ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Brumado: Atendendo pedido dos católicos Igreja Matriz recebe climatização

Dez climatizadores foram instalados no teto da Igreja (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Com o propósito de aliviar o forte calor e propiciar uma maior comodidade aos fiéis que freqüentam o ambiente, está sendo instalado na Igreja Matriz (Paróquia Bom Jeus), em Brumado, um moderno sistema de climatização que permitirá a manutenção de uma temperatura bem amena, diferente dos níveis elevados que o brumadense tem que conviver diariamente. Segundo a empresa Ecoclima, responsável pela obra, o sistema de climatização implantado na Igreja Matriz conta com doze aparelhos. O trabalho foi iniciado na última sexta-feira (6), e será concluído na próxima sexta-feira (13). “É um sistema moderno e eficiente, além de ser ecológico e bem econômico, tanto é que não precisamos mexer no sistema elétrico da Igreja, que continuou o mesmo”, informou um dos técnicos. 

O equipamento irá proporcionar um ambiente totalmente climatizado na hora das celebrações (Foto: Luciano Santos l 97News)

A implantação do sistema de climatização foi bancada pela própria Paróquia com a utilização de parte dos recursos arrecadados pelos fiéis. Segundo apurou o 97NEWS, foram aplicados cerca de 45 mil reais nos equipamentos, e mais 5 mil reais pelos gastos com a instalação. Uma iniciativa aprovada pelos fiéis, pois visa oferecer mais conforto para todos durante as celebrações. Sobre a possibilidade de alguma mudança no aspecto físico da Igreja, os técnicos explicaram que apenas na parte externa, especialmente no telhado, tendo em vista que os aparelhos instalados são grandes. “Não entendo muito de arquitetura, mas acredito que essa novidade no aspecto ela será logo bem aceita pela comunidade”, previu Manoel Borges, um fiél que sempre vai a igreja aos domingos.

Igreja Matriz

Construída por escravos no estilo colonial romano no ano de 1815, instituída como Paróquia pela Diocese de Caetité, em 1869. O templo é mais antigo que a própria emancipação política do município, que ocorreu em 1877. A igreja passou por uma primeira reforma no ano de 1958 e, em 2001, foi concluída a segunda reforma em que se preservou apenas a fachada original da  construção.



Padaria Divina completa 1 ano de atividades e faz agradecimento aos clientes pelo grande sucesso obtido

A Divina completa 1 ano, comemorando junto com a sua grande clientela o sucesso obtido (Fotocomposição: 97NEWS)

Com o crescimento da região do Bairro Santa Tereza alguns vácuos empresariais ficaram evidentes, sendo um deles a falta de uma padaria que viesse a suprir a grande demando do setor. Sintonizado à essa visão empresarial nasceu o projeto da Padaria Divina, que foi planejado para promover uma nova opção aos milhares de clientes, oferecendo um mix de serviços tendo no conforto, qualidade, bom atendimento e variedade de produtos o seu ponto alto. Inaugurada em 10 de abril de 2017, a Divina já desde o início conquistou uma clientela fidelizada, que absorveu rapidamente o novo conceito que foi proposto. Passado 1 ano, o sucesso hoje é indiscutível e, nesse clima de alta positividade, a direção da Padaria Divina vem agradecer a todos os clientes por essa parceria de sucesso. Lembrando que a Divina oferece um ambiente moderno e agradável para degustar um belo café da manhã com produtos típicos da região. Na Divina os clientes também encontram os deliciosos e inigualáveis pães de queijo, tortas, doces, bolos e toda uma variedade de produtos de qualidade com um preço bem acessível. 



Sindicato dos Bancários orienta população de Brumado para entrar no Juizado Especial contra os abusos cometidos pelas agências bancárias

A falta de um Procon na cidade e de posterior fiscalização acaba favorecendo as agências bancárias a continuarem cometendo o desrespeito à Lei dos 15 Minutos (Foto: Reprodução)

O descaso por parte das agências bancárias em Brumado, que já ultrapassou as barreiras do desrespeito, começa a ganhar uma proporção que deve desencadear uma forte onda de indignação por parte dos correntistas e da população em geral. Esses episódios vêm se repetindo ao longo dos anos, mesmo depois da aprovação da Lei Municipal 1683/2013 que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico. Nesta segunda-feira (09) o desrespeito chegou a um ponto de desrespeito que acabou configurando uma “zona de conflito”, então, a parte mais prejudicada, que é a população, já está buscando os meios para que os seus direitos possam falar mais alto. Isso ficou evidenciado após a veiculação da matéria “Brumado: Total desrespeito dos bancos vira rotina e comprovaria a ‘síndrome de cordeiro’ da população’, onde várias mensagens chegaram à nossa redação solicitando aconselhamento como deveria se proceder para acabar com o desrespeito dos bancos. Diante disso, entramos em contato com o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, que, por meio do seu presidente, Paulo Barrocas, deu as orientações. Primeiro ele falou para se procurar uma unidade do Procon local, mas, infelizmente, como Brumado ainda não possuiu esse serviço. Então, o próximo passo seria com o número da Lei Municipal dos “15 Minutos” (1683/2013), ou se possível com uma cópia da mesma, se procurar o Juizado Especial e ingressar com uma ação de reparação. “Só assim os bancos irão começar a respeitar os correntistas e prestar o serviço que todos esperam”, frisou Barrocas. O Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Brumado fica situado na Rua Dr. Mário Meira, 79 e o telefone para maiores informações é: (77) 3441-2000.



Entendimento entre LBF e Prefeitura garante a participação da Seleção de Brumado no Intermunicipal 2018

O presidente da LBF, 'Manelão' e o vice-prefeito Édio Pereira conseguiram, por meio do diálogo produtivo, o entendimento (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A “queda de braço” entre a LBF – Liga Brumadense de Futebol e a Prefeitura Municipal de Brumado poderia deixar de fora, pela primeira vez, a seleção brumadense de fora do Campeonato Intermunicipal que é considerado o maior torneio amador do Brasil, ou seja, uma grande vitrine que revela os craques do futuro. Ouvido pelo Programa “Mundo Esportivo” da Alternativa FM, no final da tarde desta segunda-feira (09), o presidente da LBF, “Manelão” garantiu que “nosso mandato vai até abril de 2019, mas, após essas ações tomadas pela gestão municipal eu pretendia mesmo deixar o comando da Liga, pois estava me sentindo prejudicado, mas, após uma análise mais substancial, eu constatei que os clubes estão ganhando, então, temos que privilegiar o nosso Futebol, pois ele está acima de interesses pessoais” e ainda emendou dizendo que “então, para que a seleção brumadense participe do Intermunicipal a Liga tem que dar o seu aval e essa será a nossa intenção, pois, como já frisei, o futuro do nosso Futebol está em jogo e não podemos deixar a nossa seleção de fora de um torneio tão importante como o Intermunicipal”. Ele ainda destacou que “de minha parte o entendimento será tranquilo, mas espero que haja humildade para reconhecer a importância da Liga nesse processo”. Logo após a entrevista, o vice-prefeito Édio Pereira, entrou em contato com “Manelão” e, em seguida, tiveram uma reunião, na qual se estabeleceu um entendimento que garantirá a participação da Seleção de Brumado no Intermunicipal de 2018. 

O entendimento entre as partes garantirá a participação de Brumado no Intermunicipal 2018 (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Ouvido pelo 97NEWS, Édio explicou que “primeiramente eu quero deixar aqui o meu reconhecimento ao ato de grandeza do presidente da LBF, Manelão, que mostrou o seu compromisso com o futuro do nosso futebol”. Ele ainda pontuou que “tivemos uma reunião muito amistosa e que mostra que o bom senso prevaleceu. O município tem melhores condições de conceder uma logística à altura para que Brumado venha a ter a melhor participação de sua história no Intermunicipal. Reconhecemos o grande trabalho que a LBF vem realizando no decorrer desses anos e agradecemos por não ter sido colocados obstáculos para que o planejamento fosse interrompido, dando o seu aval para que Brumado participe deste grande torneio”. Ele ainda informou que “agora que chegamos a um entendimento, nesta sexta-feira ainda estaremos nos reunindo com o presidente da Federação Baiana de Futebol para acertar todos os detalhes da participação de Brumado no Intermunicipal 2018”. Vale destacar o papel fundamental do vice-prefeito Édio Pereira, que, mais uma vez, mostrou a sua grande capacidade de articulação, conseguindo resolver um impasse que parecia insolúvel”.



Falsos funcionários da EPCL terceirizada da Coelba são presos suspeitos de aplicarem golpes em Brumado e Tanhaçu

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Dois homens da cidade de Aracatu foram presos, nesta segunda-feira (9), suspeitos de aplicarem golpes como falsos funcionários da empresa EPCL, terceirizada da Coelba, em Tanhaçu. De acordo com policiais da 34ª CIPM, eles apresentaram documentos falsificados. A prisão ocorreu na comunidade de Tucum, na Zona Rural da cidade. A polícia chegou até os suspeitos depois de receber denúncias de que, pelo menos, cem moradores da Zona Rural de Brumado, Tanhaçu e região foram vítimas de golpes. Durante a diligência feita na zona rural, os homens se apresentaram como funcionários da EPCL, empresa tercerizada da Coelba, mencionando inclusive o crachá de identificação falsificado. No veículo da dupla, a polícia apreendeu fardas da empresa, utilizadas para aplicar os golpes, além de relógios, disjuntores, R$ 527 em dinheiro e ferramentas. Os suspeitos já foram presos. Na delegacia eles confessaram que exerciam de forma indevida a profissão de eletricista. Os dois foram presos em flagrante, autuados por uso de documentos falsos e responderão por estelionato.



Músicos baianos em Luto: Morre Nira Guerreira, a Rainha do Arrocha, aos 54 anos

Foto: Reprodução

A cantora de arrocha Nira Guerreira morreu na tarde desta segunda-feira (9). A Rainha do Arrocha estava internada no Hospital Aristides Maltez, em Salvador, onde estava se tratando de um câncer de mama. A morte foi confirmada pelo irmão da cantora, Jorge Santana. “Fiquei ontem o dia todo com ela. Hoje cedo minha filha ligou e disse que ela não estava respirando direito. Mas ela está viva, os aparelhos estão ligados, e a esperança é a última que morre. Estou aqui torcendo e rezando para Deus cuidar dela”, disse Jorge. Nira nasceu no bairro de Marechal Rondon. Ela ficou famosa cantando seresta e depois arrocha, ritmo no qual foi pioneira. Em mais de 35 anos de carreira, Nira conquistou o título de Rainha do Arrocha. Fez ainda mais sucesso após participar do programa de calouros Vacilou, Dançou, na TV Itapoan, onde foi escolhida como a melhor da semana, mês e ano. Lançou seu primeiro CD em 2001 pela gravadora Pato Discos. Foram gravados mais de 50 discos promocionais. Nira completou 54 anos, na última terça-feira (3).



Geddel vira réu por organização criminosa ao lado de Eduardo Cunha e outros

(Foto: Reprodução)

O ex-deputado federal Geddel Vieira Lima virou réu novamente após a Justiça Federal em Brasília aceitar denúncia do Ministério Público Federal (MPF) nesta segunda-feira (9). Geddel já era réu por obstrução de justiça também na Vara Federal de Brasília e agora será investigado por organização criminosa formada por ex-deputados federais do MDB, depois da decisão do juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal. Além dele, se tornaram réus nas investigações os também ex-deputados Eduardo Cunha, Rodrigo Rocha Loures e Henrique Eduardo Alves. A tese da Procuradoria-Geral da República (PGR) é de que a organização criminosa negociava vantagens indevidas na Petrobras, na Caixa Econômica Federal e na Câmara dos Deputados com empresas privadas. Os quatro investigados já estão presos por outras investigações; Rodrigo Rocha Loures está em prisão domiciliar. Os parlamentares foram denunciados pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF) junto com o presidente Michel Temer na denúncia rejeitada pela Câmara dos Deputados. Com isso, o ministro Edson Fachin resolveu desmembrar o processo, enviando as investigações contra os acusados sem foro privilegiado para a primeira instância. 



Histórico: Bahia e Vitória podem fazer duas finais na mesma temporada após quase 20 anos

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação E.C. Bahia

Depois de Bahia e Vitória decidirem mais uma vez o Campeonato Baiano de 2018, os dois times podem fazer outra final nesta temporada. Isso porque os dois times estão em chaves diferentes na Copa do Nordeste e, teoricamente, são os favoritos em seus confrontos para chegar na final da competição. A última vez que Bahia e Vitória fizeram duas finais no mesmo ano foi no polêmico ano de 1999. Naquela oportunidade, o Vitória levou a melhor na Copa do Nordeste após vencer em casa por 2 a 0 e perder fora por 1 a 0. No Baianão, as duas equipes ficaram com o título, após os dois times irem para estádios diferentes e o jogo não acontecer, por causa de uma ação judicial do Tricolor. Em 2005, seis anos depois, foi decidido que os dois times ficariam com os títulos. O ano de 1999 foi o segundo em que Bahia e Vitória fizeram duas finais no mesmo ano. Antes disso, em 1997, os dois times decidiram o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste. Nas duas oportunidades, o Leão levou a melhor e ficou com os títulos. Em 2018, o Bahia levou a melhor no Campeonato Baiano e pode se vingar do que o Vitória fez em 1997. Para isso, o Tricolor vai ter que eliminar o Botafogo-PB e levar a melhor contra o vencedor de CRB-AL e Ceará-CE. Já o Leão precisa ganhar do Sampaio Correia-MA e passar pelo ganhador de ABC-RN e Santa Cruz-PE.



'Lula pode entrar em depressão', afirmam amigos

Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução)

Amigos e assessores mais próximos do ex-presidente Lula temem que ele entre em depressão na cadeia. De acordo com a Folha, eles afirmam que o ex-presidente costumava falar sem parar, da hora em que acordava até quando ia dormir, sempre cercado de gente. E isso desde criança, já que foi criado com seis irmãos. A defesa estuda pedir que Lula seja transferido para uma sala de Estado Maior em dependências militares. Ele teria esse direito já que, como presidente, foi chefe das Forças Armadas. Os advogados do ex-presidente Cristiano Zanin e Sigmaringa Seixas puderam ficar com ele por algumas horas na noite em que o petista chegou na prisão. Depois de esvaziar a mala e colocar as coisas dele no armário, ajudaram Lula a fazer a cama.



19 deputados estaduais da Bahia trocam de partido na janela

Correio

Dezenove deputados estaduais aproveitaram o período que foi 7 de março até 7 de abril para mudar de partido. Isso significa que 30% dos 63 integrantes da Assembleia Legislativa da Bahia trocaram de legenda durante a chamada “janela partidária”. Nesse período, tanto os parlamentares estaduais como os federais podem migrar para novas agremiações sem o risco de perder os mandatos ou sofrer qualquer outro tipo de sanção de infidelidade partidária imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Com as mudanças, cinco legendas deixaram de existir na Alba, enquanto uma delas – o PR – voltou a ter representação no parlamento baiano. Quem mais perdeu deputados foi o MDB, que tinha cinco deputados e ficou sem nenhum em função do desgaste provocado pela prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. A composição entre as bancadas de governo e oposição teve apenas uma mudança. O deputado Samuel Júnior deixou o PSC, do bloco oposicionista, e se filiou ao PDT, aliado do governador Rui Costa (PT). 

Os ex-integrantes do MDB se dividiram entre três partidos. Pedro Tavares, que presidia a sigla, Luciano Simões Filho e Leur Lomanto Júnior seguiram para o DEM, que saltou de seis para dez deputados. Já David Rios seguiu para o PSDB e Hildécio Meireles foi para o PSC, partido que dobrou de tamanho na Assembleia, passando de dois para quatro parlamentares. Além de Hildécio, o PSC filiou Soldado Prisco (ex-PPS) e Sidelvan Nóbrega (ex-PRB). 

Os tucanos, por sua vez, tiveram ainda o ingresso de Marcell Moraes, que saiu do PV, outra legenda que deixou de ter representação na Alba. 

Atrás do MDB, o PSL foi o segundo que mais perdeu e também ficou sem bancada. O ex-presidente do partido Marcelo Nilo seguiu para o PSB, enquanto Nelson Leal foi para o PP e Reinaldo Braga, para o PR. Os republicanos também tiveram a entrada de Marquinho Viana, ex-PSB, Vitor Bonfim e Paulo Câmara, que deixaram o PDT. 

Outro que perdeu representação foi o Pros, partido que era controlado pelo deputado federal Ronaldo Carletto (PP), que articulava para disputar o Senado, mas desistiu. A legenda perdeu os deputados Manassés e Alan Castro, que seguiram para o PSD, sigla que elevou sua bancada de sete para nove parlamentares. 

O PPS também deixou de existir na Alba. Além de Prisco, Targino Machado saiu do partido e voltou para o DEM, sigla pela qual foi eleito em 2014. O Podemos, por sua vez, tinha dois parlamentares e ficou com apenas um após a saída de Alex Lima, que migrou para o PSB e compensou o desembarque de Marquinho Viana. 

Reta Final
De todas as 19 mudanças, 15 ocorreram na reta final da janela partidária, entre as últimas quinta e sexta-feira. Dentre elas, sete não eram esperadas antes da abertura da janela partidária. Prisco e Targino, por exemplo. Os parlamentares deixaram o PPS após a mudança no comando estadual da legenda. Já Vitor Bonfim deixou o PDT por insatisfações internas na reta final, e ainda levou com ele Paulo Câmera. 

Alex Lima foi outro que, descontente com a direção do partido, preferiu mudar para o PSB. Ele chegou a ser especulado no PDT e no PP. Samuel Júnior, que viu o PSC ganhar três novos integrantes, optou por uma legenda com “melhor viabilidade política para sua reeleição”. A mudança de Marquinho Viana também foi encarada como surpresa. 

DEM e PR foram partidos que mais cresceram
O Democratas foi o partido que mais cresceu durante a janela, ao lado do PR. Ambos ganharam quatro parlamentares. Com isso, o DEM ultrapassou o PSD e ficou com a segunda maior bancada da Casa, com dez integrantes. O PT segue líder, com 12 parlamentares. O PSD, por sua vez, caiu para a terceira posição, com nove deputados, mesmo elevando a bancada de sete para nove. O PP, que ganhou um parlamentar, aparece na quarta posição, com seis integrantes. Depois vem o PSDB, que tinha três e terminou a janela com cinco representantes. Somente PT (12), PCdoB (3), PRP (1) e Avante (1) não tiveram alterações. O PDT, mesmo com duas baixas, manteve a bancada de três integrantes. PRB e Podemos tinham dois e perderam um cada, ficando com apenas um parlamentar na bancada. Antes da janela partidária, 18 agremiações tinham representação no legislativo baiano. Com a saída de MDB, PPS, PSL, PV e Pros e a volta do PR, agora são 14 siglas com bancada na Alba.

Três federais baianos mudaram
Três deputados federais também mudaram de partido. O primeiro foi Arthur Maia, que presidia o PPS na Bahia e seguiu para o DEM. Por outro lado, os democratas perderam Cláudio Cajado, que migrou para o PP, partido que integra a base do governador Rui Costa. As articulações para a chegada de Cajado no PP foram conduzidas pelo próprio presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira. 

A terceira mudança foi do ex-presidente do PV na Bahia Uldurico Júnior. No apagar das luzes, o parlamentar ingressou no PPL, partido que vai comandar no estado. A mudança se deu pelo fato de que o PV deve coligar com partidos maiores, o que exigiria dele uma quantidade maior de votos para conseguir a reeleição. 

Em todo o Brasil, 59 deputados federais trocaram de agremiação. DEM e PSL foram as siglas que mais cresceram na Câmara: cada uma ganhou sete membros. O DEM subiu de 33 para 40, enquanto o PSL, de 3 para 10. O Pros vem em seguida, com seis filiações. Assim como na Alba, o MDB foi o que mais teve a bancada reduzida no Congresso com a saída de 11 deputados. Por outro lado, a sigla filiou oito  parlamentares e terminou com saldo negativo de três.

Balanço
O número de mudanças pode ser ainda maior, pois a comunicação sobre a troca de agremiações é feita diretamente à Justiça Eleitoral, sem a necessidade de que sejam passadas à Câmara. O balanço total da janela partidária somente será divulgado pelo TSE no dia 18 deste mês. A janela não permite a mudança de vereadores, uma vez que não haverá eleições municipais

CONTINUE LENDO


Suposto viajante do tempo é identificado em foto de 1917

Foto: Reprodução/YouTube/Jamie D. Grant

Um suposto viajante do tempo pode ser identificado na foto acima, clicada em 1917. Achou? Aqui vai uma pista: a imagem é conhecida entre os internautas como o retrato do "surfista". O registro faz parte do livro The Cape Scoth History, encontrado pela esposa do YouTuber que postou a curiosidade na rede de vídeos. A publicação estava sendo vendido em um sebo no Canadá. A foto clicada a mais de 100 anos em San Josef Bay, no Canadá, mostra diversos homens, mulheres e crianças sentados em uma colina durante um piquenique, o tal "surfista"! Verdade ou não, esse cara parece totalmente deslocado do resto das pessoas. Ele veste camiseta e tem um corte de cabelo pouco comum para os padrões da época.

 



Confirmado o recapeamento asfáltico da BA-634, que liga Itambé ao Tomba

(Foto: Divulgação)

Até o mês de agosto deve sair a licitação para o recapeamento asfáltico da BA-634, no trecho de 24 quilômetros da estrada que liga Itambé à serra do Tomba, em direção à sede do município de Ribeirão do Largo. Esta é a previsão apresentada pelo secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcos Cavalcanti, aos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). Por recomendação do governador Rui Costa, que assumiu o compromisso com o prefeito Herbert Oliveira (Rebinha) de recuperar a estrada, eles estiveram reunidos hoje (09) com o titular da Seinfra para tratar das providências sobre a obra,quando tiveram a boa notícia da proximidade do atendimento deste pleito, que Marcus Cavalcanti confirmou como prioridade do governador. A melhoria da rodovia nesse trecho de Itambé ao Tomba, em direção a Ribeirão do Largo, é mais uma ação conquistada graças à intermediação dos deputados Waldenor e Zé Raimundo junto ao governo do estado. Antes, em apoio aos ex-prefeitos de Ribeirão do Largo, Joaquim Garcia e Pacífico Luz , os deputados conseguiram a  pavimentação asfáltica da BA-634 em outro trecho, entre a localidade de Tomba e Ribeirão, no qual foram investidos R$ 11 milhões.  A melhoria de novo trecho vai facilitar o escoamento da produção local, baseada na pecuária, agricultura e mineração e trará maior comodidade e segurança para a população que ali trafega.



Brumado: Total desrespeito dos bancos vira rotina e comprovaria a ‘síndrome de cordeiro’ da população

As agências da Caixa e Banco do Brasil são as campeãs das reclamações (Fotos: 97NEWS)

Frases que são muito comuns em relação à “capital do minério”, do tipo “brumadense é um povo maravilhoso” ou “tudo gente boa” não deixa de ser fundamentada no solo da realidade, mas, paradoxalmente, se estigmatizou uma passividade muito grande, ou seja, a “tese de cordeiro” parece ser real. Conhecidos mesmo pela alta simpatia e por ser um povo muito acolhedor e hospitaleiro o brumadense acabou sendo vítima deste comportamento, já que muitas empresas, instituições e órgãos públicos acabam abusando deste sentimento de “boa gente” e praticam os abusos que não aconteceriam em muitos locais do país. Um dos exemplos mais notáveis nesse sentido são as instituições bancárias que promovem um verdadeiro “descalabro” com os correntistas e a população em geral. Neste final de semana e, principalmente nesta segunda-feira (09), o desrespeito chegou ao limiar do intolerável, já que em algumas agências, como o Bradesco, que tem um grande número de caixas eletrônicos, somente um deles estava apto para fazer saques, o que deixou muita gente “à beira de um ataque de nervos”. Clientes da Caixa e Banco do Brasil, - que são os campeões das reclamações -, também enviaram mensagens à nossa redação relatando o sofrimento para se realizar saques. Vale ainda ressaltar Brumado possui a famosa "Lei dos 15 minutos", Lei Municipal nº 1683/2013 que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico. Então, segundo advogados consultados, a melhor forma de reagir é “tirar a pele de cordeiro” e buscar a Justiça para que a referida Lei venha a ser cumprida e se possa colocar um freio nesse total desrespeito ao cidadão.



Uma das revelações do Campeonato Baiano, Júnior Brumado comemora 'Fruto do trabalho'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O atacante Júnior Brumado do Bahia e forte candidato a revelação do Campeonato Baiano comemorou o título nas redes sociais. O atleta agradeceu ao técnico Guto Ferreira, que concedeu oportunidades na equipe nesta temporada. “Eu tive algumas chances de jogar, mas só agora pude atuar como titular e ter uma sequência. Agradeço ao técnico Guto que meu essa oportunidade. Pude jogar, fazer gol e ser campeão. É o fruto do trabalho”, disse o jogador. O Bahia conquistou o Campeonato Baiano batendo o Vitória no Barradão com o gol de Elton. Esse é o 47º título estadual do Bahia. “A gente não pensava que ia sofrer tanto no jogo, apesar de não ter jogado no domingo, nós fomos merecedores e coroados pela nossa postura ao longo do torneio. Vamos lembrar sempre dessa conquista. O time está de parabéns”, disse. Após comemorar o título, o tricolor roda a chave para a estreia da Copa Sul-Americana diante do Blooming, na próxima quarta-feira (11), às 21h45, no Ramón Tahuichi Aguilera, na Bolívia. Júnior Brumado ainda pode levar o Bahia a conquistar o bicampeonato do Nordeste e no próximo final de semana também terá a sua estreia no Campeonato Brasileiro. 



Guanambi: Justiça Eleitoral declara ex-prefeito Charles Fernandes inelegível

Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral de Guanambi acatou parcialmente a "Ação de Investigação Eleitoral" contra o ex-prefeito Charles Fernandes (PSD) e contra o atual prefeito Jairo Magalhães (PSB) e o vice-prefeito Hugo Costa. Na sentença expedida nesta segundafeira (9), o juiz eleitoral João Batista Pereira Pinto declarou o abuso de poder político e de autoridade praticados pelo ex-prefeito Charles Fernandes, com influência sobre as eleições municipais de 2016 no Município de Guanambi. O juiz entendeu que quando ainda era prefeito da cidade, Charles Fernandes abusou do poder político ao contratar grande número de servidores em ano eleitoral, sem concurso público ou processo seletivo, e rescindiu contratos em período vedado. O ex-prefeito foi decretado inelegível por oito anos e multado em R$ 165 mil. Jairo Magalhães foi condenado pelo mesmo valor. Já Hugo Costa, foi condenado a pagar cerca de R$ 82 mil. Prefeito e vice-prefeito não foram considerados inelegíveis. A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA). 

 



Agente da SMMT diz que o tratamento é imoral e que estão sendo ‘castigados’; superintendente e SEMAF se defendem

O agente de trânsito, Osmar Botelho, não poupou críticas ao superintendendo do SMTT (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes vem sendo já há um bom tempo um local de forte tensão, um “palco” de discussões filosóficas infinitas, que, sistematicamente, acaba explodindo, fazendo como que os ânimos fiquem ainda mais alterados tornando o local como uma constante zona de conflito. Desde que assumiu o cargo de superintendente, o agente Jansen Ricardo, gerou uma forte resistência, já que os próprios colegas o classificam como uma pessoa totalmente antipática. No decorrer do tempo as desavenças ficaram cada vez mais expostas e, após a definição de um novo turno de trabalho a questão chegou ao limiar do enfrentamento. O 97NEWS ouviu o agente Osmar Botelho, o qual se mostra líder do movimento de resistência. Muito convicto ele afirmou que “infelizmente estamos sendo vítimas de um castigo, de uma gestão ditatorial que vem baixando a nossa moral, tirando a nossa autoestima e criando uma forte antipatia. O superintendente tem uma postura difícil de se entender, pois ele gosta de procurar erros onde não existe”. Subindo o tom ele ainda destacou que “as coisas estão tão desconexas que esses dias mesmo foi feita uma mudança na Rua Placidia Risério e eu mesmo acabei pegando a contramão, mas, quero esclarecer que a ação estava errada, tanto que até a placa estava irregular. Então, por aí já dá para notar o quanto está sendo difícil para os agentes trabalharem”. Botelho ainda desferiu que “o superintendente quer ser chefe, mas ainda está muito longe de ser líder. Ele está sendo imoral, nos perseguindo e criando obstáculos para que possamos exercer as nossas funções da melhor forma possível” e finalizou observando a questão que é considerada crucial para que as relações ficassem tão tensas ao abordar que “após essa mudança de escala a perseguição ficou explícita, pois porque temos que ser diferentes dos outros servidores, porque temos que trabalhar num horário diferenciado que só permite uma hora de almoço. Então, diante desses fatos, no meu ponto de vista, percebe-se que essa administração não valoriza os seus funcionários”.

O superintendente Jansen Ricardo nega as acusações e garante que não existe perseguição em sua gestão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando o contraditório, nós ouvimos também o superintendente da SMTT, Jansen Ricardo o qual se limitou a dizer que “de forma alguma está existindo perseguição, esse não é nosso perfil e nunca será. O que temos buscado é a evolução da qualidade do trabalho dos agentes com novas conquistas importantes como aquisição de armários, a nova sede, avanços tecnológicos e tantas outras coisas. Então esse discurso cai por terra, quem conhece a realidade do setor sabe disso”. Questionado sobre a questão da mudança de horário de trabalho, Jansen respondeu que “essa não foi uma decisão minha, foi uma mudança administrativa, então não posso responder essa pergunta”. Visando esclarecer falamos com o secretário municipal de administração, João Nolasco, que explicou que “a mudança foi feita devido ao Edital, ou seja, só estamos cumprindo as normas do processo seletivo, mas estamos buscando uma equalização e até o final do mês deveremos encontrar uma solução que resolva essa questão”.



Barra da Estiva: Polícia frustra ação de ladrões de banco e família de gerente é libertada

Foto: 97NEWS

A cidade de Barra da Estiva, viveu momentos de tensão na manhã dessa segunda-feira (09) com o sequestro da família do gerente do Banco do Brasil. O gerente foi orientado pelos bandidos a retirar uma grande quantia em dinheiro da agência, para pagar o resgate da sua esposa e dois filhos, sendo um de 3 anos. As Policias Militar e Civil interviram e houve bloqueio do cofre da agência, impedindo a retirada. Sem êxito na ação criminosa, os bandidos libertaram os reféns no município de Cascavel. O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) já está à frente das investigações. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região orientou os bancários do Bradesco e da Caixa do município que mantivessem as agências fechadas. Com este ataque, a Bahia já soma 23 ocorrências contra bancos.

 



Brumado: CICOM recebe central de rádio patrulha e internet

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Supostamente à poucos dias de ter a data de inauguração agendada, o Centro Integrado de Comunicações (CICOM) está recebendo uma equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para instalação do Sistema de Rádio e Internet no local. A equipe já começou as configurações das viaturas lotadas na 34ª CIPM, 20ª Coorpin e no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado e 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora. O CICOM de Brumado terá cerca de 40 policiais, em turnos de operação passando as informações para viaturas na ruas de Brumado e região. Ao todo serão 23 municípios cobertos pela Central de Brumado, totalizando cerca de 400 mil habitantes. Segundo o técnico do governo, todas as chamadas do 190, 197 serão atendidas através do CICOM. Ainda esta semana, outra equipe começou a instalação da internet, para que as imagens possam ser transmitidas para a Central de Monitoramento em Salvador. A coordenadora do CICOM em Brumado, Capitã Leila Silva, relatou que o sistema interligará as viaturas das polícias militar e civil, mas a ideia é que o Centro, também mantenha contato com o Samu 192, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Guarda Civil Municipal. A coordenadora também relatou que, a partir da próxima semana todos os equipamentos já estarão em funcionamento. 



Vereadora Lia Teixeira busca junto ao Executivo a conclusão da pavimentação asfáltica em ruas do Bairro Maria de Lourdes

A vereadora Lia Teixeira fez questão de fazer uma visita para conhecer com mais amplitude o déficit estrutural do bairro (Foto: 97NEWS)

Com o desenvolvimento da área urbana, Brumado vem deixando aos seus gestores o grande desafio em poder realizar a atualização urbana. Tendo como principais agentes em defesa desta demanda, os vereadores vêm cumprindo o seu papel em solicitar do Poder Executivo obras que viessem a corresponder essa expectativa. Sempre em sincronia com essas necessidades, a vereadora Lia Teixeira (PDT) vem buscando de forma sistemática cumprir essa missão em fazer a interface com a gestão municipal. Desta feita a vereadora, após uma visita bem minuciosa ao Bairro Maria de Lourdes, o qual se encaixa nesse cenário de déficit urbanístico, apresentou uma indicação ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), na qual ela solicita da atual gestão a conclusão das obras de pavimentação do referido bairro. “A pavimentação asfáltica é muito importante para as comunidades, já que gera maior qualidade de vida e potencializa a mobilidade urbana”, explanou a parlamentar que ainda argumentou que “o Bairro Maria de Lourdes vem tendo um crescimento muito significativo, então, o sonho das famílias que lá residem de receber esses serviços é muito grande, pois ainda existem muitas ruas sem pavimentação, o que aumenta a poeira que causa transtornos e problemas de saúde, especialmente nas crianças e idosos”. E finalizou destacando que “Outra questão positiva é que o bairro terá um aspecto muito melhor, embelezando a cidade e também promovendo a valorização do patrimônio residencial dos moradores”.

A vereadora conta com o atendimento à sua indicação (Foto: 97NEWS)


Educadores brumadenses participam de Fórum Extraordinário da UNDIME

Foto: Divulgação

Educadores brumadenses, participam do “Fórum Extraordinário da UNDIME” realizado em Salvador nos dias 05 e 06 deste mês, através da Secretária de Educação, Edinéia Ataíde e da Pedagoga, Andréia Míriam. O evento contou com a participação de representantes da educação nas esferas estadual e federal, secretários municipais e renomados palestrantes. O evento teve como objetivo apresentar o “Plano de Trabalho” para a implementação da “Base Nacional Comum Curricular” em todo o estado da Bahia através do Regime de Colaboração MEC/Governo do Estado/Undime. Presente no Fórum, o FNDE esteve à disposição dos gestores municipais e elucidando dúvidas e prestar orientação sobre todos os programas e políticas públicas em andamento. Priorizada pela administração do prefeito Eduardo Vasconcelos, a secretária não mede esforços para atender as demandas do município em favor da comunidade. “Após dois dias de evento, retornamos a Brumado com informações e novidades importantíssimas para maximizar nosso trabalho e proporcionar melhorias que trarão resultados importantíssimos para aqueles que são o foco principal de nosso trabalho, o aluno”, destacou a secretária Edinéia. Os temas abordados foram: Desafios dos gestores públicos nos tempos de incertezas; Aprendizagens contextualizadas no território; Relação entre o currículo, a Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Políticos Pedagógicos; BNCC e novas arquiteturas curriculares; Implementação da BNCC Sistema de gestão que qualifica a educação; Programa Nacional Educação Conectada; Alfabetização na idade certa; Mais Alfabetização; Mais Educação; PNAIC; PAR; Bolsa Família; Censo Escolar na Bahia e PGE - Programa de Gestão Municipal.