a escolha do bairro do Mercado para a instalação da primeira loja foi estratégica. “Nós fizemos pesquisa, que indicou a região como uma área comercial e de grande fluxo. E até então não era oferecido esse tipo de serviço, de compras de atacado e varejo. Brumado, vem apresentando bons resultados econômicos e é daqui que nasce o Universo das Carnes”, disse Marcio. “Realmente é um belo empreendimento, com muitas variedades, principalmente para o atacado. Mas atende também o varejo. Eu moro no bairro Dr. Juracy há 25 anos e precisávamos realmente de um atacado desse para atender às nossas necessidades”, comentou, Claudio Almeida de Souza, primeiro cliente. O Universo da Carnes oferecerá cortes especiais de carne, produtos exclusivos, além de carnes diretamente de Goias, umas das carnes mais consumidas no Brasil.



Malhada de Pedras: Lixão revolta moradores e mostra falta de consciência ambiental

O lixão vem aumentando de forma considerável e com as queimadas que são feitas à noite, os moradores do local já não suportam mais (Foto: 97NEWS)

A presença de lixões em algumas cidades do Norte e Nordeste ainda é muito comum, o que comprova a falta de compromisso com as questões ambientais por parte dos governantes. A questão ainda está sob “as vistas grossas” do governo federal, que por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através da lei de n° 12.305, de 2010, determinou que todos os municípios brasileiros dessem um fim nos lixões a céu aberto e implantassem aterros sanitários, só que prorrogações sistemáticas deixaram o processo no “campo dos sonhos”. Uma denúncia enviada à redação do 97NEWS nesta sexta-feira (09) veio ilustrar essa situação que ainda, infelizmente, é muito comum. A denúncia foi feita pelos moradores da Comunidade de Capinal Salvador, zona rural de Malhada de Pedras, os quais dizem não suportar mais um grande lixão que está cada vez mais próximo das residências. Segundo especulações, o próprio município estaria despejando o lixo recolhido na cidade, mas não há confirmações sobre essa possibilidade. Certo é que a quantidade de lixo vem aumentando de forma significativa, com uma agravante que, no período noturno, pessoas acabam colocando fogo no lixo, criando uma fumaça tóxica que está causando problemas de saúde nos moradores, que já fizeram inúmeras reclamações, mas, até agora, o problema não foi resolvido, muito pelo contrário, só piorou, o que vem comprovar uma falta de consciência ambiental das autoridades sanitárias.



Presidente do TJ-BA recebe a visita institucional da seção baiana da OAB

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (8) e abordou diversos temas da advocacia | Foto: Nei Pinto

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Britto, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (8), com o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado da Bahia (OAB-BA), Luiz Viana Queiroz, e a Vice-Presidente da Ordem, Ana Patrícia Dantas Leão, entre outros membros da entidade, para debater assuntos relacionados a advocacia no Estado. Um dos principais temas tratados na reunião foi o Pacto pela Justiça, proposto pela entidade como uma solução para os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário. Entre as medidas está a discussão da inconstitucionalidade do artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita o gasto com pessoal a 6% da receita corrente líquida. “É sempre positiva a oportunidade de estarmos juntos, discutindo os problemas da advocacia. Tivemos uma receptividade muito boa do Presidente, e vamos continuar, não somente com discussões, mas com medidas”, avaliou a Vice-Presidente ao final do encontro. Assuntos relacionados à implantação do alvará eletrônico e aos Cartórios Integrados também foram abordados. Participaram ainda da reunião, representando a OAB, o Secretário-Geral, Carlos Alberto Medauar Reis; a Tesoureira, Daniela Lima de Andrade Borges; a Coordenadora das Comissões Permanentes e Especiais, Ilana Kátia Vieira Campos; a Presidente da Comissão de Precatórios, Esmeralda Maria de Oliveira; a Presidente da subseção Lauro de Freitas, Soraya Franco; a Procuradora-Geral de Prerrogativas, Mariana Oliveira; e o Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Adriano Ferreira Batista.



Professores de Aracatu exigem diploma de Pedagogia; diretora da Uneb de Brumado esclarece o impasse

A representante dos professores de Aracatu, Terezinha Almeida, diz que a aflição pelo medo da perda do cargo pela falta do diploma é cada vez maior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o avanço do Ensino Superior no Brasil, que foi alavancado por meio de parcerias entre governos e instituições, várias graduações que antes eram um sonho, se tornaram realidade. Uma das é a Pedagogia, que dimensiona a qualidade do ensino, fazendo com que os professores sejam muito mais capacitados. Diante disso, inúmeros professores que possuíam apenas o Magistério, começaram a buscarem a graduação. Esse é o caso de 36 professores do município de Aracatu, que, em 2010 ingressaram no Curso de Pedagogia que foi oferecido por meio do PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores. Até aí tudo bem, só que concluindo o curso em 2014, os referidos professores, até hoje, não receberam o diploma, o que segundo eles pode trazer prejuízos no trabalho, já que estariam, segundo eles, sendo ameaçados de rebaixamento para o cargo de monitores. A representante dos professores, Terezinha de Souza Almeida falou com o 97NEWS e declarou que “nós podemos perder até o nosso emprego, já fizemos de tudo para receber o diploma, já ingressamos no Ministério Público, mas até agora não recebemos o nosso diploma” e ainda emendou falando que “só a nossa turma não recebeu o diploma, o que está tirando o nosso sono, pois a prefeitura de Aracatu exigiu que temos que entregar o documento até o final deste mês, ou se não seremos rebaixados de cargo”.

A diretora do Campus da Uneb de Brumado, Jaciara Santana, esclareceu o impasse (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando esclarecer a situação, nossa equipe entrevistou a diretora do Campus da Uneb de Brumado, a educadora Jaciara de Oliveira Santana, que foi muito receptiva e não se furtou a responder a nenhum dos nossos questionamentos. Muito segura ele começou a explicar que “esses cursos foram promovidos por meio da Parfol, para os municípios de Brumado, Livramento e a turma de Aracatu foi a última a ingressar. O papel da UNEB é oferecer o curso e fazer o projeto de reconhecimento e depositá-lo no Conselho Estadual de Educação, que é responsável pela formação das comissões que irão reconhecer esses cursos”. Ela continuou argumentando que “há mais de 2 anos o projeto foi enviado para o Conselho Estadual de Educação, mas como existem apenas 5 conselheiros para toda a Bahia, o processo de reconhecimento é lento, pois tem que vir uma comissão para validar o curso, para que o diploma seja concedido”. Ela ainda fez questão de declarar que “a universidade tem poder para designar a vinda da comissão, então a solução para esses 36 professores passa por acionar o Conselho Estadual de Educação”. Questionada sobre a possibilidade do rebaixamento dos professores, ela foi taxativa ao afirmar que “a legislação da LDB é clara, se eles fizeram o concurso para professores, então tinham magistério para atuar na Educação Básica, então, caso seja dada a ordem para o rebaixamento de cargo, o que acho muito difícil, seria um ato contra a lei, o que eles irão ter é mudança de nível, com aumento dos salários, assim que o diploma chegar”.

O abaixo-assinado dos professores que foi anexado à representação que foi dada entrada no Ministério Público (Foto: 97NEWS)


Brumado: Acidente de trânsito na manhã desta sexta (9) acende o alerta do perigo em frente das escolas do município

A motociclista foi ao solo e teve que ser levado ao hospital pela equipe do SAMU192 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um acidente de trânsito que aconteceu no cruzamento da Rua Dr. Guilherme Dias e a Rua Deolino de Carvalho, quase em frente às instalações temporárias do CMEAS,  acendeu de forma mais intensa o alerta para o SMTT remanejar agentes para que haja uma melhor orientação do trânsito na hora de maior movimento de pais e alunos. Na manhã desta sexta-feira (9), por volta das 07h, a equipe do 97NEWS flagrou um acidente que envolveu uma motociclista e uma Van escolar. A motociclista de identidade não revelada, ao tentar entrar na Rua Deolino de Carvalho, acabou colidindo frontalmente com a Van que seguia para a Rua Dr. Guilherme Dias. Com o impacto a mulher foi lançada ao solo, tendo a sua perna esquerda ferida. O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionado, e em poucos segundos chegou ao local, prestando os primeiros socorros à vítima, que, em seguida, foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto e estava consciente. 

Muitos populares se aglomeraram no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Já o motorista da Van e os ocupantes não sofreram nada, apenas o susto. Enquanto aguardávamos no local, acompanhando o atendimento do SAMU, nenhum agente de trânsito foi visto na via. Em recente entrevista com o superintendente municipal de Trânsito, Jansen Ricardo, ele relatou à nossa equipe que, foi elaborado um plano para que os agentes monitorassem as ruas das escolas do municípiode maior trafegabilidade, mas, segundo o mesmo, estavam sendo encontradas muitas dificuldades por parte dos agentes. "Infelizmente nós estamos tendo um pouco de resistência por parte de alguns agentes, que insistem em não seguir o plano elaborado pelo SMTT. Outra questão é a quantidade insuficiente de agentes que hoje eu tenho nas ruas, devido alguns deles terem sido realocados para o setor de administração," justificou Jansen. Questionado sobre a possibilidade de novos agentes no órgão, ele ressaltou que, "a administração municipal já estuda um novo concurso para o setor, já estou sentando com os secretários na busca de acelerar este processo," afirmou. 

A equipe do SAMU 192 agiu com muito eficiência e rapidez (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O acidente de hoje também chama a atenção para os condutores de veículos, já que a frota da cidade a cada ano aumenta, e com isso, se requer mais atenção na hora de dirigir ou pilotar. Agora, não se pode deixar de ressaltar a projeção positiva com a vinda do SICOM para Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, a Capitã Leila, que vai coordenar o órgão, afirmou que já existe uma parceria firmada com o SMTT, onde serão designados agentes para trabalharem dentro do SICOM, dando assim mais agilidade e rapidez no processo de logística, uma vez que, juntos, Polícias Militar e Civil, SAMU 192 e SMTT, vão trabalhar em harmonia, com o sistema de monitoramento que será implantado na cidade.



Luxúria Explosiva: Marido usa bomba-morteiro como brinquedo sexual e acaba matando a esposa

(Fotos: Reprodução)

Acusado de homicídio, o médico Ruben Valera Cornejo foi preso, após usar uma bomba-morteiro como brinquedo sexual na esposa Alisson Llerena de Mendiburo que morreu na residência do casal, em Arequipa, no Peru.  Segundo informações da polícia, durante o interrogatório o médico contou que na noite anterior ele e a esposa tinham consumido bastante álcool e a mulher teria pedido que ele utilizasse objetos da residência como consolos. Além disso, Ruben só percebeu que Alisson estava morta quando acordou de manhã.  Os agentes acharam sangue e pelos pubianos na bomba-morteiro – arma leve de artilharia para alvos de curto alcance, com 40 cm de comprimento e 6 cm de largura –, o objeto estava em uma bolsa com vibradores que pertencia ao casal. O chefe da polícia de Arequipa, Javier Arana, ressaltou que o morteiro estava inativo e servia de ornamento na casa.  A vítima teve hemorragia interna, causa mais provável da morte. O grupo de defesa dos direitos das mulheres pediu que o médico fosse indiciado por feminicídio. 



Brumado: Vítima de assalto, defensor de Bolsonaro desabafa ‘vivemos sob o domínio do medo, isso tem que acabar’

(Fotocomposição: 97NEWS)

A questão do caos na segurança pública do país está fazendo com que o governo venha a mudar a postura, inclusive colocando como prioridade o combate mais ostensivo à criminalidade. Só que isso só está acontecendo nas grandes cidades, enquanto a grande maioria delas sofre com o déficit de contingente policial, além de se falar na falta de logística dos órgãos que deveriam garantir a segurança da população. Brumado é um desses exemplos, onde a população vive temerosa, pois a qualquer momento pode ser vítima de criminosos. Apesar de ter tido uma queda, os assaltos à mão armada continuam ocorrendo na cidade e, na noite desta quinta-feira (08), no Bairro Baraúnas, um profissional liberal teve o seu celular levado por dois marginais que estavam em uma motocicleta e, com arma em punho, levaram o aparelho. A vítima postou a sua indignação nas redes sociais declarando que “estou revoltado contra o sistema político desse país, onde o político pode fazer o que bem entender” e continuou argumentando que “vivemos numa terra sem lei, onde os bandidos estão à solta e a população assustada, tendo que ficar presa em suas casas e, mesmo assim, correndo riscos”. Ele ainda citou que “eu ralei muito para comprar um celular por R$1.200,00 e aí, em segundos, ele foi levado por dois marginais, ou seja, não podemos mais possuir nada de valor nesse país, mas, os bandidos podem ostentar seus iphones de última geração e nada acontece. Chegamos ao limite, por isso defendo com unhas e dentes a mudança desse sistema corrupto, que transformou a nação numa baderna, então, só vejo uma solução e ela se chama Bolsonaro”.  



Veículo da prefeitura de Rio de Contas é suspeito de ser utilizado para compras no `Atacadão´ em Conquista

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um carro oficial da Prefeitura de Rio de Contas foi flagrado no estacionamento de um supermercado na cidade de Vitória da Conquista sendo utilizado para transportar compras. O momento foi fotografado por um Leitor que criticou o episódio. "Resolveram transformar a frota da prefeitura em taxi?", ironizou. "Perguntar não ofende, mas ver veículos da prefeitura com combustível pagos com impostos do povo sendo usados para ir e vir ao supermercado, isso sim ofende!", continuou. No registro em foto, é possível veridficar a placa do veículo: PJF-1780. O irônico é que no adesivo que estampa o carro oficial, há o seguinte slogan: "Atenção Básica". O veículo, que deveria ser usado para prestar serviços a Atenção Básica de Saúde, foi flagrado à disposição do parente de funcionário da prefeitura. Segundo a Rádio 88. esta é a segunda vez que veículos ligados a Secretária de Saúde são flagrados em locais que não justifica a verdadeira função para as quais foram adquiridos pelo Município. 



Banco do Brasil deve pagar indenização de R$ 10 mil por negar exames a paciente

Foto: Reprodução

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão da Justiça de Santa Catarina que fixou indenização por danos morais de R$ 10 mil contra a Caixa de Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) devido à negativa de cobertura de exames clínicos a beneficiário do plano de saúde. Ao STJ, a Cassi alegou a impossibilidade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) a plano administrado por entidade de autogestão, mas o colegiado concluiu que o julgamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) não teve como base apenas as normas da lei de proteção ao consumidor, mas sim disposições do Código Civil que impedem que o plano de saúde aplique restrições não previstas no contrato de prestação de serviços. “A avaliação acerca da abusividade da conduta da recorrente ao negar o tratamento prescrito pelo médico do usuário efetivamente atrai a incidência do disposto no artigo 423 do Código Civil, pois as cláusulas ambíguas ou contraditórias devem ser interpretadas em favor do aderente”, apontou a relatora do recurso da Cassi, ministra Nancy Andrighi.



Tensão em Maragogipe: Vereadores são ameaçados por funcionários públicos; houve confronto com a Polícia

(Foto: Reprodução/Google Maps)

Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta quinta-feira (8/3), mostra nove vereadores de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, pedindo ajuda. Nas imagens, o vereador Alberto Soares Santos, mais conhecido como Beto de Betuca (PT), diz que eles estão encurralados em uma sala por causa da “ditadura imposta no município”. Segundo o político, funcionários da prefeitura queriam bater nos vereadores, por se defenderem “das calúnias lançadas todos os dias”. Betuca diz, ainda, que os vereadores chegaram a pedir ajuda da polícia, mas esta não poderia atender à ocorrência. Em áudios enviados pelo WhatsApp, o vereador Moisés Nunes (PSB), comenta que as supostas ameaças se devem ao fato de os representantes da casa terem denunciado fraudes da prefeitura. Em outro momento, ele diz que “não tem polícia” porque estaria acontecendo uma troca de tiros com membros da facção A assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM) informou, em nota, que foram duas situações distintas. Sobre a que envolve os vereadores, limitou-se a dizer que “a 27ª CIPM foi solicitada para garantir a segurança dos integrantes da Câmara Municipal de Vereadores de Maragogipe, localizada na Praça Pereira Antônio Rebouças, para evitar que manifestações políticas saiam da normalidade durante sessão realizada no local”. Já em relação à troca de tiros, a assessoria disse que policiais militares, também da 37ª CIPM, faziam ronda na localidade conhecida como Cai Cai, após denúncia anônima que cerca de dez homens estavam armados e realizando tráfico de drogas na região, por volta das 11h desta quinta. Na ação, os suspeitos reagiram atirando, ao que os policiais revidaram. Dois indivíduos foram atingidos e socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiram. Com eles foram encontrados uma grande quantidade de drogas, munições de calibres variados, duas armas. As guarnições estão em acompanhamento para capturar os outros envolvidos na ação e a ocorrência ainda está em andamento.



Possíveis pedras semipreciosas de Brumado podem estar sendo vendidas em sites no mercado negro da Europa

As possíveis pedras semipreciosas de Brumado que podem estar sendo vendidas em sites europeus (Fotocomposição: 97NEWS)

A história da mineração é repleta de mistérios, de histórias que nunca foram contadas, muitas das quais resultaram em fortunas. Brumado é reconhecido mundialmente pelo seu potencial minerador, a exemplo disso é o minério "Magnesita", onde boa parte dessa produção é usada para fabricar tijolos refratários, revestindo os fornos industriais de todo o planeta. Também é daqui que saí uma grande produção do talco, que além de ser usado pelas grandes indústrias do Brasil, é exportado para outros países, - um dos maiores compradores é a Johnson & Johnson, umas das maiores empresas do mundo deste setor. A mineração é muito forte na cidade, prova disso, é que a cidade é conhecida como "A Capital do Minério", onde também são explorados, o mármore, granito e rochas para a formação de britas, usadas na construção civil.

Mas por trás dessa grande produção industrial, existem muitos boatos e lendas por parte de trabalhadores que autuam nas diversas empresas minerados no município. As atividades da mineração tiveram início em 1940, logo após o descobrimento dos depósitos de Magnesita em Brumado. Ou seja, 78 anos depois dessa data, a qual é um divisor de águas, ainda se fala em pedras preciosas que eventualmente estariam sendo encontradas nas minas de Brumado. Fato ou Lenda, o que se sabe é, que na Europa existe um site especializado em vendas de pedras preciosas que está usando fotos de possíveis pedras semipreciosas que teriam sido encontradas na cidade.  

 

Cada contrabandista tem um mecanismo próprio de levar as pedras para o exterior (Fotocomposição: 97NEWS)

Pessoas que atuam no mercado clandestino de pedras preciosas, ou seja, contrabandistas, se articulam em uma rede que inclui ainda atravessadores e compradores. Existem fortes rumores de que grandes atravessadores visitam Brumado para comprar pequenos lotes, que chegam a custar até R$ 10 mil.

Em geral, os atravessadores, também chamados de pedristas, são ex-funcionários, desde o baixo até o alto escalão que negociavam as pedras. Se são ilegais ou não, o certo é que, as possíveis pedras semipreciosas de Brumado estão sendo vendidas no mercado negro da Europa.

A possibilidade é factível segundo um leitor europeu do 97NEWS que entrou em contato com a nossa redação, relatando que cada contrabandista tem um mecanismo próprio de levar as pedras para o exterior. Europeus, chineses e japoneses usam a internet para vender o minério do Sudoeste da Bahia.

Variação roxa ou violeta do quartzo, temos também a ametista pertencente ao grupo das pedras semipreciosas de valor mais baixo que rubi, safira, diamante e esmeralda. Essas pedras também são encontradas na cidade de Caetité e na cidade gaúcha de Ametista do Sul.

Caso isso esteja mesmo acontecendo, Brumado estaria sendo novamente prejudicada, pois são bens encontrados no solo do município. 

Confira um desses sites que pode estar comercializando as pedras semipreciosas de Brumado (CLIQUE).



Barra da Estiva: População vai às ruas em protesto contra violência na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 1,5 mil pessoas foram às ruas de Barra da Estiva, cidade a 133 km de Brumado, na manhã desta quinta-feira (8) para protestar contra a violência na cidade, responsável por episódios de crimes recentes que chocaram a população local. Os manifestantes levaram cartazes e faixas numa "Caminhada pela Paz" na avenida principal da cidade até a praça Rochael Alves da Silva. O número de presentes foi estimado pela Polícia Militar (PM), que acompanhou o protesto. Um dos últimos crimes que motivaram o protesto foi o assassinato do professor Zemário Luz Caires, de 40 anos que trabalhava no município. Na última terça-feira (06), o professor foi morto após uma suposta tentativa de assalto em frente a sua residência. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A vítima, foi atingida por um tiro e morreu recebendo socorro. Antes do assassinato, vários outros crimes, como furtos e roubos, foram registrados nos últimos meses. A situação crítica para um município de pouco mais de 22 mil habitantes, motivou a organização de um protesto por parte dos Professores e da comunidade em geral. O 97NEWS apurou que praticamente todo o comércio da cidade fechou as portas. A manifestação teve início em frente a casa do professor, e seguiu pela Avenida principal até chegar a praça Rochael. Ao final, foi redigida e lida em público uma carta de intenções para ser assinada pela população, políticos e representantes da justiça. Ela deve ser enviada ao Governador Rui Costa para cobrar mais investimentos na área da segurança pública, para que promovam maior sensação de segurança. 



Malhada de Pedras: Adiada mais uma vez audiência de instrução de processo eleitoral referente as eleições de 2016

O comunicado do adiamento publicado pela Justiça Eleitoral (97NEWS)

As denúncias de abuso de poder econômico e possível compra de votas nas eleições municipais de 2016 no município de Malhada de Pedras que foram apresentadas pela coligação “Esperança no novo, liberdade para o povo’, liderado pelo ex-secretário de Saúde, Carlos Roberto dos Santos, o ‘Beto de Preto Neto’ e acolhidas pelo Ministério Público vêm sendo marcadas por adiamentos. Marcada para esta sexta-feira (09), mais uma audiência de instrução teve que ser adiada, como foi previsto pelo 97NEWS, novamente pelo fato de se reunir todos os réus numa audiência só, já que como são nove, sempre algum, ou o respectivo advogado, fica impossibilitado de comparecer. Dito e feito, segundo documentação ao qual o 97NEWS teve acesso, o juiz eleitoral da Vara da Comarca de Brumado, Dr. Rodrigo Souza Brito, fez um despacho ressaltando que pelo fato de terem existido diversas remarcações das audiências, por sucessivos pedidos por parte dos réus, foi intimado o advogado João Valmir Guimarães para comprovar a efetiva necessidade de realização de viagem para São Paulo, demonstrando que não se trata de mero passeio turístico. Segundo informações, as confirmações solicitadas foram apresentadas pelo referido advogado, será marcada uma nova audiência. Os denunciantes e o próprio Ministério Público Eleitoral continuam muito otimistas, pois, segundo eles, as provas são muito robustas e comprovariam que existiu o abuso do poder econômico e a compra de votos. Já os acusados, após esse novo adiamento, ganharam mais tempo e ainda acreditam que o processo continuará se arrastando e, com isso, eles continuam exercendo os cargos executivos e administrativos tranquilamente. Mas, segundo informações colhidas pela nossa equipe, a Justiça Eleitoral, irá ser ainda mais rígida, não só nesse caso, como em todos que estão tramitando na Vara Eleitoral, tendo como destaque o brilhante trabalho do juiz Rodrigo Souza Brito, que vem dando celeridade aos processos.  

O despacho do juiz eleitoral solicitando a comprovação de um dos advogados dos réus (Foto; 97NEWS)


Criminalização da prática de 'vingança pornográfica' é aprovada em Plenário

(Foto: Reprodução)

A criminalização da violação da intimidade da mulher foi aprovada pelo Plenário nesta quarta-feira (7). O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 18/2017 enquadrou a prática como uma forma de violência doméstica e familiar. Pela proposta, o registro ou divulgação, não autorizada, de cenas de intimidade sexual – a chamada “vingança pornográfica” – implicará reclusão de dois a quatro anos e pagamento de multa. Como o texto original sofreu alterações, a matéria volta para a análise da Câmara dos Deputados. O texto aprovado foi o substitutivo da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR). Ela aumentou a pena do projeto inicial, que estabelecia a reclusão de três meses a um ano, mais multa, pela exposição da intimidade sexual de alguém por vídeo ou qualquer outro meio. Além do aumento da pena, a senadora acrescentou a previsão de punição para quem permitir ou facilitar, por qualquer meio, o acesso de pessoa não autorizada ao conteúdo de exposição da intimidade sexual de alguém. Gleisi também sugeriu alteração no Código Penal para que, nos crimes relativos a esse tipo de exposição, a ação penal seja pública e condicionada à representação.

 

O crime de que trata o projeto foi classificado como um “massacre social” pela senadora, visto que compromete o convívio em sociedade da vítima. Segundo ela, a principal vítima da "vingança pornográfica" é a mulher e, na maioria das vezes, os responsáveis por esse tipo de conduta, são os ex-cônjuges, ex-parceiros e até ex-namorados.

— A legislação brasileira ressente-se de instrumentos adequados e eficientes para prevenir e punir atos de "vingança pornográfica", conduta ilícita que vem se tornando cada vez mais comum em nossa sociedade – declarou.

Para senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a falta de clareza na lei permitia que muitos magistrados não considerassem a exposição pública da intimidade de alguém como uma forma de violência. A senadora afirmou ainda que o projeto representa um grande avanço na proteção à mulher.

Penalidade

O substitutivo traz também previsões de agravantes penais: a prática do crime contra pessoa incapaz de oferecer resistência ou sem discernimento apropriado; com violência contra a mulher; por funcionário público no exercício de suas funções ou por quem teve acesso ao conteúdo do material no exercício profissional e que deveria mantê-lo em segredo.

Por sugestão do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), Gleisi também inseriu outra novidade no Código Penal (Lei 2.848/1940): a tipificação de “registro não autorizado da intimidade sexual”. O crime em questão caracteriza-se por “produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado, sem autorização de participante".

Questão feminina

O projeto faz parte da pauta da bancada feminina do Senado, que recebeu prioridade com as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8). A senadora Regina Sousa (PT-PI), contudo, defendeu em Plenário que as propostas da agenda não representam um benefício apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade. Ela afirmou ainda que as questões de proteção à mulher não podem ser votadas com prioridade apenas no mês de março.

— Esses projetos são da sociedade, eles implicam a sociedade como um todo. Pais e mães sofrem muito com essa questão. As meninas adolescentes têm a sua intimidade exposta pelos ex-namorados. Não podemos só no mês de março votar essas questões – disse.

CONTINUE LENDO


Piloto sobrevive a queda de avião na cidade de São Desidério

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um piloto de 44 anos, sobreviveu à queda de um avião monomotor na manhã desta quarta-feira (7) próximo ao distrito de Roda Velha, na cidade de São Desidério, Oeste da Bahia. Kleber Jaciane, realizava a rota via Bom Jesus da Lapa com destino a Roda Velha, onde ocorreu o acidente. De acordo com Kleber, o aparelho sofreu uma pane mecânica e começou a cair de uma altura de 400 metros. O piloto que teve ferimentos graves foi socorrido por outro avião até o aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, onde uma unidade do SAMU já o aguardava na pista, conduzindo o ferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Kleber teve ferimentos no rosto, e passou por avaliações médicas. O piloto não corre risco de vida.



Brumado: Em alusão ao Dia Internacional da Mulher SESOC realiza ações de saúde

Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC) preparou uma programação diferenciada. Durante todo o mês de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), CREAS e CRAS estarão abertas para debates, para as assistidas, com o objetivo de promover espaços de diálogos e reflexões acerca da realidade em que as mulheres se encontram a fim de fortalecerem e através desta nova postura, lidar com as dificuldades que fazem parte de suas vidas, sem perder o ânimo, a energia, a alegria, a força e a criatividade, contribuindo assim, para que estas mulheres possam realizar  transformações positivas  em suas vidas. Não é necessário agendar, basta trazer documento com foto e cartão nacional do SUS (CNS). 



Brumado: Polícia começa a desarticular quadrilha especializada em roubo de trilhos na região

Os trilhos com cerca de 150 kg cada foram colocados por vários homens na carroceria do veículo (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

No último sábado, dia 03 de março, a Polícia Militar foi acionada, por volta das 18h, por um segurança da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), informando que 3 carretas estavam estacionadas ao lado da antiga estação de trem próximo à Comunidade de Umburanas, onde vários homens, juntamente com os respectivos motoristas, estavam furtando várias barras de trilhos da ferrovia. Imediatamente uma guarnição da PM se dirigiu ao local, e chegando lá, foi constatado que a denúncia era verídica, já que, ao perceber a aproximação da PM, os ajudantes fugiram mata a dentro, ficando apenas um dos motoristas das carretas, que para não atrapalhar nas investigações, teve o seu nome preservado pela Polícia Civil. 

A Polícia Civil segue as investigações sobre o paradeiro da terceira carreta (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Diante dos fatos, os policiais militares prenderam em flagrante o motorista, encaminhando o veículo e as 24 barras de trilhos com 12 metros cada para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado os autos, e o material, a carreta e o motorista já estão à disposição da Justiça. Ainda de acordo com investigadores da Polícia Civil, uma segunda carreta foi recuperada, horas depois, na BR-030, próximo a cidade de Caetité, com, possivelmente, a mesma carga. A Polícia ainda está no encalço da terceira carreta, mas é bem possível que ela já não esteja mais na região, mas, com as informações cada vez mais centralizadas a nível nacional, acredita-se que em breve o material também será recuperado. Também ainda não foi informado as placa dos caminhões, mas segundo informações, elas são de outros estados. A carga foi avaliada em R$ 200 mil reais.