ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Seu bolso: Energia fica até 17,27% mais cara na Bahia a partir de domingo (22)

Foto: Conteúdo l 97News

A energia vai ficar até 17,27% mais cara na Bahia, isto porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (17) o reajuste tarifário de quatro concessionárias do Nordeste. A previsão é que o novo valor entre em vigor a partir de domingo (22). Os consumidores da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) sofrerão reajuste médio de 16,95%. Aqueles que utilizam alta tensão, os industriais, terão aumento médio de 16,17%. Os consumidores de baixa tensão, residenciais e comerciais, terão reajuste de 17,27%. Além da Bahia, os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe também sofrerão aumento nas tarifas médias. O reajuste mais caro é o da Companhia de Eletricidade do Rio Grande do Norte (Cosern), com alta média de 17,47%.



Rui não vê enfraquecimento de Lula em nova pesquisa

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O governador Rui Costa (PT) avaliou que as intenções de votos para o ex-presidente Lula, na pesquisa Datafolha divulgada no último domingo, não enfraqueceram o petista. Ele comentou os números durante a assinatura do termo de compromisso do programa Partiu Estágio. Lula aparece com 31% das intenções de votos no cenário mais favorável entre noves pesquisados. No final de janeiro, quando a pesquisa anterior foi concluída, Lula tinha até 37% das preferências. "Acho que ele não caiu. O próprio jornal no texto diz que não é possível comparar essa pesquisa com a outra, porque nesta [pesquisa] ele colocou mais nomes [na disputa] do que na outra. Nomes, inclusive, de vários campos tanto do setor mais conservador quanto mais a esquerda. Não é possível comparar duas pesquisas quando se oferece quantidades diferentes de candidatos. Fica claro, em minha opinião, que não é a força do presidente Lula, mas a força de um Brasil que quer construir um Brasil de oportunidades para todos os brasileiros ", declarou. Questionado sobre as conversas para a definição da chapa majoritária, o governador reiterou que “não tem pressa”.  "A decisão não vai ser açodada. Espero que possamos, ao longo da semana, ir dando passos para a definição. Não só da majoritária, como das chapas proporcionais", declarou, acrescentando que respeitará a decisão do vice-governador João Leão (PP). O pepista ainda não anunciou se permanece no posto ou se disputará o Senado: "Vou repetir, prioritariamente, será feito o que for do desejo de João Leão. Acho que conta até mais que o desejo do PP e o meu. É meritório que ele tenha prioridade na definição", acrescentou.

Em entrevista à Rádio Metrópole ontem, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffman, também comentou a pesquisa. “Os jornais ontem tentaram em manchete dizer que Lula tinha caído nas intenções de voto, mas ele mantém vantagem sobre os demais candidatos, mostrando que a população o quer como presidente da República. Seria um erro político o PT não ter Lula como candidato, ele é o único viável entre todos. Na pesquisa Datafolha, na Ipsos e na que vamos publicar na terça-feira, há uma divisão", analisou. "O país está dividido sobre essa opinião da culpa do Lula. Uma maioria dizendo que o presidente é culpado porque ele sofreu um processo de desconstrução politica pela mídia nacional e de acusação", completou. O deputado federal Afonso Florence (PT) minimizou os resultados da pesquisa e afirmou que o ex-presidente Lula ainda está forte. "O presidente Lula cresceu na pesquisa e continua a ser o líder em todos os cenários. A oposição não tem candidato forte e está perdida. O ataque político ao presidente Lula, que hoje é preso político, não surgiu efeito. O eleitorado considera que o presidente Lula é perseguido. Isso é muito expressivo. Mesmo a parcela da população que é contra Lula, acha que a condenação é perseguição".O parlamentar também comentou o desempenho do ex-governador Jaques Wagner (PT) no Datafolha, que aparece com apenas 1% das intenções de voto em um dos cenários. "O ex-ministro está fora da mídia nacional há algum tempo. O índice de conhecimento dele [por parte da população] não é muito grande. Ele não tem muita rejeição. É uma avaliação positiva, mas nós sabemos que ele é pré-candidato ao Senado. Mas, de qualquer forma, ele é uma força política nacional". 

CONTINUE LENDO


Estudante baiano vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística em Praga

Praga, capital da República Tcheca.(Foto: Divulgação)

Oito estudantes brasileiros do ensino médio, entre eles Pedro Marinho Rocha, natural de Lauro de Freitas, vão compor o time que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL) entre 26 e 30 de julho na capital da República Tcheca. Os alunos foram selecionados no último fim de semana na terceira etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) que, pelo segundo ano consecutivo, conta com o apoio do Instituto Vertere em todas as etapas. Não é a primeira vez que o Brasil marca participação na IOL. No ano passado, um grupo de quatro estudantes esteve em Dublin, na Irlanda. Na ocasião, Gustavo Palote da Silva Martins, de Londrina (PR), foi um dos destaques na competição e recebeu uma menção honrosa por se destacar na prova individual. Este ano ele repetiu a bom desempenho e vai para Praga também.  A primeira etapa da OBL aconteceu em setembro de 2017, via internet. Os estudantes fizeram o exame inicial por celular (ou computador), utilizando uma solução criada pelo Instituto Vertere. A utilização da aplicação, desde 2016, tem contribuído para ampliar o alcance Olimpíada. Em 2016, a OBL contou com 1464 inscritos; já na última edição, o número saltou para 5355 inscrições de 24 estados brasileiros. A segunda fase foi realizada no formato presencial em outubro passado.  

Além de auxiliar no contato com os polos de aplicação da prova, o Instituto Vertere forneceu todo o apoio logístico viabilizar a prova, deixando a organização da OBL focada na parte pedagógica.   A terceira etapa foi concluída na semana passada em evento presencial, a Escola de Linguística de Outono, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Durante uma semana 60 estudantes de 13 estados participaram de uma  intensa programação sobre o universo da Linguística, incluindo palestras, debates e provas olímpicas que elegeram os oito participantes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL). Os estudantes contaram com o Instituto Vertere para viabilizar a ida ao evento em São Carlos. “As Olimpíadas de Conhecimento têm o poder de transformar o ambiente escolar. Longe de criar um clima competitivo, as Olimpíadas geram um estado de encantamento pela disciplina ao conduzir os alunos a uma experiência desafiadora, com uma pedagogia diferente da em sala de aula. A pedagogia baseada em problemas, aplicada nesse tipo de evento, permite que o aluno desenvolva autonomia e, consequentemente, resgate sua auto-estima” explica Daniel Lavouras, que compõe a direção do Instituto.

CONTINUE LENDO


Brumado: IFBA Campus Brumado abre licitação para uso remunerado da cantina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, publicou no Diário Oficial da União, do dia 16 de abril de 2018 o aviso de licitação, na modalidade Concorrência, para concessão de uso remunerado do espaço físico para exploração da cantina do Campus. Os interessados podem visualizar (aqui) o Edital de Concorrência.



Aécio Neves vira réu no Supremo por corrupção passiva e obstrução de justiça

Foto: Reprodução

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou, nesta terça-feira, 17, réu o senador Aécio Neves (PSDB-SP) pelos crimes de corrupção passiva e obstrução à justiça. Com a decisão, os ministros confirmam que os indícios apontados pela Procuradoria-Geral da União (PGR) são suficientes, neste momento, para que o senador responda aos crimes por meio de ação penal. A PGR acusa o tucano de receber ilicitamente R$ 2 milhões de Joesley Batista, oriundos do grupo J&F, e de atrapalhar as investigações em torno da Operação Lava Jato. Os demais acusados, Andrea Neves, Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima se tornaram réus pelo crime de corrupção passiva. Relator do caso, o ministro Marco Aurélio afirmou que há indicativos de solicitação de vantagem indevida pelo detentor de mandato, com auxílio da irmã, Frederico e Mendherson. Sobre a atuação de Aécio nas atividades parlamentares, o ministro disse que não há como imputar crime de obstrução à justiça. No entanto, sobre este crime, a denúncia foi recebida por Marco Aurélio com base em ligações telefônicas que apontam que Aécio buscava direcionar delegados federais para atuar em inquéritos de seu interesse com a finalidade de beneficiá-lo, como narra a PGR. Barroso também lembra de trecho de conversa entre Aécio e Joesley, na qual o senador afirma que o recebimento dos valores teria que ser feito por “alguém que a gente mate antes de fazer delação”. O relator só considerou os indícios de que Aécio exerceu pressão sobre membros do governo e da Polícia Federal, para escolher delegados para conduzir os inquéritos da Operação Lava Jato.



Brumado: Polícia militar apreende substâncias semelhante a droga no bairro Urbis II

Foto: Divulgação l PM

Por volta das 11h50m desta terça-feira (17), uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª CIPM em rondas no Bairro Urbis II, em Brumado, realizou inúmeras abordagens e averiguações, tendo encontrado uma quantidade razoável de possíveis entorpecentes. O material estava escondido em uma casa abandonada no Caminho 16, onde foram encontrados 27 invólucros de substância semelhante a "maconha", 26 pinos de substância análoga à "cocaína" e 45 pedras de produto semelhante ao "crack". Infelizmente, nenhum suspeito foi encontrado nesse local. Por essa razão, as substâncias foram apresentadas na Delegacia Territorial de Brumado, onde serão tomadas as medidas cabíveis.



Erro grotesco cometido por funcionário da 18ª Ciretran causa revolta em usuária do sistema

A motorista ficou indignada e se sentiu ofendida pelo erro cometido pelo órgão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diz o ditado que “errar é humano”, mas existem setores que o erro tem que ser evitado ao máximo, já que as consequências podem ser muito sérias. Em Brumado os erros cometidos por funcionários das repartições públicas vêm aumentando de forma muito preocupante, o que revela um grau de desleixo que deveria ser evitado. Desta feita o objeto da indignação é a 18ª Ciretran que vem registrando cada vez mais reclamações nesse sentido. Dentre elas uma chamou a atenção que é da brumadense Ana Paula de Jesus Silva (35), a qual, muito indignada disparou que “ninguém gosta de ser feita de boba e foi justamente isso que aconteceu comigo”. Questionado sobre os detalhes da sua insatisfação, ela declarou que “eu fui renovar a minha habilitação que tinha sido tirada em 2007 na cidade de Campinas no Estado de São Paulo e, consequentemente, pedir a transferência de estado, já que voltei a morar em Brumado. Até aí tudo bem, mas começaram a me enrolar e quando me entregaram a CNH veio faltando o nome do meu pai, o que me causou revolta, pois considerei um verdadeiro desrespeito essa omissão” e continuou descrevendo que “aí eu fui atrás do funcionário que me informou que em 20 dias vinha uma nova CNH com o nome do meu pai inserido, mas, infelizmente não foi isso que aconteceu, porque passou mais de 2 meses para a CNH corrigida chegar e, o pior, quando chegou veio sem o nome do meu pai, o que causou um misto de tristeza e revolta”. E finalizou destacando que “mesmo pagando a taxa de R$ 70,00 para que o nome do meu pai fosse colocado no documento, já que sem o nome dele a CNH deixaria de ser um documento de identificação, eu fui ofendida dessa maneira por um atendimento muito deficitário. Espero que essa minha situação sirva de exemplo para que casos como esses não voltem a acontecer”.



Atleta brumadense vence prova na programação da Meia Maratona de Porto Seguro

O atleta Genaldo Silva conduziu o nome de Brumado para o alto do pódio (Foto: 97NEWS)

O atletismo brumadense continua brilhando e representando a Capital do Minério em grande estilo, com grandes atuações e vitórias marcantes. Desta feita foi o brilhante atleta Genaldo Silva (28) que colocou o nome de Brumado no lugar mais alto do pódio. O feito teve como cenário a paradisíaca praia de Porto Seguro, que sediou no último final de semana a prova da Meia Maratona, da qual participou a nata do atletismo, não só da Bahia, como de vários estados do país. Genaldo venceu de forma indiscutível a prova dos 10KM, que teve uma disputa muito acirrada e contou com competidores de elite. Muito emocionado ele recebeu o troféu e fez questão de destacar que “quero agradecer a todos que sempre acreditaram no meu potencial e me incentivaram a obter uma grande conquista como essa” e emendou finalizando que “é uma grande honra representar a minha Brumado e fazer com que ela alcance o lugar mais alto do pódio”.



Liberados mais 1,5 milhão para pavimentação asfáltica da estrada de Samambaia/Ubiraçaba

Léo Vasconcelos e o deputado Arthur Maia (Foto: Ascom | PMB)

No mês de março foi realizada a cerimônia de assinatura do convênio entre a Sudene e a Prefeitura de Brumado para realização da pavimentação asfáltica da BR-030 ao distrito de Samambaia. A emenda de autoria do deputado Arthur Maia foi muito comemorada por todos os moradores da região, porém existia a necessidade de continuação da obra a fim de beneficiar também os moradores da comunidade de Ubiraçaba. Demonstrando muito compromisso e responsabilidade com seu mandato parlamentar o deputado Arthur Maia, atendendo também a solicitação do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, que tem uma grande ligação com a localidade, anunciou que estaria direcionando para a realização da obra emenda no valor de um milhão e meio. Cumprindo com o compromisso o deputado Arthur Maia deu a grata notícia ao presidente Léo Vasconcelos, que está em viagem a Brasília, da liberação dos recursos que já se encontram disponíveis para cadastramento no SICONV junto a SUDENE para a obra de pavimentação asfáltica de Samambaia a Ubiraçaba. “Estamos muito satisfeitos por poder dar essa importante notícia aos moradores de Ubiraçaba e região, pois foi um compromisso firmado pelo deputado Arthur Maia quando realizamos o evento que contemplava a região de Samambaia. Desta forma podemos reafirmar nossa responsabilidade em buscar benefícios para Brumado e também a nossa parceria junto ao deputado que muito tem feito através de seu mandato para que consigamos concretizar as reivindicações da população brumadense”, salientou Léo Vasconcelos.      



Conquista: Homens tentam arremessar granadas no presídio Nilton Gonçalves

Foto: Divulgação l Polícia Militar

As duas granadas da Polícia Militar que seriam jogadas por criminosos dentro do presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, estavam amarradas a dezenas de pregos. O objetivo seria aumentar o poder de destruição dos explosivos. Os explosivos foram apreendidos na segunda-feira (16), com dois homens, que foram flagrados após denúncias anônimas. Eles estavam em um carro que circulou nos arredores do presídio algumas vezes antes da prisão. Imagens das câmeras de segurança registraram a movimentação do veículo. Dois suspeitos foram presos, Rafael Santos Leal, que carregava uma mochila onde estavam as granadas, e o comparsa dele, identificado como Jhon Freddy Oliveira Dias, que tentou fugir de carro, mas foi interceptado a cerca de 4 km do local. 

Foto: Reprodução l Vídeo

Em depoimento a polícia, os homens disseram que iriam jogar as granadas com o objetivo de matar presos que pertencem a uma facção criminosa diferente da deles. Eles foram encaminhados para o sistema prisional. A Polícia Civil investiga como os suspeitos tiveram acesso às granadas. O presídio Nilton Gonçalves é exclusivo de internos que estão em regime semiaberto. Por isso, a unidade fica localizada em um bairro residencial, com muro que dá acesso para a rua. A capacidade do presídio é de 187, mas, atualmente, abriga 309 detentos.



Brumado: Bandidos assaltam e agridem casal na praça Dr. Nelson Lula

Foto: Conteúdo l 97NEWS

No último sábado (15), um casal foi assaltado na Praça Dr. Nelson Lula, próximo a antiga Escola do Rotary Club, em Brumado. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o casal de evangêlicos tinha acabado de deixar a filha na casa de amigos, quando dois meliantes em uma motocicleta de cor preta passou pelo veículo. O motorista percebendo a ação dos meliantes tentou dar partida, mas os assaltantes retornaram já de arma em punho anunciando o assalto. O casal foi obrigado a descer do veículo e entregar os pertences aos bandidos. Um deles com uma pistola na mão acabou agredindo o marido com um coronhada na cabeça. Segundo a esposa, “após agredir com uma coronhada, o bandido apontou a arma para o seu marido perguntando se ele queria morrer? Nesse momento ele correu para o outro lado do carro", relatou a esposa. Ainda segundo o casal, os meliantes subiram na moto e saíram como se nada tivesse acontecido. "Foram questão de segundos, mas jamais sairá das nossas cabeças a violência e os palavrões gritados na hora do assalto”, comentou o marido. O fato foi registrado na delegacia local.



‘São matérias do além, carregadas de maldade que buscam adivinhar o inadivinhável’, dispara Márcio Moreira

As pré-candidaturas de Márcio Moreira (esquerda) e Manelão impactaram de uma forma inédita a política brumadense (Foto: 97NEWS)

Logo que foram oficializadas as pré-candidaturas pelo Patriota do ex-vereador Márcio Moreira e do empresário do ramo de comunicação, Emanoel Araújo Lima, o “Manelão”, um verdadeiro alvoroço no meio político local se estabeleceu, criando a possibilidade que, nunca na história do município, algo do gênero causou tanta repercussão, valendo a ressalva que o histórico, quase sempre, foi de candidatos de fora para a disputa das eleições estaduais e federais. É notório que as pré-candidaturas causaram um grande incômodo, tanto que, algumas correntes começaram a desdenhar e criticar, o que aumentou as especulações e até colocações improváveis. Nesta terça-feira (17), uma veiculação num blog local acabou colocando ainda mais “lenha na fogueira”, comprovando que a disputa pode ser mais intensa do que se podia esperar. A referida publicação acabou gerando um esclarecimento do pré-candidato Márcio Moreira, que, disparou "só me resta dizer que essas matérias são do além, pois buscam adivinhar o inadivinhável, prever um futuro de uma forma que somente o Criador pode fazer”. Moreira ainda destacou que “ao que tudo indica são matérias forjadas no sentido de nos prejudicar, mas estamos muito tranquilos porque o nosso compromisso é com o povo de Brumado e não com a inverdade. O povo saberá identificar quem tem interesse em matérias como essa, pois só visam um projeto de poder e não os benefícios que podem ser obtidos para a população” e emendou afirmando que “a nossa parceria é para 2018, momento presente, quanto ao futuro, ou seja, 2020, ainda está longe, mas quero reafirmar a parceria com Manelão, que terá todas as condições de caminhar ao nosso lado. São duas pré-candidaturas sólidas que tem um objetivo em comum e, que, se foram consolidadas, podem sim serem renovadas e ampliadas, mas, como já deixei bem claro o momento não é para tal”. Ele ainda destacou que “temos um grande respeito por todos os pré-candidatos, todos têm os seus méritos, mas a nossa proposta é diferenciada, com um raio de ação bem amplo. Mas a base é o clamor popular, o qual aponta para que já tinha passado da hora de Brumado ter candidatos que tivessem comprometimento com o seu torrão natal e com microrregião”. Questionado sobre a fala do prefeito que, segundo a matéria teria citado positivamente ao seu respeito e desdenhado de ‘Manelão’, ele foi taxativo ao declarar que “o prefeito respondeu o que lhe foi perguntado, somente isso. Agora fazer conclusões precipitadas que são tendenciosas e até maldosas, sem ao menos ouvir o outro lado, é um desrespeito aos manuais do bom jornalismo que sempre preconizam ouvir os dois lados da história. Mas, eu tenho a certeza que as “mãos da maldade”, que querem nos prejudicar, serão neutralizadas pela sabedoria do povo de Brumado que já mostrou que sabe valorizar que nada resiste à força do trabalho”.



Conheça as dez profissões com maior oferta de empregos na Bahia

Foto: Reprodução

As áreas de Administração, Comercial e Vendas, Financeira, Saúde e Telemarketing têm, hoje, o maior volume de ofertas de emprego na Bahia, segundo um levantamento feito com exclusividade pela Catho - site de intermediação de mão de obra. O ranking das dez  carreiras com mais vagas efetivas cadastradas na plataforma inclui, ainda, Tecnologia da Informação (TI), Educação, Engenharia, Suprimentos/Logística e Hotelaria e Turismo. Ao todo, as dez áreas somam 22.250 vagas abertas, com média de remuneração entre R$ 4.432,44, para cargos de Engenharia, e R$ 1.362,79 para profissionais de Telemarketing. A média  salarial de um administrador na Bahia chega a R$ 2.409,07. É uma área que ramifica muito bem. 

Foto: Reprodução

As maiores oportunidades estão no campo das rotinas financeiras, comerciais, recursos humanos. São as áreas administrativas com maior oferta. A área de Engenharia tem o melhor salário, com remuneração em torno de R$ 4.432,44. No entanto, o profissional com mais dificuldade de contratação é o de TI. A média de remuneração fica em R$ 3.136,81. No geral, os profissionais de tecnologia são os mais difíceis porque demandam uma qualificação que atenda ao que a vaga está pedindo, e muitas vezes o recrutador não encontra o que realmente precisa para a execução da atividade. 



Brumado: Municipalizar os serviços de água e esgoto seria a solução?

A antiga 'Barraginha' se tornou um verdadeiro piscinão de esgoto a céu aberto (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O grande dilema envolvendo a questão do Esgotamento Sanitário de Brumado parece estar próximo de uma possível definição, já que, além de ser ano eleitoral, outro fator preponderante é a renovação da concessão dos serviços de exploração de água e saneamento, que, até agora está em poder da Embasa. A referida empresa, que por sinal, vem tendo um grande volume de reclamações por parte da população, especialmente na questão que envolve cobranças que estariam sendo avaliadas como abusivas, também é alvo da insatisfação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que não vem poupando críticas severas contra a Embasa. Dois fatores são essenciais para que a renovação, que terá que passar pela Câmara de Vereadores, seja aprovada, que são a realização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, que envolveria recursos na ordem de R$ 30 milhões e a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, que atualmente estaria orçada em cerca de R$ 80 milhões, ou seja, o Governo do Estado, juntamente com a Embasa, teriam que desembolsar dos seus cofres a quantia de cerca de R$ 120 milhões, o que, nos tempos atuais, é, no mínimo, muito desafiador. 

O que mais se ver nas ruas da cidade, são buracos deixados pela Embasa (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O gestor em um dos seus últimos programas de rádio semanal defendeu a municipalização da concessão dos serviços para Brumado, o que, inevitavelmente, cria um enfrentamento com os órgãos responsáveis. Segundo a ideologia do prefeito o município, devido a esses empecilhos, a gerência da manutenção e operação da distribuição de água e o futuro sistema de esgotamento sanitário municipal têm que ficar a cargo do município. O que corrobora nesse sentido é que a Embasa está operando com uma extensão da concessão de contrato que venceu desde o ano de 2016, ou seja, a “cartada final” está para ser dada. Mas fica uma pergunta desafiador no ar que é, será que municipalização dos serviços de água e esgoto seria a solução?, isso somente os engenheiros e técnicos capacitados poderiam responder, mas, existem alguns sinais que podem contribuir para a solução da questão, já que, o que mais se ver nas ruas da cidade, são buracos deixados pela Embasa, além de uma operacionalidade que vem deixando muito a desejar. 

Com a retirada do esgotamento que mata parte importante da história de Brumado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Em suma, enquanto municípios com menos de 30 mil habitantes já estão se mobilizando para receber o plano de saneamento básico, Brumado desce o desnível pluvial, que é carregado pelo esgoto que “assassina” a cada dia o Rio do Antônio, que há cerca de 30 anos era limpo e sustentável, mas que hoje se tornou um verdadeiro “pinicão”. Os seus defensores, ainda sonham em ver o rio sendo despoluído com a retirada do esgotamento que mata parte importante da história de Brumado. Ao certo é que, já são 40 anos de concessão e pouco se fez pela cidade nesse sentido, em vista do montante já faturado apenas gerenciando a distribuição da água. Então, diante disso, a população espera uma “decisão já”, que pode acontecer até outubro, já que existem fortes sinais que o prefeito poderá enviar novamente o projeto do SAESB para ser votado pelo Poder Legislativo, onde ele tem ampla maioria, ou seja, caso ele vá para a pauta, as chances de aprovação são gigantescas. 

Em 2012 buscou-se a criação do Serviço de Água e Esgoto do Município de Brumado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Vale lembrar que em 2012, o Projeto de Lei nº 019, buscou a criação do Serviço de Água e Esgoto do Município de Brumado (SAESB), o qual foi para a discussão em plenária, mas após muitas discussões, e uma posição contrária da população, a maioria dos parlamentares da época assinalou um parecer desfavorável ao projeto do prefeito Eduardo Vasconcelos, fazendo com que ele fosse retirado de pauta. Agora, o resultado pode ser outro, mas caso aconteça a aprovação, o enfrentamento ao governador Rui Costa poderá ter resultados negativos para o município, que ainda não teria capacidade técnica para gerenciar os serviços.

 

 



Extremo Sul da Bahia: Coroinha de 13 anos contrai sífilis e acusa líder religioso de estupro em paróquia

Foto: Divulgação

Um menino de 13 anos que é coroinha em uma paróquia da cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia, foi diagnosticado com sífilis, doença sexualmente transmissível, e acusa o líder dos coroinhas da igreja de ter abusado sexualmente dele. O crime teria ocorrido dentro da Paróquia de Santo Antônio e está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com o G1/Bahia, o suspeito é Vitor Marques Daniel, que tem a função de acólito. Segundo a polícia, exames constataram que ele tem sífilis, mas ele nega que tenha estuprado a vítima. Conforme s polícia, o adolescente de 13 anos, que fazia parte do grupo de coroinhas da Igreja desde abril de 2017, teria contraído a doença depois do suposto crime. Ele relatou à polícia ao menos cinco abusos praticados por Vítor. 



Brumado: Mais um veículo capota na BA-148 próximo ao Loteamento Fazenda Santa Inês

Foto: Whatsapp l 97NEWS

A BA-148, conhecida por muitos pela rota de frutas e também como um dos principais acessos para a Chapada Diamantina, vem tendo um registro muito preocupante de acidentes com capotamento. Só neste mês de abril, três já foram registrados. Nó último dia 09 de abril, voltando de uma festa, cinco pessoas ficaram feridas após o motorista de um Polo perder o controle da direção e capotar na rodovia. Os ocupantes do veículo tiveram ferimentos leves. No mesmo dia, por volta das 07h da manha, um veículo Gol, capotou após tentar desviar de um cachorro que atravessou a BA-148 próximo ao Parque de Exposições. Na tarde desta segunda-feira (16), mais um acidente envolvendo capotamento foi registrado na BA-148. De acordo com a polícia militar, um veículo Gol branco capotou próximo ao Loteamento Santa Inês (Sem Terra). Ainda segundo a PM, o automóvel era conduzido por uma mulher, que perdeu o controle da direção, vindo a capotar e bater em um barraco. Não foram divulgadas as causas do acidente. A motorista foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A polícia não informou o estado de saúde da vítima.



Estudo constata que mais de 3 mil aplicativos infantis monitoram usuários sem permissão

Foto: Reprodução

Mais de 3 mil aplicativos disponíveis na loja do Google, dos cerca de 6 mil analisados por pesquisadores, monitoram crianças indevidamente. Os aplicativos analisados são destinados ao público infanto-juvenil. No total, 3.337 aplicativos apresentaram comportamento inadequado segundo as leis dos Estados Unidos de proteção a crianças com menos de 13 anos. O estudo concluiu que alguns destes aplicativos coletavam dados de localização e contatos sem pedir permissão dos usuários, e quase todos violavam os termos de serviço do Google, que proíbem os aplicativos de compartilhar dados de identificação com terceiros. Aplicativos que eram vinculados a contas do Facebook também violavam termos da rede social, que limitam o uso para menores de 13 anos, de acordo com o site Education Week. Ainda não foi realizado estudo similar para o sistema iOS, da Apple.



Criticado por parte da torcida, Guto Ferreira é o técnico mais vencedor desta década pelo Bahia

Foto: Felipe Oliveira / E.C. Bahia

Elogiado por alguns e criticado por muitos, Guto Ferreira está longe de ser uma unanimidade na torcida do Tricolor e teve poucos momentos em que conquistou a torcida nas duas passagens pelo Esquadrão de Aço. Apesar da polêmica, o atual técnico do time baiano é o mais vencedor desta década e está próximo de ser o mais vitorioso do século na equipe baiana. Até o momento Guto tem dois títulos com o Bahia, a Copa do Nordeste de 2017 e  do Campeonato Baiano de 2018. Além disso, o Guto conseguiu o acesso da segunda para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2016. Nesta década, o Tricolor só tinha conseguido dois títulos antes da chegada do atual treinador e foram dois Baianos. O primeiro foi em 2012 sob o comando de Paulo Roberto Falcão e em 2014 com Marquinhos Santos. Lembrando que o Bahia ainda têm 4 competições este ano e se ganhar qualquer uma delas, Guto Ferreira vai ser o treinador do Tricolor mais vencedor depois de Evaristo de Macedo. Isso porque neste século os dois estão empatados, Evaristo também venceu um Baiano e uma Copa do Nordeste no século XXI, ambos foram no ano de 2001. Apesar disso, o veterano leva vantagem por ter vencido outros cinco campeonatos baianos (1970, 1971, 1973, 1988 e 1998), além do Campeonato Brasileiro de 1988. Apesar desses números positivos, Guto Ferreira enfrenta duras críticas da torcida por causa do futebol pouco envolvente do Bahia na atual temporada e da ausência de jogos convincentes, já que o Tricolor investiu bastante no elenco para a temporada de 2018. Além disso, alguns torcedores ficaram com uma certa ‘mágoa’ por ele ter deixado o time baiano no melhor momento dele na equipe, quando o Esquadrão de Aço foi campeão da Copa do Nordeste de 2017, e resolveu ir para o Internacional. Uma parcela da torcida não gostou de ele ter voltado pouco tempo depois de ser demitido pelo time gaúcho. Mesmo com todas essas dúvidas e críticas, Guto Ferreira segue o seu caminho no Bahia e, caso ele consiga continuar com esta história, pode ser um dos treinadores mais lembrados da história do Esquadrão de Aço.



Remédio para prevenir HIV será produzido no Brasil e fornecido ao SUS

Foto: Reprodução

Farmanguinhos vai passar a produzir o medicamento indicado para a prevenção do HIV, conhecido como Truvada. Combinação dos antirretrovirais Emtricitabina e Tenofovir, o remédio será preparado dentro de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) com as empresas Blanver e Microbiológica. A expectativa é de que o produto feito pela PDP passe a ser fornecido para o Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo semestre. O Truvada começou a ser distribuído este ano em alguns serviços de referência do SUS dentro da estratégia de terapia pré-exposição (PrEP), em que pessoas saudáveis tomam o medicamento não para tratar a doença, mas para se proteger da infecção. Ano passado, na ocasião da primeira compra feita com a Gillead, o Ministério da Saúde anunciou que seriam gastos US$ 1,9 milhão na aquisição de 2,5 milhões de comprimidos. A quantia seria suficiente para atender uma demanda de cerca de 7 mil pacientes. A pasta estima que, com a produção nacional, o número de pessoas atendidas poderá ser ampliado. O prazo inicialmente previsto para que a Fiocruz domine toda a produção do Truvada é de quatro anos. 



Projeto de Lei sobre proteção de dados proposto pelo Senado pode frear inovação

(Foto: Reprodução)

Na terça-feira, 17 de abril, o Senado Federal receberá em plenário representantes da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) para debater os impactos do Projeto de Lei 330, de 2013, que pretende definir novos parâmetros para a proteção e uso de dados dos consumidores brasileiros por empresas privadas.  O convite, feito pelo Presidente da Casa, o Senador Eunício de Oliveira, visa enriquecer o debate batizado de “Proteção, tratamento e uso de dados pessoais”. Com isso, os congressistas vão ceder  espaço para que o diretor jurídico da entidade, Márcio Cots, possa defender os pontos de preocupação do setor de IoT em relação a possível burocratização excessiva que a medida pode impor para os desenvolvedores de tecnologias e serviços. Para Cots, a medida pode vir a ser um obstáculo para a capacidade de inovação do país e, consequentemente, para a popularização do uso de dispositivos de internet das coisas no Brasil. “Um dos dispositivos do projeto prevê que seja solicitado a autorização do usuário toda a vez que uma empresa utilize dados de um banco de clientes, mesmo que ele já tenha liberado esse acesso em primeiro momento, criando uma redundância que impacta diretamente na agilidade do desenvolvimento de projetos e novos produtos”, explica. Desde o começo de 2018, a ABINC, alinhada com a aplicação do Plano Nacional de IoT, tem intensificado os esforços para acelerar o processo de popularização do uso de tecnologia de internet das coisas no país. Com ajuda da iniciativa pública e privada, a entidade busca promover um ambiente propício para o desenvolvimento de serviços e devices nacionais, além de investir na educação sobre o tema entre o empresariado e os usuários finais.