ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Criança de 2 anos morre após ser espancada pelo padrasto em Barra da Estiva

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Samuel Lucas Oliveira Mari, uma criança de 2 anos, morreu na noite da última sexta-feira (20) após agressões do padrasto identificado como Rafael Cires Ferreira, 20 anos, no último dia 11 de abril. O caso ocorreu no município de Barra da Estiva. O padrasto tomava conta do menor depois que a mãe da criança saiu para trabalhar por volta das 7h. No trabalho, a mãe teria recebido uma mensagem de texto do companheiro dizendo que seu filho tinha caído da cama após uma convulsão. A mulher voltou rapidamente para casa e o casal levou o menino para o Hospital Municipal de Barra da Estiva. A equipe médica da unidade de saúde desconfiou das marcas roxas no corpo da criança e acionou o Conselho Tutelar do município. Foi então que o suspeito da agressão pediu R$ 100 para a mulher, com a justificativa de que compraria remédios para a criança, mas fugiu em seguida. O suspeito e a mãe da criança estavam juntos há 3 meses. Por causa da gravidade dos ferimentos, o menino foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Chegando na unidade, os médicos analisaram os ferimentos da criança e levantaram suspeita de abuso sexual, informação que só será confirmada após análise pericial da polícia. O delegado responsável pelo caso, Joildo Souza dos Humildes, informou que a mãe registrou a ocorrência no mesmo dia do crime. O delegado do caso declarou que um pedido de prisão temporária contra o suspeito foi pedido à Justiça. O corpo do menino foi liberado para sepultamento na manhã do sábado (21). O suspeito do crime é de Cubatão, em São Paulo, e mantinha uma relação com a mãe da criança há três meses. 



Municípios do sudoeste baiano debatem a saúde pública na Bahia em Oficina de Gestão

(Foto: Divulgação)

Vitória da Conquista foi palco para o debate sobre a Saúde Pública da Bahia e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, durante a realização da Oficina de Gestão Municipal em Saúde, que contou com a participação do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. O evento, que reuniu mais de 20 municípios do Sudoeste baiano, foi realizado pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), e contou também com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais, profissionais da área, estudantes e membros da sociedade interessados no tema. Durante a Oficina, o secretário de Saúde apresentou as ações do Governo da Bahia que vêm revolucionando a Saúde Pública e o atendimento pelo SUS no Estado, tornando-se exemplo para o Brasil. “Nós resolvemos criar os consórcios de saúde para modificar o modelo antigo e já superado de atendimento pelo SUS. Hoje já são 18 consórcios criados em toda a Bahia e cada um deles contará com uma Policlínica Regional, como a que estamos construindo aqui em Vitória da Conquista para o atendimento dos municípios que compõem o consórcio do Sudoeste”, explicou.   Vilas-Boas apresentou ainda todos os investimentos em Saúde feitos pelo governador Rui Costa em Vitória da Conquista, começando pela Policlínica, que já está em construção e deverá ser entregue até o final do ano ou início de 2019. “Na Bahia inteira a gente já aplicou mais de R$ 15 bilhões em Saúde e abrimos mais de mil leitos em todo o Estado em três anos. Aqui em Conquista, já entregamos a UPA - que é a mais resolutiva de todo o estado – estamos construindo a policlínica, que vai atender 28 municípios e uma população equivalente a mais de 600 mil habitantes, a ampliação da emergência do Hospital de Base, a construção do Centro de Diagnóstico de Imagem, a construção de novos eleitos de UTI para o HGVC, a reforma do Afrânio Peixoto, que será um hospital para a realização de cirurgias, além da implantação da fábrica da Bahia Farma, que já conta com investidor e, espero, ainda no mês de maio, vir aqui com o governador assinar a ordem de serviço para a instalação da fábrica”, listou.

(Foto: Divulgação)


Endureceu: ‘Essa situação dos cães errantes é uma vergonha para Brumado’, dispara Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro subiu o tom do seu discurso para falar do problema dos cães errantes em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecido por sua eloquência e coragem em “tocar na ferida” dos principais problemas vivenciados em Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT), desta feita, endureceu o seu discurso contra a situação dos cães errantes, que, ultimamente, se tornou ainda pior, já que vários casos de pessoas atacadas por esses animais começaram a ganhar uma forte repercussão. Em seu discurso na sessão desta sexta-feira (20) do Poder Legislativo, Zé Ribeiro fez um discurso impactante abordando essa temática, a qual ele denominou como “vergonha”. Muito seguro e mostrando um grande conhecimento da causa, o vereador declarou que “esse problema dos cães errantes em nossa cidade é muito antiga e vem mostrar uma inoperância dos poderes constituídos em resolver essa questão que hoje se tornou crônica”. Mostrando certa irritação com a situação, ele endureceu a sua fala ao dizer que “a administração municipal sempre fez corpo mole quanto a essa questão, alegando que o problema não é mais de sua alçada após a interferência dos defensores de animais e da Promotoria Pública que acabaram nas ações que sacrificavam os animais que estavam doentes, principalmente com Calazar” e continuou alegando que “isso acabou contribuindo para que o problema se agigantasse, tanto que hoje já está à beira do incontrolável. Na gestão passada foi criado um abrigo, mas o mesmo, além de muito longe é insuficiente, tanto que hoje está paralisado”. O parlamentar ainda lembrou que “temos conhecimento que outros municípios da região colocam os cães em carrocerias e despejam aqui nas entradas da nossa cidade, o que agrava ainda mais esse quadro extremamente preocupante”. E concluiu comunicando que “vou buscar o apoio de todos os vereadores para que possamos pressionar os órgãos responsáveis para agir com urgência para resolver essa questão que é de saúde pública. Nessa semana eu também irei ao Ministério Público pedir para que o posicionamento seja revisto, pois do jeito que está não dá para continuar, ou será que um episódio com alguma vítima grave vai ter que acontecer para que as providências sejam tomadas”.

A situação dos cães errantes em Brumado se tornou caótica (Fotos: 97NEWS)


Dois jovens morrem em acidente de moto na BA-156 entre as cidades de Jacaraci e Mortugaba

(Fotos: D10)

Dois jovens morreram após se envolverem em um acidente de moto que ocorreu no início da noite deste sexta-feira (20) na BA-156, trecho que liga as cidades de Jacaraci e Mortugaba. Segundo informações divulgadas pelo site Paulo Publicidade, a motocicleta teria batido de frente com uma caminhonete modelo D20. O ocupante da moto que vinha na garupa, identificado como Daniel Oliveira Moura, de 24 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor, de prenome Yago Jackson, de 23 anos, fraturou uma das pernas e um braça e tevês várias escoriações, sendo encaminhado em estado grave para o hospital. Segundo a mesma fonte, Yago chegou a ser levado para o Hospital Regional em Guanambi, mas veio a óbito no fim da noite. Os dois jovens eram da cidade de Jacaraci onde deverão ser sepultados neste sábado (21).



Controlar como as crianças usam a tecnologia: prevenção ou invasão de privacidade?

(Foto: Reprodução)

Existem muitas maneiras de saber o que uma criança está fazendo online: os aplicativos de geolocalização estão disponíveis como uma ferramenta para cuidar dos pequenos enquanto navegam na internet. Há também aplicativos que regulam o conteúdo que pode ser acessado, outros com acesso ao microfone para ouvir o som de onde estão ou até mesmo gravar tudo o que acontece na tela do aparelho, por meio de captura em vídeo. Embora essas ferramentas pareçam ser a grande solução para os problemas que todos os pais de um nativo digital podem ter, nem todos os aplicativos de controle parental funcionam da mesma maneira, nem têm as mesmas características. Portanto, a ESET América Latina recomenda analisá-los e utilizá-los de acordo com as necessidades de cada família.

Muitos controles que, a princípio, parecem ser úteis para os pais, acabam sendo invasivos, o que causa uma reação negativa. A criança, em vez de se sentir protegida e feliz, sente-se invadida e procura fugir desses controles. "A ESET acredita que a chave não está no controle que é implementado, mas no diálogo e no acompanhamento das crianças no mundo digital, assim como faríamos no mundo físico. Trata-se de ensiná-los, por meio do diálogo e com o apoio de ferramentas digitais, quais são os perigos e riscos na internet, quais são suas responsabilidades, o que deve e não deve ser feito e quais são as formas de se proteger ", afirma Cecilia Pastorino, especialista em segurança de TI da ESET América Latina. As aplicações de controle parental são muito úteis quando as crianças são mais novas, quando começam a utilizar o computador ou têm o primeiro celular. No entanto, ao entrar no início da adolescência, essas ferramentas são cada vez mais difíceis de manter ou implementar. Portanto, a chave é liberar os controles e transferir as responsabilidades lentamente, à medida que crescem e entendem como se comportar online. O objetivo deve ser que a criança entre na adolescência totalmente capacitada e entenda os riscos que existem na internet e como se proteger e, acima de tudo, com a confiança e tranquilidade de poder falar com seus pais se algo os preocupa ou os incomoda. Para conseguir isso, o diálogo e o acompanhamento devem começar bem antes dessa idade, no momento em que a criança começa a frequentar o ambiente digital. A chave para tornar o controle parental uma ferramenta útil para pais e filhos é ela ser uma forma de cuidado e não um controle imposto. Uma vez escolhido o aplicativo que atende às necessidades da família, é melhor instalá-lo e configurá-lo junto com a criança. Antes, você deve estabelecer quais são as regras básicas para o ambiente online e quais são as responsabilidades da criança, explicar que a aplicação do controle dos pais é uma forma de cuidado no mundo digital e que eles o instalarão juntos. Por fim, esses relatórios também são muito úteis para saber quais são os aplicativos que a maioria das crianças usa ou que mais gostam. Conhecer seus interesses é um bom ponto de partida para começar a falar sobre o cuidado digital. É importante entender que talvez as crianças conheçam melhor como um aplicativo funciona ou tenham mais habilidades ao usar o dispositivo móvel, mas são os adultos que mais sabem sobre os riscos e perigos que podem estar à espera deles.

CONTINUE LENDO


Concurso da Polícia Civil da Bahia acontece neste domingo

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Serão realizadas neste domingo (22), em Salvador, as provas objetivas e discursivas do concurso público da Polícia Civil. Os quase 50 mil inscritos concorrem por uma das mil vagas ofertadas para a corporação, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. Do total registrado, o maior número de inscrições válidas foi para o cargo de investigador, com 35.036 candidatos, seguido dos cargos de delegado, com 10.658 inscritos, e de escrivão, com 2.426 candidaturas. Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Polícia Civil, o certame é organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho - Fundação Vunep. Os candidatos inscritos deverão comparecer ao local de provas indicado pelo cartão informativo, disponível no site da organizadora, pelo menos uma hora antes do horário de abertura dos portões, marcada para as 8h, horário de Brasília. Aqueles que ainda não conseguiram acesso ao documento deverão consultar o site da Fundação Vunesp ou entrar em contato pelo número (11) 3874-6300, de segunda a sábado, exceto feriados, das 8h às 20h, horário de Brasília. Os portões dos locais de prova serão fechados, impreterivelmente, às 9h. O acesso às salas será permitido mediante a apresentação do documento de identificação oficial, com foto e em bom estado de conservação, além do cartão informativo. O certame será realizado no turno matutino, somando, ao todo, cinco horas de prova. O candidato poderá deixar o local portando o rascunho do gabarito das provas objetivas depois de transcorridas 4h30 de prova. Não será permitido levar os cadernos de provas objetivas e discursiva após o término do concurso. É necessário que o candidato compareça portando caneta esferográfica, na cor preta, de material transparente, bem como lápis preto e borracha. É vetado o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos  A primeira etapa do certame será composta por provas objetivas, com questões de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, totalizando cem questões – regras válidas para os três cargos. Já a segunda etapa, inteiramente discursiva, terá avaliações diferentes para cada função. Candidatos ao cargo de delegado terão de desenvolver estudos de caso e peça processual; já os inscritos para as funções de investigador e escrivão irão responder questões dissertativas. As próximas etapas do concurso, previstas em edital, compreendem a realização de exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social. Os aprovados no certame, quando nomeados, terão remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, no valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais. A convocação para as provas deste final de semana foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 11 de abril – o documento também está disponível no Portal do Servidor e no site da Fundação Vunesp.



Sindicato oferece recompensa de R$ 10 mil por informações sobre a morte do delegado Marco Torres

Foto: Divulgação

No intuito de colaborar com a equipe de investigação, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB) está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil para quem fornecer informações que identifiquem os autores da morte do delegado Marco Torres, titular da Delegacia de Barra da Estiva. A denúncia pode ser feita anonimamente através do telefone (77) 98104-1010. De acordo com o presidente da entidade, Fabio Lordello, a iniciativa tem o condão de contribuir para a elucidação do crime. “Nossos colegas estão focados e a Diretoria da ADPEB decidiu oferecer a recompensa por entender que este é mais um mecanismo que pode auxiliar e agilizar as investigações. Temos absoluta confiança na capacidade da equipe de policiais designada”, explica. O corpo do delegado Marco Torres foi encontrado carbonizado no município de Anagé, na última sexta-feira, dia 13. De acordo com relatos, o servidor desapareceu logo depois que viajou de Barra da Estiva para Vitória da Conquista -- a distância entre as duas cidades é de cerca de 190 quilômetros. Marco Torres dirigia uma caminhonete e levava uma motocicleta na carroceria.



Brumado: ‘Os vereadores do bairro são oposição, mas o povo tem que ser a situação da vez’, protestam moradores da Benjamim Santos

'Eu já cheguei a acordar na madrugada para socorrer um motociclista que se acidentou, diz morador (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Considerado como o maior bairro de Brumado, o São Félix tem, ao longo dos anos, tido representantes que optaram por atuar nas “trincheiras” da oposição. Essa tendência continuou na atual gestão, o que já começa a gerar posicionamentos de protesto por parte de moradores. A equipe do 97NEWS esteve, a pedido de moradores, na Rua Benjamim Santos nesta sexta-feira (20), os quais, a princípio reclamaram sobre as condições precárias da rua e da Ponte do Padre. O pedreiro Orlando Pires Santana (51), um tanto quando insatisfeito, relatou que “aqui já teve um buraco que demorou dois anos para consertar, o qual caiu carro e moto e eu já cheguei a acordar na madrugada para socorrer um motociclista que se acidentou.

 

Na rua Francisco Ramos consertam os buracos, mas a obra não foi bem-feita (Luciano Santos l 97NEWS)

Aqui na Francisco Ramos tem 30 dias que consertaram um buraco, mas a obra não foi bem-feita e o buraco já está voltando, isso é um desperdício do dinheiro público. Eu já trabalhei com Mestre Eufrásio e as obras eram feitas com cimento, agora nem cimento usa mais. Situação difícil de entender”. Agora, o segurança Leandro Ferreira Santana (36) disparou uma frase impactante ao citar que “a nossa rua está abandonada e até agora nenhuma providência foi tomada, um total esquecimento do poder público. Aqui temos os vereadores da oposição, mas o povo tem que ser a situação da vez” e continuou argumentando que “o São Félix é o maior colégio eleitoral e não pode ficar dessa forma, sofrendo por causa de rivalidades políticas. O povo tem que aprender a votar para não ficar sofrendo depois, porque o que vivemos aqui é um total desrespeito”. Diante desse quadro, os moradores querem maior representatividade para o bairro, pois ficar “remando contra a maré” vem sendo muito prejudicial.



Lia Teixeira comemora assinatura do convênio da FUNASA para inícios das obras do sistema de abastecimento de Cristalândia e região

A vereadora Lia Teixeira comemorou a grande conquista (Foto: Assessoria Parlamentar)

Um dos maiores sonhos dos moradores dos Distritos de Cristalândia e Umburanas e das comunidades de Várzea de Área, Barreiro Branco e Morrinho já começa a se tornar uma realidade. A obra que vem sendo pleiteada há muito tempo é uma conquista da vereadora Lia Teixeira (PDT) junto ao deputado federal Arthur Maia (DEM), que foi o autor de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão que está sendo viabilizada por meio da FUNASA por meio do convênio 491. A licitação deverá ocorrer até junho, o que projeta que as obras possam se iniciar ainda este ano, consolidando assim uma das maiores vitórias da região de Cristalândia, que, por ironia do destino, é o local onde foi construída a barragem que serve a Brumado e até a outros municípios da região, mas, em contrapartida, por lógica, as comunidades que seriam as primeiras a receberem a água tratada, acabaram sendo uma das últimas. Na sessão desta sexta-feira (20) da Câmara de Vereadores de Brumado, a vereadora Lia Teixeira comemorou a assinatura do convênio e a posterior liberação da verba declarando que “eu tenho um compromisso muito grande com Cristalândia, a terra de minha família, e também com Umburanas e as comunidades de Várzea de Areia, Morrinhos e Barreiro Branco, então, ao contrário de muitos que não compreendem a filosofia da força do trabalho, nós buscamos a realização deste sonho sem muito alarde, mas agora podemos comemorar mais essa grande vitória”. Ela ainda fez questão de dizer que “tenho que fazer um agradecimento público ao deputado Arthur Maia que, desde os primeiros momentos, não colocou objeções ao nosso pleito, muito pelo contrário, mostrou a sua competência ao obter essa conquista histórica para a região de Cristalândia”. E finalizou citando que “sabemos que a região possui outras grandes necessidades e reafirmamos o nosso compromisso nesse sentido, em trabalhar, em conquistar e não prometer o que não podemos fazer. Esperamos que as pessoas tenham cada vez mais a consciência da função do vereador, que não tem o poder de executar, mas sim de legislar e conhecer de perto as grandes necessidades dos munícipes, para lutar para que as mesmas sejam atendidas pelos governos”.

A vereadora Lia Teixeira vem lutando muito pela ampliação dos recursos hídricos da região (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Brumado: Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes intensifica ações em frente às escolas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Sumperintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, no comando interinamente do Secretário de Administração, João Nolasco, intensificou as ações em frente à escolas públicas e particulares. As ações são realizadas de segunda à sexta-feira, a partir das 7h em diversas escolas no município. A operação conta com agentes de trânsito orientando o trânsito na via, dando maior segurança aos alunos na hora de atravessar a rua. O superintendente interino, João Nolasco, explicou que várias orientações são passadas para a comunidade durante as ações. “Além de orientar a passagem do pedestre, verificamos se as crianças estão fazendo o uso do cinto de segurança, se estão com capacete e se estão com equipamentos de segurança”, contou. Um dos problemas encontrados pela população é a parada em fila dupla, facilmente observado em frente às escolas, o que atrapalha o trânsito da cidade. "Algumas escolas se encontram em vias de grande movimento e, por isso, não podemos deixar de realizar ações como esta, evitando por exemplo, situações como esta", afirmou o agente Osmar Botelho. De acordo com a SMTT, as ações também vão além das escolas. “Orientamos as mães sobre como se portar na via, andar pela calçada, usar a faixa de pedestre, é uma operação bem ampla visando a segurança das crianças e dos pais”, completou outro agente. 



Avicii, DJ e produtor sueco, morre aos 28 anos

Avicii trabalha em estúdio em foto publicada no Facebook em abril deste ano (Foto: Reprodução/Facebook/Avicii) Avicii trabalha em estúdio em foto publicada no Facebook em abril deste ano (Foto: Reprod

DJ e produtor sueco Avicii morreu aos 28 anos nesta sexta-feira (20). O corpo do músico foi encontrado na cidade de Mascate, em Omã, no Oriente Médio. A causa da morte ainda não foi divulgada."É com profundo pesar que anunciamos a perda de Tim Bergling, também conhecido como Avicii", diz o comunicado da assessoria do DJ enviado à imprensa. "Ele foi encontrado morto em Mascate, Omã, na tarde desta sexta. A família está devastada e pedimos a todos para respeitar, por favor, a sua necessidade de privacidade nesta ocasião difícil. Declarações adicionais não serão feitas".  Avicii foi um dos maiores nomes da música eletrônica dos últimos anos. Ele nasceu em Estocolmo e assinou com o selo Dejfitts Plays em 2007, aos 18 anos. Em 2013, lançou seu trabalho de estreia, "True", com uma das músicas de maior sucesso no mundo daquele ano, "Wake me up". Em 2015, lançou o álbum "Stories".Entre seus outros sucessos estão "Hey brother", "I could be the one" e "Levels". Avicii era associado aos subgêneros da música eletrônica de house progressivo, electro house e EDM. Outros artistas da música eletrônica, como Calvin Harris, Marshmello e DJ Snake, lamentaram a morte de Avicii. A notícia levou a comentários sobre a aparência do cantor em redes sociais. Na época, fãs divulgaram fotos em que Avicii aparecia muito magro. Uma das imagens, divulgada pelo selo de música eletrônica Straight Up, dos EUA, tinha a legenda: "Avicii parece estar com 70 anos, parece que realmente precisa de um descanso, com certeza".

 

 

 



Vereador Elias Piau faz requerimento verbal ao Executivo solicitando a capina e a limpeza de vários bairros da cidade

O vereador Elias Piau está desenvolvendo o seu mandato cada vez mais próximo da população (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Passado o período chuvoso, várias localidades da cidade de Brumado começam a sofrer com o mato que cresceu de forma a criar um aspecto negativo para a cidade. Sempre sincronizado aos principais anseios da população, principalmente dos bairros mais carentes, o vereador Elias Piau (PV), mais uma vez veio confirmar esse compromisso na sessão desta sexta-feira (20), durante a sessão da Câmara de Vereadores, onde ele fez, de forma muito consciente, um requerimento verbal ao Executivo solicitando a realização dos serviços de capina em vários bairros, refletindo assim um forte anseio dos moradores. Em sua fala, que já mostra um amadurecimento político muito positivo, Elias Piau declarou em seu pronunciamento que “eu sou um vereador de estar sempre visitando as localidades, tanto na zona urbana, como no meio rural, para conhecer de perto as grandes necessidades da população” e continuou explanando que “em nosso mandato parlamentar as atividades extra-gabinete têm uma grande importância, pois nos aproxima das pessoas que se sentem confortáveis para fazer fazerem as suas reivindicações”. Neste contexto ele afirmou que “uma das maiores solicitações que vêm sendo nos passada é, justamente, um apelo dos bairros mais afastados do centro, que começam a sofrer com o acúmulo de mato, que somado ao lixo e entulho provocam muitos transtornos, então, nesse sentido, estamos fazendo um requerimento verbal para que sejam realizados com urgência os serviços de capina e limpeza nos bairros Baraúnas; Centenário; Parque Alvorada; Maria José Viana; Rodoviário e dos 4 módulos do Conjunto Habitacional Brisas”. Ele encerrou pontuando que “como essa é uma urgência da área de infraestrutura, acredito que será prontamente atendida pela administração municipal”. Confira algumas fotos tiradas pela assessoria parlamentar do vereador Elias Piau, nas quais fica comprovada a urgência na realização dos serviços de capina e de limpeza.



Coordenador do Polo da UAB/Brumado participa de 'Encontro do Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais' em Gramado (RS)

Foto: Divulgação

O Professor Elielson Teixeira, Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil em Brumado, que também é o Presidente do Fórum de Coordenadores de Polo do Estado da Bahia e Vice Presidente do Fórum Nacional, participou, em Gramado (RS), de um Encontro do Fórum Nacional de presidentes de Fóruns dos estados, representando a Bahia. As discussões foram muito produtivas e as expectativas para a Educação Superior à Distância são de crescimento consolidado e de melhorias significativas da qualidade do Ensino nessa modalidade. Para este ano de o Edital 05/2018 disponibiliza 100 mil vagas, somente na primeira etapa do edital. O polo de Brumado está articulando a oferta de mais de 20 cursos para o próximo semestre. Ainda sobre a EAD, segundo, um dos palestrantes, o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Frederick Litto, daqui há 5 anos, 60% das matrículas na Educação Superior no Brasil, serão na Modalidade à Distância.



Brumado: Vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira (23)

Foto: Conteúdo l 97News

A Secretaria da Saúde da Bahia autorizou para esta segunda-feira, 23, o início da Campanha de Vacinação contra H1N1. Os municípios poderão começar a vacinar grupos prioritários. A Secretaria de Saúde de Brumado prevê vacinar mais de 16 mil pessoas, ou seja 90% do seu público alvo. O primeiro lote com cerca de 3 mil doses da vacina, serão distribuídas nas unidades básicas de saúde de cada bairro ou comunidade da zona rural. A campanha irá até 1º de junho. Mas o dia 'D' da campanha será no dia 12 de maio. Os grupos prioritários são: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. A preocupação com o aumento dos casos de gripe H1N1 levou muitos baianos a buscar vacinação contra o vírus. A vacina disponível cobre os três subtipos (H1N1, H1N1 tipo B e H3N2). Porém, ela tem maior eficácia para o H1N1. A duração da imunização é em torno de um ano. O melhor período de imunidade contra a doença é após um mês até o quinto mês. A vacina é contraindicada nos casos de febre alta (acima de 39ºC) e doenças ou remédios que alterem a imunidade. Para quem está fazendo uso de corticóide, a vacinação precisa ser orientada pelo médico.



Destruída pelas chuvas há cinco meses, motoristas apontam perigo causado por buracos na Av. Lindolfo Brito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após as chuvas de dezembro do ano passado em Brumado, buracos apareceram na Avenida Lindolfo Azevedo brito na saída para a cidade de Livramento e geraram reclamações por parte de motoristas e motociclistas. Além de afetar os veículos, que algumas vezes ficam com os pneus furados, os buracos na pista são perigosos para quem trafega no local. O carro balança a cada defeito na pista. “Nós estamos andando a cavalo, né? Muito buraco, muita trepidação”, disse o motorista Elias de Souza, que puxa manga para São paulo. Já ha quase cinco meses com o problema, a prefeitura municipal de Brumado informou que iria buscar junto ao Estado, verbas para o conserto das duas vias. Uma equipe de uma empresa particular chegou até medir a via, dando esperança aos motoristas e comerciantes do local, mas já estamos no mês de abril de 2018, e nada ainda foi feito. A nossa equipe visitou mais uma vez a avenida, e pode constatar que em vários pontos, motoristas de carro e de ônibus precisam reduzir a velocidade. A avenida segue pelo bairro Feliciano Pereira Santos até chegar na entrada do bairro São José, e os problemas continuam. “Está um queijo suíço isso aí. Sem condições, muito buraco”, disse um vendedor. Procurada à meses atrás pela equipe do 97NEWS, a prefeitura informou que "fazer um serviço de tapa-buracos não resolve mais, e no local tem que ser realizada a drenagem completa das duas vias". Em seu programa de rádio, o prefeito Eduardo Vasconcelos sempre frisou que, "é dever do estado a manutenção da via, devido ela ser uma extensão da BA-148".

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Moradores da Rua São Judas Tadeu, no bairro São Jorge pedem com urgência a pavimentação da via

A situação de precaridade da via é notória (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro São Jorge ainda possui várias deficiências na área de infraestrutura, uma das principais é a condição precárias de várias vias, as quais necessitam de urgente recuperação. Uma das que mais vem tendo sobre si os apelos dos moradores é a Rua São Judas Tadeu, considerada uma das principais do bairro. A nossa redação recebeu o apelo do morador Anderson Almeida (35), que, de forma enfática citou que “a rua está toda esburacada e praticamente intransitável, ou seja, é uma situação inaceitável”. Ele ainda narrou que “esses dias uma ambulância do SAMU ficou impedida de subir a via devido ao grande número de buracos que são cada vez maiores” e ainda emendou dizendo que “já pensou se uma vida humana venha a se perder por uma coisa dessa, por isso é urgente que o poder público municipal venha realizar uma ampla obra de recuperação”. E finalizou citando que “outro caso foi o do carro do Sedex que quase tombou, após o motorista cair dentro de um buraco. Que a prefeitura seja sensível ao nosso apelo”.



Jacobina: Professora aparece em vídeo gravado por ela mesma ameaçando criança em creche

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma professora do município de Jacobina, foi afastada das atividades após aparecer em um vídeo, gravado por ela mesma, ameaçando uma criança na sala de aula de uma creche da rede municipal. O caso ocorreu no distrito de Novo Paraíso, na zona rural de Jacobina, na última terça-feira (19). A professora, que não teve nome divulgado, estava gravando a aula com um aparelho celular, no momento em que as crianças contavam histórias na sala, quando se irritou com um dos alunos. A situação aconteceu na Creche Municipal Odete Moraes Coelho, que atende 142 alunos. O secretário de Educação, Andre Luiz Mota Sampaio disse que a professora foi imediatamente afastada da unidade, até que todas as providências sejam tomadas. No momento em que a professora ameaça a criança, é possível escutar um choro no vídeo, mas não dá para identificar se houve alguma agressão física por parte dela contra o aluno. A Polícia Civil da cidade informou que a mãe da criança registrou boletim de ocorrência contra a docente. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Jacobina informou que o vídeo "mostra claramente uma professora agredindo verbalmente um aluno". A professora foi afastada do cargo.



Brumado: Prefeito, vice e 7 vereadores anunciam apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira

O grupo comandado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que irá trabalhar em prol da eleição do ex-vereador Márcio Moreira foi anunciado (Foto: 97NEWS)

Sob a premissa de que política é grupo e que a vitória só é obtida por meio da união, o grupo situacionista liderado de forma muito segura pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) se reuniu na noite desta quinta-feira (19) para anunciar o apoio à pré-candidatura do ex-vereador Márcio Moreira (Patriota). Com a presença do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B) e dos vereadores “Rey de Domingão” (PSB); Santinho (PTC); Palito (PSD); Wanderley Amorim (PDT); Gladson Dias (PDT); Elias Piau (PV) e Zé Carlos de Jonas (PT). O encontro aconteceu em clima de otimismo, onde todos confirmaram o seu comprometimento com o pré-candidato. Considerado um “exímio enxadrista”, o prefeito Eduardo Vasconcelos já revelou a formação que irá trabalhar em prol, nesse primeiro momento, do fortalecimento da pré-candidatura de Márcio Moreira, para, em seguida, assim que for dado o sinal verde por parte da Justiça Eleitoral, ir para o “front” da disputa. O vice-prefeito Édio Pereira, que já tem uma história política muito representativa, ressaltou a importância da união do grupo em prol do objetivo final que é obter novas vitórias e conquistas para a população brumadense. “A nossa união em prol da pré-candidatura de Márcio é uma prova de força”, pontuou Édio. O presidente do Patriota de Brumado, Amarildo Bonfim também esteve presente ao encontro e destacou que “a nossa legenda vem com uma nova filosofia, totalmente adequada aos novos tempos da política, propondo um diálogo positivo com o eleitorado, que hoje se mostra muito mais maduro democraticamente”. No final Márcio Moreira agradeceu a todos pela parceria e reafirmou que “o meu compromisso será na busca de atender o clamor popular, o qual aponta para que já tinha passado da hora de Brumado ter candidatos que tivessem comprometimento com o seu torrão natal e com microrregião”. Questionados por membros da imprensa se os vereadores iriam também dar apoio à pré-candidatura de “Manelão”, já que já foi anunciada uma parceria entre os pré-candidatos, o prefeito respondeu que “alguns já têm compromissos históricos na esfera federal, mas essa acomodação será feita de forma muito tranquila, podendo sim existir essa possibilidade de alguns darem o seu apoio a Manelão”. No final ainda ficou no ar a possibilidade de que outros vereadores ainda poderão vir dar o seu apoio a Márcio Moreira, mas nada de concreto foi dito, mas, segundo informações colhidas pelo 97NEWS, dois deles, poderão ainda “engrossar as fileiras”, formando um grupo ainda maior que irá lutar pela vitória nas urnas do representante do grupo de situação.



Itagibá: Ciganos são detidos com armas, carros, joias e mais de R$ 18 mil

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um trio de ciganos foi detido com duas armas, outros seis foram conduzidos à delegacia e um adolescente foi apreendido no município de Itagibá, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (19). Com o grupo, a polícia ainda apreendeu R$ 18.364 em espécie, carros, celulares, notas promissórias, cartões bancários, joias e documentos. Os suspeitos foram identificados como Vanderlan Cardoso da Silva, 33 anos, Alan Marques Santos, 31 anos, Pedro Aragão Pinheiro, 62 anos. Os conduzidos são Jéssica Araújo Oliveira, 27 anos, Cláudio da Silva Cardoso, 37 anos, Warley Costa da Silva, 25 anos, Maqueide Costa da Silva, 25 anos, e Alan Alves da Silva, 22 anos. Um dos homens não teve a identidade revelada. Todo o grupo e o adolescente foram enviados para a delegacia. Segundo o delegado da cidade, Nilo Siqueira Costa Neto, os homens estavam em casas diferentes, mas próximas uma da outra.



Com acúmulo de reclamações Coelba lança novo aumento no domingo (22)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Seja pela cobrança abusiva de tarifas ou por serviço mal prestado, o que não faltam à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia são reclamações. No site Reclame Aqui a instituição acumula 1.259 queixas e reputação geral “regular”. E a situação da Coelba deve piorar a partir do reajuste tarifário das concessionárias aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica já que o serviço – que não é lá é essas coisas no quesito qualidade –, vai ficar, em média, 16,95% ainda mais caro a partir do próximo domingo (22). Para a Coelba a correção média vai ser de 16,95%. A empresa atende a 415 municípios do estado. Já para os consumidores de alta tensão, os industriais, o reajuste médio vai ser de 16,17%. Já para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, a adequação média vai ser mais alta, e chegará a 17,27%. Em contrapartida ao aumento, a Coelba afirma que investiu, nos últimos cinco anos, R$ 5,1 bilhões em melhorias para a distribuição energética em todo o estado, com a intenção de aumentar a oferta para quase seis milhões de usuários. Apesar de quem usar não sentir efetivamente o benefício, a instituição garante que houve redução na duração de interrupção do fornecimento. “Nos últimos dois anos, o tempo de atendimento das ocorrências de falta de energia foi reduzido em cerca de cinco horas. Somente em 2016 para 2017, a diminuição foi de três horas. Reflexo dos investimentos em tecnologia como os sensores inteligentes conectados aos sistemas de controle instalados nos centros de operação”, disse a Coelba, por meio de nota.