ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Polícia Militar recupera celulares de vítimas de dupla de assaltantes

Cirurgião geral na Clínica Mster com o Dr. Pedro Thiébaut

'Estamos trabalhando somente para sobreviver', afirmam proprietários de vans que fazem o transporte de passageiros para a V.P. Vargas

'Estamos revoltados com essa situação, pois o abandono é total’, clamam os moradores que residem próximo à quadra dos Olhos d´Água

Brumado: Baixe o aplicativo da Viação Catarino e facilite o seu transporte

‘Não sou oposição ao prefeito’, diz Rui sobre pedido de prisão de Neto

Doutor em Ciência da Computação divulga Carta Aberta ao povo de Brumado

Desabafo impactante de universitária brumadense coloca em xeque slogan da administração municipal; 'não passa de um sofisma'

Paramirim: Ação desastrosa na liberação de vazões, provoca devastação em Balneário da cidade

Brumado: Gestante é autuada com pedras de crack; ela tinha mandado de prisão em aberto em seu desfavor

Artistas brumadenses brilharam no Xll Festival de Música Popular de Ibotirama

Amigos de Joab Paiva irão realizar grande show em prol do artista brumadense

Zé Ribeiro explica o seu posicionamento contrário ao Projeto de Lei 21/2017

Comissão aprova reforma política com ‘distritão’ e fundo eleitoral

Vereador Lek faz desabafo que marca a sessão do Legislativo desta segunda-feira (14)

Nenhum dos 417 municípios baianos teve as contas aprovadas sem ressalvas pelo TCM

Brumado: Membros da GCM e agentes do SMTT recebem capacitação técnica em primeiros socorros

Estudantes brumadenses que residem na REUSB são comunicados que têm que abandonar a propriedade até o final do mês

'Já tem 8 meses dessa vergonha. Até quando iremos suportar?', questionam moradores da Urbis II

Mistério Público de Livramento de Nossa Senhora abre processo contra prefeito Ricardinho por ausência de nomeação de concursados


Novas Tendências: Soldado blogueira tem cabelo vermelho e é modelo plus size

Para eu manter meu equilibrio é preciso ter identidade, olhar no espelho e amar muito aquela pessoa. Eu não sei se conseguiria se fosse diferente', diz a soldado (Foto: Arte: G1 BA)

A blogueira, design de moda, costureira, modelo plus size, mãe, dona de casa e policial. Moradora de Salvador, a soldado baiana Lívia Chaves concilia todas essas atividades. Há 14 anos na Polícia Militar, hoje ela atua no Corpo de Bombeiros Militar do Estado e trabalha no setor de desenvolvimento e modernização do fardamento da corporação. Dona de uma personalidade forte, a PM, que tem o cabelo vermelho, conta que não abriu mão da identidade visual quando entrou na Polícia Militar. Com a cobertura da farda, a cor dos cabelos até passa despercebida, mas, para ela, o importante é se reconhecer. "Quando eu comecei a pintar [o cabelo de vermelho], não havia nenhuma especificação [sobre a coloração do cabelo no regulamento da PM] e, como trabalho com a cobertura, não chama muita atenção. Quando eu entrei na PM, já tinha mechas loiras", revelou Lívia. Para a soldado, que é mãe de uma jovem de 19 anos, é importante desconstruir padrões para que todos vivam bem na sociedade. “Nunca nenhum comandante superior fez oposição ao meu estilo pessoal. Para eu manter meu equilibrio é preciso ter identidade, olhar no espelho e amar muito aquela pessoa. Eu não sei se conseguiria se fosse diferente", disse..

 

A soldado afirmou ainda que, no trabalho, procura "entrar e sair do quartel, sempre da maneira mais discreta possível". Apesar de hoje trabalhar na área administrativa, Lívia já atuou também na parte operacional da Polícia Militar, nas ruas. Ela trabalhou em 5 unidades diferentes da PM em Salvador e região metropolitana.

Lívia tem uma rotina corrida e, para dar conta de tudo, ela tem a ajuda de planilhas. No Corpo de Bombeiros Militar, a soldado trabalha em um esquema de plantão de 12h, com folga de 36h. Fora isso, ela já foi modelo plus size, desfilou, fez calendários e ganhou o concurso virtual Madame Plus Size Brasil 2016.

Filha de costureira e amante da costura desde menina, Lívia também trabalha com a confecção de faixas para eventos de moda e alimenta um blog onde escreve sobre moda, comportamento, dicas culturas, dentre outros assuntos. “Fazer tantas coisas me faz feliz, isso me instiga como pessoa” ressaltou.

Além de soldado, Laís é blogueira, design de moda, costureira e modelo plus size (Foto: Jorge Cordeiro/Secretaria de Segurança Pública)

Formada em moda desde 2009, Lívia viu no convite para fazer parte da Comissão de Identidade Visual do Corpo de Bombeiros uma oportunidade de conciliar a atividade militar com a formação acadêmica. A soldado desenvolve design para o fardamento da instituição com novas cores, formas, logomarca e modificações nos sapatos e nos chapéus, de modo que proporcionem maior conforto e durabilidade, e que principalmente se tornem mais agradáveis para os plantões de 24 horas.

Ao G1, Lívia contou que o trabalho feito vai além da moda de uma maneira geral. "A moda é tecnologia também, é ergonomia, é uma questão de estudar o biotipo e trazer uma modelagem para aquela pessoa. O foco principal é ergonomia, confortabilidade, usabilidade e durabilidade. Imagina se esse uniforme fosse desconfortável", destaca a soldado.

Atualmente Lívia também trabalha com colegas na produção de uma identidade visual nova para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que foi desvinculado da Polícia Militar do Estado em novembro de 2014. Na ocasião, a soldado, que ainda faz parte da PM, foi cedida ao Corpo de Bombeiros.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário