ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


SEINF garante que irá resolver problemática de rua arrasada no Bairro Olhos D'água

A situação da rua parece de uma rua do oriente médio, arrasada pelas guerras (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os bairros mais afastados do centro da cidade são os que detém o maior déficit na área de infraestrutura urbana, resultado de um crescimento desordenado que aconteceu em Brumado, que, até hoje não tem um Plano Diretor para evitar que esse problema histórico venha a ser resolvido. A equipe do 97NEWS esteve, desta feita, no Bairro Olhos d’Água, onde ouviu alguns moradores da Rua João de Souza Neves, a qual, atualmente “ostenta” a imagem, ao melhor estilo Cabul, de “terra arrasada”. Para o aposentado Hélio Pereira (55) “a situação é uma vergonha para a cidade”. Ele ainda declarou que “se fosse numa rua de um bairro de classe média ou alta, isso não teria acontecido, infelizmente o que parece é que os pobres estão sendo esquecidos”. Já o profissional liberal Juarez dos Santos Lima (48) foi mais duro ao dizer que “a prefeitura iniciou as obras de pavimentação já tem um mês, colocando a brita e fazendo a preparação para receber o asfalto, quando as próprias máquinas acabaram estourando um esgoto, que vem causando um grande transtorno a todos nós, pois nem comer podemos mais. O prefeito vem toda hora aqui com o secretário André, mas até agora nada de solução. Caso não seja dada uma solução urgente iremos buscar o Ministério Público, pois uma situação dessas em pleno século XXI é inaceitável”.

Os moradores clamam por uma solução (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando esclarecer a questão ouvimos o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que explicou que “realmente começamos a obra, quando o esgoto estourou, o que mudou o nosso planejamento, já que a reparação teria que ser feita antes da pavimentação” e continuou relatando que “o que aconteceu é que para fazer a rede de esgotamento pluvial, que acaba recebendo a sanitária também, seriam necessárias manilhas de 40, então ao fazer o pedido para a fábrica elas estavam em falta, então tiveram que ser fabricadas, o que causou a demora”. E finalizou garantindo que “as manilhas já estão chegando e vamos retomar as obras da rede de esgoto ainda essa semana e, em seguida, iremos fazer a pavimentação asfáltica e tudo será resolvido”.

O esgoto estourado causa muitos transtornos aos moradores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


BA-262: Caminhão com carga de eucalipto pega fogo próximo a Aracatu

Alguns motoristas tentaram ajudar, mas, por sorte, o caminhão não foi atingido pelas chamas (Foto: 97NEWS)

Um fato ocorrido nesta segunda-feira (23) na BA-262, próximo ao município de Aracatu, acabou provocando um misto de apreensão e suspense. Segundo imagens passadas ao 97NEWS por colaboradores, a carga de eucalipto que estava sendo transportada acabou pegando fogo sozinha, diante disso, o motorista se desesperou e começou a ir com o caminhão para frente e para trás, no intuito de a carga se desprender sozinha e evitar que o caminhão também pegasse fogo. Ele teve sucesso na empreitada, saindo ileso do episódio. Populares e outros motoristas tentaram ajudar, mas sem muito o que fazer. Segundo informações a carga pegou fogo sozinho devido ao atrito entre a toras de eucalipto, que possivelmente tinham também um produto químico para conservação. A cena chama a atenção e pode ser visualizada no vídeo abaixo:



Polícia Federal cumpre mandado na Câmara dos Deputados

(Foto: Reprodução)

Polícia Federal (PF) está cumprindo mandado nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados. O mandado foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação foi deflagrada em conjunto com a Procuradoria Geral da República. Há mandado contra um deputado e buscas também no apartamento dele. O caso corre em sigilo, mas a TV Globo apurou que há um mandado de prisão e buscas.



Viralizou: Vídeo de PM em roda de capoeira durante a Micareta de Feira faz sucesso nas redes sociais

Foto: Reprodução

Em meio ao desfile de capoeiristas do bloco Capoeira na Micareta de Feira, no domingo (22), um policial militar surpreendeu o público ao entrar na roda de capoeira junto com os foliões. A reação de quem assistia o momento da abordagem policial foi de admiração e euforia. O policial não teve o seu nome divulgado, mas foi saudado tanto pelos colegas de farda quanto pelos capoeiristas, com abraços e apertos de mão. Segundo o site Acorda Cidade, diversas pessoas registraram o momento em seus celulares e os vídeos tiveram grande repercussão nas redes sociais.



Brumado: No dia do aniversário da mãe, adolescente é assaltado e tem arma apontada na cabeça por bandido

A caixa do aparelho foi apresentada à Delegacia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Não existe uma estatística oficial, mas o roubo de celulares em Brumado teve um aumento assustador nos últimos dias, chegando, segundo algumas fontes ligadas à área da segurança pública, a ter centenas de aparelhos levados, muitas vezes por bandidos armados, toda a semana. Neste panorama da criminalidade, um dos bairros que vêm sendo alvo dos bandidos é o Jardim Brasil, que é considerado um dos melhores da cidade, mas que, devido à violência, vem deixando os moradores muito assustados. Na manhã desta segunda-feira (23) uma mãe, moradora do referido bairro há muitos anos entrou em contato com a redação do 97NEWS para comunicar um fato que abalou a família. Segundo ela, no último sábado (21), por volta das 19h, quando ela estava organizando sua comemoração de aniversário, o seu filho, um adolescente de 15 anos, acabou vivenciando um momento que foi descrito como apavorante. “Eu pedi para meu filho ir numa casa aqui perto para pegar um material e, chegando lá, ele se deparou com dois bandidos em uma moto, sendo que um desceu logo e, com a arma na mão e apontou para a cabeça do meu filho, ordenando que passasse o celular e o dinheiro”, relatou a mãe. Ela ainda narrou que “meu filho tentou ainda entrar na casa, mas o bandido veio atrás e, mostrando estar ainda mais violento, chegou até a ameaçar que ia atirar. A sorte é que passou gente na hora e o outro comparsa que estava na moto chamou ele para fugir com rapidez”. Segundo a mãe o seu filho ficou muito abalado, tanto que teve dificuldades para ir para a escola, assustado e olhando para a rua para ver se estava tudo bem. A falta de contingente policial e, consequentemente, de uma ronda mais ostensiva continuam sendo fortes aliados dos bandidos que voltaram a apavorar a cidade.



Fann Estourado já está em São Paulo gravando sucesso “Lembrar da gente” com reconhecido produtor musical

Foto: Divulgação

O artista brumadense Fann Estourado, já se encontra em São Paulo realizando as gravações do seu novo sucesso “Lembrar da gente”. Com o intuito de levar sempre o melhor para o seu público , o artista está gravando seu novo sucesso com um grande produtor, reconhecido nacionalmente: Bolinha. O produtor musical Bolinha conta com a experiência nacional, pois já trabalhou com importantes nomes da música brasileira: Alexandre Pires e Alex e Ronaldo. Além disso, o produtor já atuou como sanfoneiro nos shows e gravações de DVD de artistas como Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Marília Mendonça, Roberta Miranda e outros. Então com todo esse reconhecimento, bagagem e competência ele irá produzir a música do artista brumadense Fann Estourado.



Professores do Idalina fazem paralisação relâmpago por falta de material pedagógico; SEMEC explica e resolve rápido a situação

A Escola Idalina Azevedo é uma das maiores do município (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Funcionando no sistema de ensino integral, a Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo hoje conta com cerca de 400 alunos e é considerada uma das maiores do município. Isso faz com que o quadro de funcionários e professores seja grande, o que requer automaticamente uma boa logística. Na manhã desta segunda-feira (23), essa logística acabou falhando segundo os professores, que decidiram realizar uma paralisação relâmpago por falta de material pedagógico e também de internet. Em contato com a redação do 97NEWS, alguns professores relataram que falou pincel atômico e outros materiais e, como não tinha internet na sala reservada, ficou difícil elaborar as aulas, o que provocou a paralisação. Por volta das 10h30m, um grupo de professores foi à SEMEC, onde o problema foi momentaneamente sanado com a liberação de material para ser usado de forma provisória. Em contato com a secretária municipal de Educação, professora Edneia Ataíde, ela explicou ao 97NEWS que “como a empresa que ganhou a licitação do material pedagógico é de Feira de Santana, ela não faz a entrega aos poucos e sim em grande escala, mas, foi como eu expliquei aos professores do Idalina, amanhã ou quarta-feira uma nova carga está chegando e todo o material será disponibilizado, resolvendo o problema por completo”. Ela ainda citou que “a questão da internet foi causada por um cabo que acabou dando problema, mas a empresa irá resolver isso ainda hoje”. Após a reunião e com o posicionamento positivo por parte da secretária, os professores voltaram às suas atividades normais.  



Brumado: 'COMDICA' tem novos conselheiros para o biênio 2018/2020

Foto: Divulgação

A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), tomaram posse no último dia 18 de abril na sede da Central dos Conselhos. Os novos conselheiros foram eleitos após votação e em seguida nomeados por meio do Decreto Municipal nº. 5.058 de 18/04/2018. Foram eleitos para presidente para gestão 2018/2020, Célia da Silva Santos, representante da SESOC e  vice-presidente, Miriam Silva Pinto, representante da Associação da Pessoas com Deficiência de Brumado e Região (APDEMB). O ex-presidente, Paulo Esdras ressaltou a importância da manutenção do Conselho, espaço este responsável pela deliberação e monitoramento das políticas públicas na área da criança e do adolescente. Válido mencionar, que as instituições da sociedade com assento no Conselho, foram eleitas em assembleia especifica, realizada no dia 28 de amrço de 2018.



A desculpa do 'preso político'

(Imagem Ilustrativa)

Enfrentamos tempos difíceis neste Brasil que tenta se consertar. Parece haver surgido, em nosso país, uma fé na popularidade de forma incontrolável, a ponto de se considerar um político que outrora fora popular, ou que poderá ainda sê-lo, uma figura jurídica de inimputabilidade. Ora, sejamos francos, o ex-presidente Lula nada tem de preso político. Passou pelo crivo do Judiciário em todas as instâncias, e, ainda assim, a esquerda tenta a qualquer custo se aproveitar da desinformação da grande maioria do povo brasileiro, que nem sequer lê jornal, na maioria das vezes em função da pouca escolaridade. São 11,8 milhões de analfabetos, um terreno fértil em que brotam as brechas ideológicas esquerdistas para envolver num manto de vitimização o ex-presidente, alegando ser ele um “preso político”, a fim de manipular os pobres incautos. 

Contudo, para ser considerado um preso político pela nossa legislação, é preciso ter cometido um crime político previsto na Lei de Segurança Nacional, e isso é bem claro. Senão, vejamos: A Lei de Segurança Nacional (L 7.170/1983) prevê como crime político atos que "lesam ou expõem a perigo de lesão a integridade territorial e a soberania nacional; o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito; e a pessoa dos chefes dos Poderes da União". Então vem a pergunta: Por acaso ele se enquadra nessa situação? Evidentemente não. Ele foi, sim, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.  A grande verdade é que aqueles que fogem da leitura eminentemente jurídica elaboram uma “manobra diversionista” com o intuito de caçar incautos, alimentar-se da ignorância do povo brasileiro e fazer, acima de tudo, brilhar a estratégia esquerdista, desqualificando o Judiciário brasileiro e propagando o alarmismo político persecutório a um presidente que foi julgado com todos os requisitos pertinentes ao Estado Democrático de Direito na sua plenitude. Como se não bastasse, tenta a esquerda se valer de problemas internacionais para dar visibilidade e veracidade ao que não é real. Portanto, o populismo na América Latina, apregoado pelos representantes da velha esquerda, está perdendo espaço, de tal forma que o conservadorismo surge como uma opção, e mais, perdeu-se a vergonha de identificar como cidadão aquele que compactua com os ideais conservadores, afinal, se pensarmos bem, transformar um condenado por corrupção em perseguido político é a última cartada dos sonhadores de Marx, que afundaram o país nesta imensa crise, tudo porque Lula é popular, e ser popular num país de desinformados pode facilmente permitir que a pena por um crime se converta na salvadora “perseguição política”..

Fernando Rizzolo é Advogado, Jornalista, Mestre em Direitos Fundamentais

CONTINUE LENDO


Brumado: Bandidos arrombam loja de móveis e ‘fazem a limpa’ no cofre

A Polícia Técnica esteve no local na manhã desta segunda-feira para fazer a perícia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os arrombamentos continuam sendo a atividade criminosa mais praticada em Brumado, ainda mais agora, que os mesmos parecem bem mais articulados, possivelmente com um “estudo” prévio do local e até dos proprietários. Nesse final de semana, mais precisamente no final da tarde de sábado (21), bandidos pularam o muro que fica numa residência na rua dos fundos de uma loja de móveis situada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, no centro da cidade, e, utilizando um pé de cabra, uma alavanca de cerca de 2 metros e várias ferramentas, conseguiram violar uma das portas de acesso, quebrando, em seguida os vidros da gerência, onde ficava o cofre. Numa operação meticulosa, os bandidos ficaram horas até conseguirem arrombar o cofre, subtraindo uma quantia em dinheiro e vários cheques. Eles saíram do local tranquilamente, mesmo sendo a loja totalmente monitorada eletronicamente, o que deixa a suposição, que o sistema tenha sido desligado. Segundo informações colhidas pela nossa equipe o arrombamento só foi notado na manhã desta segunda-feira (23), onde a Polícia Técnica foi acionada para fazer a perícia do local e buscar pistas dos autores do crime. Segundo fontes que pediram reserva de identidade, o prejuízo foi alto, mas, como existia um grande número de cheques, que devem ter sido sustados, o valor pode ter uma queda significativa.



Desapropriação: ‘Estou sendo perseguido por fazer oposição ao prefeito’, afirma ‘Osmani da Borracharia’

O empresário Osmani Meira (esquerda) se diz perseguido por fazer oposição ao gestor (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um impasse que tem uma década e meia teve a sua definição na manhã desta segunda-feira (23), já que uma ordem de desapropriação foi expedida pela Justiça contra o microempresário Osmani da Silva Meira (48), o popular “Osmani da Borracharia”. Ele que instalou, há 20 anos, o seu empreendimento num terreno da união, que pertence ao DNIT, e, de lá para cá, iniciou uma luta na justiça para buscar a legalização do terreno, entrando com vários recursos em todas as instâncias. Com o processo transitado em julgado a desapropriação é inevitável, o que gerou um protesto do microempresário, o qual afirmou que “estou sendo injustiçado, pois aqui em Brumado têm outros casos como o meu” e emendou em tom ácido ao disparar que “eu estou sendo perseguido fazer oposição ao atual gestor, mas quem conhece a minha luta sabe que eu só quero trabalhar e dar o pão para os meus filhos”. E finalizou destacando que “o prefeito me persegue há uns 15 anos e agora ele conseguiu o que pretendia, deixar um pai de família na rua. Agora para os ricos ele não age dessa forma, está tirando o pão da boca de um trabalhador, sem falar nos 5 funcionários que também estão sendo prejudicados”. A desapropriação, que foi ordenada pela Justiça Federal, pode acontecer ainda essa semana, já que, segundo a administração municipal, uma importante obra será realizada no local. Já segundo o empresário o prédio foi somente embargado e não pode ser demolido, tem que ser devolvido para o DNIT. Confira abaixo o vídeo desabafo:

A edificação onde fica a borracharia poderá ser demolida ainda esta semana (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Governador Valadares: Acidente com ônibus, carreta e caminhonete deixa mortos e feridos na BR-116

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Seis pessoas morreram em um acidente envolvendo uma caminhonete, uma carreta e um ônibus na BR-116, próximo a Governador Valadares, na madrugada desta segunda-feira (23). Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, 12 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital de Valadares; ainda não há informações sobre o estado de saúde delas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a caminhonete seguia sentido Valadares, invadiu a contramão e bateu de frente com a carreta, que seguia em direção a Teófilo Otoni. Com o impacto, o motorista da carreta perdeu o controle da direção e bateu no ônibus que estava atrás da caminhonete. O trânsito no local ficou totalmente interditado por cerca de quatro horas e já foi liberado. O acidente foi por volta da meia-noite. Todos os mortos estavam no ônibus de turismo que havia sido fretado para levar um grupo de pessoas de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, para Belo Horizonte. A PRF informou que entre as vítimas estão duas idosas, de 76 e 75 anos, um estudante de 20 anos e um policial reformado, que não teve a idade divulgada. Os outros dois mortos ainda não foram identificados. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Valadares.



Rui autoriza início imediato de construção da Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa autorizou, na última sexta-feira (20), o início imediato das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde que atenderá a região de Paulo Afonso, no Vale São-Franciscano da Bahia. Com um investimento de R$ 22 milhões, está prevista a execução dos trabalhos, a compra de equipamentos e mobiliário e também a aquisição de micro-ônibus para o transporte de pacientes residentes nos outros municípios do consórcio público de saúde, que inclui, Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida e Pedro Alexandre. A policlínica terá salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico. Na ocasião, o governador autorizou também o convênio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com a prefeitura de Paulo Afonso, no valor de R$ 2,9 milhões, para a implantação de dez leitos de Terapia Intensiva (UTI) no hospital municipal.



‘A situação está cada dia pior’, protestam moradores da região de Furado de Maria Nova

Por causa da situação precária das estradas, os caminhões pipas não estão indo fazer a distribuição em várias comunidades (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação em várias comunidades rurais de Brumado vem ficando cada vez pior, resultado direto da situação das estradas vicinais, que estão praticamente intransitáveis. Uma das que mais vem sofrendo nesse ponto é da região de Furado de Maria Nova. Em contato com a redação do 97NEWS a representante da referida comunidade, como também de Água Boa e Canudos, Rosângela Ribeiro Leite não escondeu a sua grande preocupação a declarar que “realmente a situação das estradas da nossa região estão caóticas, tanto que em vários locais não tem nem como passar”. Ela continuou explicando que “nem pelas quais passam o ônibus escolar estão trafegáveis, tanto que tem motorista pagando do próprio bolso para arrumar a estrada”. Mostrando uma certa irritação ela disparou que “agora o pior problema que estamos atravessando é a falta de água, já que os caminhões pipas não têm ido fazer a distribuição em várias localidades, somente na sede. Como os pipeiros trabalham por quilometragem não compensa a eles irem em locais mais afastados com as estradas ruins, já que podem acontecer problemas mecânicos”. E finalizou citando que “nós já fomos diversas vezes ao setor de infraestrutura, já enviamos ofícios, mas até agora nada. Espero que eles venham a se sensibilizar com a nossa situação, pois não podemos mais continuar vivendo desse jeito”.



Morre, aos 81 anos, Waldyr Sant'anna, primeiro dublador de Homer Simpson

Foto: Reprodução

O ator e dublador Waldyr Sant'anna, lembrado por ter dado voz à versão brasileira de Homer Simpson durante as primeiras temporadas de Os Simpsons, morreu no sábado (21), aos 81 anos. Ele também dublou o personagem de Eddie Murphy em Um Príncipe em Nova York, também atuou em diversas novelas e produções da TV aberta, como Roque Santeiro, da Globo, em 1985. O colega de dublagem, Guilherme Briggs, publicou uma homenagem em seu Instagram. "Ele sempre era calmo, tranquilo e bem humorado, o que fazia toda a diferença. [...] Inteligente, espirituoso, criativo, divertido e dono de um delicioso humor, Sant'Anna era muito querido por todos nós na dublagem", escreveu.



Endocrinologista Drª Minelli Salles na Clínica Master

Foto: Divulgação

Não é de hoje que a endocrinologia vem despertando o interesse de muita gente. Ela é uma das especialidades médicas mais requisitadas atualmente e é de suma importância para manter a saúde em dia. O médico endocrinologista é responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo e ainda diagnosticar e tratar doenças de distúrbios hormonais. A falta ou o excesso de hormônios provocam várias doenças como, obesidade e complicações como a diabetes; hipotiroidismo; hipertiroidismo; nódulos de tireóide; câncer de tireóide; distúrbios do crescimento e desenvolvimento; menopausa; andropausa; distúrbios do metabolismo do cálcio e fósforo; além de alterações da glândula hipófise, por exemplo, alterações do hormônio do crescimento entre outros. Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente endocrinologista Drª. Minelli Salles. Rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Brumado: Empossados os novos membros do CMAS para o biênio 2018/2020

Foto: Divulgação

No último dia 19 de abril, foram empossados na sede da Central dos Conselhos, os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A Plenária extraordinária teve como pauta a finalização das atividades da gestão 2016/2018. A posse dos novos conselheiros, por meio do Decreto Municipal nº. 5.056 de 12/04/2018,  terá presidente e vice-presidente para gestão 2018/2020. Após votação, foram eleitos para Presidente, Denise Alves Pinto e  Vice-Presidente, Gilberto Lima Dias. A ex-presidente do CMAS, Magna Nunes  ressaltou  a importância da manutenção do Conselho, espaço este responsável pela deliberação e monitoramento das políticas públicas no âmbito  da assistência social. Por outro lado, os novos empossados  assumiram o compromisso na efetivação das ações pertinentes ao referido Conselho, no município de Brumado.



Brumado: Campanha de Vacinação contra a Gripe se inicia hoje (23); Dia D será 12 de maio

(Divulgação)

Com a entrada do Outono que é sequenciado pelo Inverno, os casos de gripe começam a ter um aumento significativo em alguns locais do país. Em Brumado, por ser um lugar que na grande maioria do ano os termômetros registram temperaturas na casa dos 30 graus, essa tendência é bem menor, mas, de uns anos para cá, os casos aumentaram, o que fez com que a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificasse as campanhas. Neste ano de 2018, essa metodologia voltará a ser aplicada, então diante disso, a Campanha de Vacinação que será iniciada na próxima segunda-feira (23) terá uma atenção especial por parte da SESAU. Outro fator importante que precisa ser ressaltado é que o DIA D da campanha será no dia 12 de maio, um sábado, o que facilita a população. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O público alvo da campanha é:

- Pessoas a partir dos 60 anos de idade;
- Crianças de seis meses a cinco anos de idade;
- Gestantes, ou mulheres que deram à luz há até 45 dias;
- Trabalhadores da saúde;
- Indígenas;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Professores;
- Presos.



Enem: mais de mil provas podem ter sido fraudadas no ano passado

(Foto: Reprodução)

Porta de entrada para as maiores universidades do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por ter sido fraudado em mais de mil casos no ano passado, de acordo com a Folha. Segundo a publicação, pelo menos 1.125 provas estão sob suspeita. A matéria aponta que as avaliações estão dentro de grupos com padrão de respostas tão semelhantes entre si que, estatisticamente, é improvável que não tenha havido algum tipo de cola nesses casos. Investigações conjuntas do Inep (órgão federal responsável pelo Enem) e da Polícia Federal confirmaram até hoje apenas 14 casos de fraude. A gestão Michel Temer diz que usa estatística e outros meios para combater as colas. O estudo da Folha identificou tanto duplas de provas suspeitas, o que indica algum tipo de cola rudimentar, quanto grupos com até 67 candidatos suspeitos, apontando para um esquema mais sofisticado de transmissão de respostas.  A pesquisa considera apenas candidatos que ficaram entre as 10% melhores notas, entre as edições 2011 e 2016, o que representa um montante total de 3 milhões de provas analisadas. Com essa pontuação, o candidato consegue ingressar em cursos concorridos como medicina, direito ou administração.



Inscrições para o Encceja terminam na próxima sexta-feira

Foto: Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) deste ano vão até a próxima sexta-feira (27).  As provas serão realizadas no dia 5 de agosto. O sistema de inscrição pode ser acessado na página do Encceja na internet. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame. A participação é voluntária e gratuita. Durante a inscrição, o participante deve ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Na inscrição, o participante também precisa escolher a instituição na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência. Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.