ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA


‘Não suportamos mais a estrada desse jeito’, protestam moradores da Comunidade de Roça de Baixo

A situação da estrada vicinal que serve a Comunidade de Roça de Baixo está cada vez pior segundo os moradores (Foto: Leitor 97NEWS)

O período chuvoso, segundo a tradição, passou, então, a partir deste mês de abril, as precipitações pluviométricas devem ser cada vez mais escassas, o que, por um lado causa preocupação às comunidades rurais, mas, por outro, traz esperança para a recuperação das estradas vicinais, as quais se encontram, em várias localidades do meio rural, com a infraestrutura bem prejudicada. Um desses locais é a Comunidade de Roça de Baixo, que fica localizada na região do Distrito de Cristalândia. Segundo os moradores que entraram em contato com a redação do 97NEWS, “a situação chegou ao limite”. Eles alegam que “não suportamos mais essa estrada dessa forma”.  Eles informaram que a última vez que foram feitos serviços na estrada foi em 2016, no governo do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, onde foi passada uma patrol, devolvendo assim a trafegabilidade, que, após 2 anos, já está muito prejudicada. Eles apelam ao poder público municipal e esperam contar com a sensibilidade da atual gestão, pois as chuvas já passaram, o que permite que as obras de recuperação possam acontecer sem maiores problemas.



Moradores da comunidade de Tamboril lançam campanha de conscientização contra a pesca predatória

A placa deixa explícita a indignação dos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O ditado “está nervoso, vai pescar” acabou tendo uma leitura diferenciada na Comunidade de Tamboril, zona rural de Brumado. Hoje, no local a frase seria “estamos nervosos, pois não sabem pescar”. Em contato com a redação do 97NEWS, eles afirmaram que estão realmente irritados ao verem os abusos que estão sendo cometidos pelos pescadores na lagoa que serve a comunidade, já que, além de não observar os critérios ambientais, ainda são causados prejuízos materiais. Diante disso, a Associação de Moradores e os alunos da Escola Joselita Meira, se reuniram e criaram uma campanha para proibir a pesca predatória na lagoa que não respeita as normas estipuladas. Uma das ações mais representativas foi a colocação de placas as quais têm os seguintes dizeres estampadas “Proibido pesar com tarrafas e 3 malhas”. Ainda segundo os moradores, a falta de consciência ambiental beira o absurdo; “os pescadores estão indo para a lagoa causando muita sujeira, o que vem nos prejudicando, pois, a água é utilizada para as famílias beberem e também cozinharem”, citou um deles. Além disso, outros grupos de pessoas também estão usando o lugar para se banharem, o que suja ainda mais a água. O que preocupa mais ainda, é que, "esse é um dos únicos locais para a coleta de água limpa, e no momento iremos nos empenhar ao máximo para preservá-los, já que a operação carro-pipa do Exército sofreu uma forte redução e ficar sem água chega a causar um certo desespero".



Rio de Contas: Empresário francês colhe primeira safra de azeitonas do nordeste

Dos 7 mil hectares, apenas três hectares foram cultivados com oliveiras (Foto: Reprodução l TV Bahia)

Ter azeitonas, que vem de um clima mediterrâneo na Chapada Diamantina e no coração da Bahia, não faz sentido, mas tem. Esse é o sonho realizado do empresário francês, Didier Chinchila, que chegou na cidade em 1979, quando ainda tinha 20 anos de idade. Em entrevista para o Bahia Rural na última semana ele contou que após cerca de 11 anos, quando as primeiras mudas foram levadas para a região, não se acreditava muito, mas resolveu apostar. “Senti um clima diferente, que me lembrava muito as regiões do sul da França. Uma sensação física que eu não estava no Brasil tropical, úmido, da costa, do dendê. Eu estava em um outro mundo, que é a Chapada Diamantina", relembra o empresário. Didier Chinchila montou uma cooperativa com familiares e amigos franceses, que decidiram investir no projeto, pois cultivar oliveiras envolve custos altos e investimento em conjunto. As oliveiras são árvores que levam 8 a 15 anos para aprofundar as raízes, maturar e frutificar. Dos 7 mil hectares comprados pela cooperativa, apenas três hectares foram cultivados com oliveiras. 

A Fazenda está localizada em uma região onde estão os maiores picos da Bahia (Foto: Reprodução l TV Bahia)

A colheita este ano está sendo improvisada, os 500 pés de oliveiras devem render cerca de 5 toneladas do fruto. A 1.200 metros de altitude, a Fazenda está localizada em uma região onde estão os maiores picos da Bahia: o Itobira, o Pico das Almas, e o Barbado. Além de cultivar as azeitonas, os donos da fazenda cultivam manga, maracujá e a tangerina. Para o futuro, o produtor Didier Chinchila sonha alto. “Investir nesse plantio para produzir, o ano que vem, o azeite. O primeiro azeite da Bahia, azeite de oliva e não de dendê. Isso é símbolo de um potencial de desenvolvimento dessa região que precisa ser trabalhada com inteligência e com os poderes públicos”, revela.



Estação espacial chinesa entra na atmosfera terrestre e cai no Pacífico Sul

Foto: Engenharia Espacial Chinesa

A estação espacial chinesa Tiangong-1  retornou à atmosfera terrestre neste domingo (1) e se desintegrou sobre o Pacífico Sul, informou agência espacial chinesa. De acordo com a Agência de Engenharia Espacial Tripulada da China (CMSEO), a nave entrou na atmosfera "destruída" pela região entre o centro e o sul do Oceano Pacífico. Ainda não há informações se fragmentos chegaram ao solo. A agência chegou a falar a entrada na atmosfera teria sido próxima à costa de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a informação foi atualizada. Desocupada desde 2013, os chineses perderam o contato com a Tiangong-1 em 2016 e não se sabia o local certo de onde a aeronave iria cair. A Tiangong-1 faz parte do ambicioso programa espacial da China e era o protótipo para uma estação tripulada, que tem previsão para ser lançada em 2022. A entrada na atmosfera terrestre ocorreu por volta das 22h15 da noite de domingo no horário de Brasília - 8h15 de segunda-feira (2), na China.

Chineses perderam contato com a estação em 2016; fotos mostram Tiangong 1 em queda na semana passada (Foto: FRAUNHOFER FHR)


'NasRuas' estende faixa de 1º de abril na frente do STF

(Foto: Reprodução)

Neste domingo, 1º de abril, o movimento NasRuas estendeu uma faixa na frente do Supremo Tribunal Federal (STF) em alusão ao folclórico Dia da Mentira: ‘1º de abril: Feliz dia do STF’. O protesto tem apoio de outros movimentos: Aliança, Avança, MBL, Liberais Independentes, Movimento Brasil Futuro, Movimento Liberal Acorda Brasil e MBR. Segundos os organizadores, o ato foi preparado ante as últimas decisões da Corte.



Fatalidade: Idoso morre após ter 80% do corpo queimado em incêndio na cidade de Dom Basílio

Foto: Luciano Santos l 97News

Um idoso de 86 anos faleceu na zona rural de Dom Basílio vítima de um incêndio. De acordo com a polícia, Aristide Miguel da Silva, de 86 anos, morador da Fazenda Várzea Grande, em Dom Basílio faleceu após ter 80% do corpo queimado, quando segundo os familiares do idoso, ele deixou um cigarro cair no colchão em que ele dormia, dando assim o início de incêndio em sua residência. Aristide foi socorrido até uma unidade hospitalar de Dom Basílio, mas os médicos acharam melhor transferi-lo para a UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Ainda de acordo com os familiares, com a gravidade dos ferimentos, o senhor Miguel não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo na manhã da última quinta-feira (29). Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e realizou o levantamento cadavérico, em seguida o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, para exames de necropsia. O sepultamento foi realizado no último dia 30 de março na comunidade onde ele morava.



Bahia bate Vitória por dois a um e larga na frente nas finais do Baianão

Foto: Reprodução

O Bahia levou a melhor no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano na Arena Fonte Nova, em Salvador, na tarde deste domingo (1), com o placar de 2 a 1. Com arquibancadas cheias e quase 40 mil ingressos vendidos, o primeiro gol do clássico Ba-Vi foi feito pelo atacante Edigar Junio, do Bahia, aos 24 minutos do primeiro tempo. Já no oitavo minuto do segundo tempo, foi a vez do meio-campista Vinícius balançar a rede, garantindo o segundo gol do placar. Em seguida, Luan, do Vitória, marcou um gol para o Leão aos 13 minutos. Com o resultado, o tricolor joga por um empate no próximo domingo (8), no Barradão, às 16h. A partida terá torcida única.



Bahia: Provedores regionais discutem conectividade em encontro estadual

Foto: Reprodução

Buscando estimular ações mais ostensivas por parte do governo e refletir sobre as dificuldades que entravam o desenvolvimento e a expansão das empresas provedoras de internet na Bahia, o segmento promove um grande encontro nesta segunda-feira (2) , no auditório da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento, que acontece a partir das 8:00h, é promovido pela Associação de Provedores da Bahia (PROBAHIA)  e Sindicato das Empresas de Internet do Estado da Bahia (SEINESBA), vai reunir representantes credenciados de todo o estado, que atuam nos 417 municípios baianos. Na pauta serão discutidos o compartilhamento de poste de energia elétrica, o direito de passagem das fibras óticas pelas rodovias, a redução da carga tributária sobre os serviços de telecomunicações e a criação de linhas de crédito específicas para o setor. Também será destacado no evento, a excelência do trabalho realizado pelos provedores regionais, ao longo dos últimos 15 anos, a Operação Carnaval, que contou com o suporte desses pequenos provedores que não deixaram a desejar e ainda ofereceram uma conexão mais veloz. Dados divulgados pela Anatel indicam que em 2017 os pequenos provedores lideraram o crescimento do acesso à banda larga fixa no país. O aumento foi de 7,15% em comparação a 2016, os provedores regionais conquistaram nada menos que 43,72%, com 1,28 milhão dos novos contratos. 



Câmara deve votar na segunda aumento de penas para crimes relacionados à pirataria

A Câmara de Deputados deve votar nesta segunda-feira (2) o projeto de lei 333/99, que aumenta penas para quem comete crimes relacionados à pirataria. De acordo com a Agência Brasil, o projeto, que define direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, tramita há nove anos no Congresso para estabelecer maiores penas em casos de crimes de falsificação. Atualmente a pena máxima é um ano de prisão em regime aberto ou semiaberto, com a aprovação do projeto passaria para três a quatro anos em regime fechado. Além disso, uma das pautas prioritárias para o governo neste ano, a segurança pública pode estar no centro dos debates na terça-feira (3), com a análise do Projeto de Lei 3734/12, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O projeto tem como eixo central a integração entre os órgãos policiais para que os entes federados compartilhem informações com o Ministério da Segurança Pública.



Luto: Josino Teles (B) aos 78 anos

Josino Teles era muito querido e ficou conhecido pelas suas defesas espetaculares quando atuou como goleiro do Magnesita (Foto: 97NEWS)

Faleceu na manhã deste domingo (01) o operador de máquinas aposentado, Josino Teles, o qual era muito conhecido por “B”. Josino trabalhou muitos anos na empresa Magnesita, onde conquistou carinho e admiração, se tornando um dos operários mais emblemáticos da mineração brumadense. Natural de Itaberababa, Josino veio para Brumado logo nos primeiros meses de vida, sendo considerado um brumadense legítimo. Ele também teve um grande destaque na década de 70, atuando como goleiro do Magnesita Esporte Clube. Ele deixa a esposa Lindaura, os filhos Marquinhos, Lethe, Cristina, Vivian, Vera Lúcia, Isolda e Daiane, além de netos e bisnetos. O corpo está sendo velado no Salão Paroquial, ao lado da igreja matriz e o sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (02), às 08h, no Cemitério Jardim Santa Inês.  



Concorrência: Gontijo começa a operar linha Brumado/São Paulo

Os ônibus da Gontijo já podem ser vistos no Terminal Rodoviário de Brumado (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Diz que a concorrência sempre é benéfica para os clientes, já que a “disputa” faz com que os serviços venham a ter sempre a busca da excelência. Num país democrático, que seria o caso do Brasil, os monopólios simbolizam uma espécie de “monarquia” utópica, que causa prejuízos e faz com que os serviços fiquem estagnados. Então, diante desta lógica, avanços vêm ocorrendo, muitos dos quais são motivados pela pressão e, em alguns casos, pela extrema necessidade. Em Brumado viajar para alguns locais do país, há alguns anos atrás, era uma verdadeira “via crucis”, com ônibus em condições nada desejáveis e viagens intermináveis. De uns anos para cá esse quadro vem se alterando com o ingresso de novas empresas, o que fez com que os serviços melhorassem. Dentro deste contexto, a partir de agora, uma nova opção surge neste cenário, ou seja, os brumadenses que quiserem ir para São Paulo, a “velha Sampa” imortalizada pelo bom baiano Caetano Veloso, tem uma nova opção, já que a conceituada empresa Gontijo começou a operar a linha Brumado/São Paulo. A venda de passagens já começou e a linha será atendida semanalmente e o ônibus vai exibir o letreiro SP X Petrolina (Via Brumado).



Gretchen se estressa com manchete da Veja Rio e chama repórter de 'machista' e 'verdadeiro Judas'

(Foto: Reprodução)

A cantora Maria Gretchen usou seu perfil na rede social Instagram para fazer um desabafo neste sábado (31). A ira da artista se voltou contra uma jornalista da revista Veja Rio, que trouxe na edição deste final de semana uma reportagem especial sobre a retomada da carreira da cantora com a parceria da estrela americana Kate Perry. A matéria é o carro-chefe da capa, que traz a manchete: "O bumbum caiu, mas o cachê subiu". O texto de apoio na capa complementa a manchete: "Após anos no ostracismo, Gretchen participa de show com a superstar Katy Perry, embolsa R$ 100 mil por campanha publicitária e será protagonista de uma série de TV filmada na sua casa em Mônaco". No texto de desabafo, Gretchen se voltou contra a jornalista que fez a reportagem, Daniela Pessoa. "Que pena, Daniela Pessoa, que ainda existem pessoas como você. Em pleno sábado de aleluia, vc é o verdadeiro Judas, você é a maior representante de Judas que eu tive o desprazer de receber dentro da minha casa. Eu até então julgava a revista Veja como um veículo de nível e de respeito. O Multishow pagou todas as suas despesas para ir a Mônaco. Passagem, estadia, alimentação e transporte. Tudo a sua disposição. Mais ainda. Entrou na minha casa, conviveu no seio da minha família", disse. "Que desprezível em pleno 2018, num momento de empoderamento feminino, uma mulher fazer isso com outra em troca de dinheiro ou meros 5 minutos de fama. Vc foi machista!", disparou a cantora. "Nenhum artista de respeito vai querer dar entrevista para você mais. Você foi pobre de espírito. Você não tem luz", bradou.



Por que 1º de abril é o dia da mentira?

(Imagem Ilustrativa)

A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o começo do século 16, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório 13 (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior – apelidados de “bobos de abril” – presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.



A4 Veículos deseja uma Páscoa cheia de luz

Foto: Divulgação

Páscoa é renascimento, é passagem, é mudança e transformação.
Recomeçando pela própria libertação. Deixar para trás uma vida cheia de poeira, começar agora um novo caminho cheio de luz, de fortalecimento e esperanças renovadas. Feliz Páscoa!



Vitória da Conquista: Temer vira ‘Judas’ em ritual de ‘malhação’

O boneco representando o presidente Michel Temer (Foto: Blog do Anderson)

A tradição de “malhar o Judas” ainda está viva, apesar de o ato ser considerado por muitos como um desrespeito e até uma contravenção, tanto que em alguns locais do país como São Paulo, quem o praticar pode até ser preso, já que no final as “malhações” muitas vezes se transformam em pancadarias. Na Bahia “malhar o Judas” não é tão comum, mas em algumas cidades, alguns se arriscam e, nesse ano de 2018, motivados pela onda de corrupção que tem levado muitos “traidores” da Pátria para a prisão, o alvo, ao invés do “apóstolo traidor” foram os políticos, sendo o atual presidente Michel Temer, o “Judas” preferido. Em Vitória da Conquista, neste “sábado de aleluia” uma figura do chefe do executivo nacional foi fixada num mastro na Avenida Porto Alegre, no Bairro Patagônia e, depois de ter sido “bem surrada”, foi consumida pelas chamas. Em Brumado essa tradição é muito rara de acontecer, tanto que, até o momento, a nossa redação não recebeu nenhuma imagem da “malhação do Judas” na cidade.



O 97NEWS deseja uma boa Páscoa na Felicidade dos Sentimentos de cada um

Foto: Divulgação

Feliz Páscoa! Esta é uma época em que todos devemos lembrar de coisas tão importantes como a amizade, a bondade e a fraternidade. Bens como a família ou os amigos merecem ser comemorados em todos os momentos. É fundamental relembrar que a Páscoa é mais do que a fé na palavra de Deus e na ressurreição de Jesus. Celebre a felicidade, o carinho e a humildade em todos os momentos desta linda Páscoa. Uma mensagem do 97NEWS, a todos os amigos e leitores.



Após decisão de Barroso, presos na Operação Skala são soltos em São Paulo

(Foto: G1 SP)

Foram soltos neste sábado (31) em São Paulo nove presos na Operação Skala. A libertação se deu após decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os presos estavam dois amigos do presidente Michel Temer – o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo. Nove dos presos estavam desde quinta-feira (29) na sede da PF em São Paulo (veja a relação abaixo) e uma no Rio, Celina Torrealba. Deixaram às 23h50 deste sábado a prisão na sede da PF em São Paulo após o ministro Barroso expedir o alvará de soltura:

- José Yunes, advogado, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer;

- Antônio Celso Grecco, empresário, dono da empresa Rodrimar;

- João Batista Lima, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo e amigo de Temer;

- Wagner Rossi, ex-deputado, ex-ministro e ex-presidente da estatal Codesp;

- Milton Ortolan, auxiliar de Wagner Rossi;

- Eduardo Luiz de Brito Neves, proprietário da MHA Engenharia;

- Maria Eloisa Adensohn Brito Neves, sócia nas empresas MHA Engenharia e Argeplan;

- Carlos Alberto Costa, sócio fundador da Argeplan e ex-sócio da AF Consult Brasil;

- Carlos Alberto Costa Filho, sócio da AF Consult Brasil

Os presos em São Paulo saíram juntos. Eles abriram mão de fazer o exame de corpo de delito para poderem ser liberados mais rapidamente. O único a falar com a imprensa foi o ex-deputado e ex-ministro Wagner Rossi."Apenas confirmar o que eu falei na entrada, que não tinha nada a ver comigo, isso foi confirmado e eu agradeço pela presteza com que o ministro Barroso liberou a todos nós", afirmou o ex-ministro.



Taisan Auto: É Páscoa, é tempo de mudar

Foto: Divulgação

É tempo de Páscoa, momento de celebração da vida em família, mas também de reflexão e mudança. Páscoa é sinônimo de renascimento, de renovação, pelo que é o momento certo para refletir e fazer renascer sentimentos mais nobres. O importante é que cada um cultive sentimentos bons, fraternais e altruístas. Dessa forma todos poderemos contribuir para um mundo melhor e mais justo. A Páscoa é também uma data que simboliza o triunfo da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. É a época ideal para refletir sobre o verdadeiro significado da vida, e sobre a importância do amor. A Páscoa é, assim, tempo de celebrar o amor e triunfo de Cristo, mas também de refletir, renovar e mudar para melhor, tal como Ele nos ensinou. Uma mensagem da Taisan Auto para todos os clientes e amigos. Feliz Páscoa.



Política pornográfica: mulheres contam suas aventuras sexuais com Trump

Exposto - Em destaque, Stormy com Trump, em 2006. Ao lado, a atriz em seu show de strip-tease, neste ano (Joe Raedle/AFP)

Antes de se tornar presidente, Donald Trump se vangloriava de conseguir a mulher que bem entendesse. Em um vídeo gravado em 2005 e vazado durante a campanha de 2016, ele contava que seduzia casadas e celebridades. Nas últimas semanas, duas mulheres que tiveram relações sexuais com Trump em 2006 trocaram de posição e agora querem fazer o que bem entendem com ele. Orientadas por bons advogados, a atriz pornô Stephanie Clifford, cujo nome artístico é Stormy Daniels (stormy significa “tempestuosa”, em inglês), e a ex-modelo da Playboy Karen McDougal buscam na Justiça o direito de divulgar suas histórias e ganhar muito dinheiro. Reportagem de VEJA desta semana mostra como os escândalos podem ter implicações legais concretas para Trump, além de empurrarem o presidente para o picadeiro de um circo ridículo — e de deixar em posição constrangedora sua mulher, Melania, mãe de seu filho caçula, de 12 anos.



Medicamentos serão reajustados em até 2,84% a partir de hoje (31)

(Foto: Reprodução)

Começa a valer a partir desse sábado (31), o reajuste de 2,84% no preço dos medicamentos. A correção autorizada pelo governo federal foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O aumento varia conforme o tipo de medicamento e pode ser de 2,09%, 2,47% ou 2,84%. Apesar de elevar os preços na tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC), as taxas de reajuste estão abaixo da inflação do ano passado, que foi de 2,95%. De acordo com nota do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), essa é a segunda vez consecutiva que a correção ficou abaixo do esperado. O sindicato explicou ainda que o reajuste atualiza a tabela PMC, mas não provoca aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias. Cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro devem ser atingidos pela adequação dos preços.