ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


Coquetel de lançamento da BR030: Boutique de grifes famosas inaugurará nova era fashion em Brumado

A BR-030 traz um novo conceito sobre moda (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Idealizada pelo jovem empresário Maycon Jhony Silva Pessoa (29) a Boutique BR030 veio para ser o diferencial da moda para Brumado e região. Concebida por meio de um amplo projeto de pesquisa sobre as novas tendências do mercado da moda, a BR030 realizou na tarde desta sexta-feira (11) o coquetel de lançamento da boutique que vem para inaugurar uma nova era fashion na “Capital do Minério”. Com um designer arrojado, ambientação temática e muito estilo e bom gosto, a BR030 é sinônimo de glamour e do sentimento de estar de bem com a vida. O evento foi muito concorrido e contou com a presença de celebridades da sociedade brumadense, que não pouparam elogios, já que a logística é de primeiro mundo. Na BR030 você irá encontrar os lançamentos das melhores grifes do momento como Osklen, John John, Sérgio K., Lacoste, Keep Culture. Lá também os clientes poderão encontrar as melhores marcas de perfumes e também os smartphones de última geração da Apple e da Sansung, como também os sapatênis que são a coqueluche do momento. Uma das atrações é uma réplica de Mustang  GT 500, que na parte superior é uma mesa de bilhar. A BR030, fica localizada na Praça Armindo Azevedo, nº 210. A equipe do 97NEWS esteve presente ao coquetel e registrou os melhores momentos que podem ser vistos no álbum abaixo:



Lançada terceira edição da Fligê

(Foto: Reprodução)

A terceira edição da Fligê - Feira Literária de Mucugê foi lançada na manhã desta sexta-feira (10) em Vitória da Conquista em evento que reuniu a imprensa e representações da cultura e educação do Sudoeste baiano no Museu Regional - Casa Henriqueta Prates. O evento, que acontece na pequena e encantadora cidade de Mucugê na Chapada Diamantina entre os dias 16 e 19 de agosto, foi incluído pelo Governo do Estado no calendário cultural da Bahia e conta com importantes apoios para a sua realização, como a destinação de emendas parlamentares pelos deputados federais Waldenor Pereira (PT-BA) e Jean Wyllys (PSOL-RJ).  “Neste ano estamos destinando um valor total de R$ 240 mil, metade destinado pelo meu mandato em parceria com o deputado Zé Raimundo e a outra metade pelo deputado Jean Willys, que se encantou pelo projeto e já confirmou presença na edição deste ano”, contou Waldenor.  A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) também tem participação importante na Fligê, com a destinação todos os anos de livros para os estudantes do ensino público do município, ação coordenada pelo deputado estadual Zé Raimundo e pelo presidente da ALBA Ângelo Coronel.  A Fligê é uma realização do coletivo Lavras que conta com o protagonismo feminino da sua curadora Ester Figueiredo, da sua produtora pedagógica Lana Sheila e da sua produtora executiva Mércia Quadros. 

(Foto:Divulgação)


Brumado: NPJ/UNEB; da teoria à prática em benefício da Cidadania

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O acesso à Justiça ainda tem um caminho muito extenso no Brasil, onde, principalmente os que vivem numa situação de vulnerabilidade social, possuem muitas dificuldades nesse sentido. Visando preencher essa lacuna, o Campus XX da Uneb de Brumado, há cerca de 1 ano e meio, instalou uma unidade do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas, uma unidade que faz parte da grade curricular do Curso de Direito, na qual os alunos saem da teoria para à prática, ou seja, começam a realizar ações de guarda, alimentos, divórcios e processos na área civil, já que 90% da demanda é composta por esses litígios. Com um forte cunho social, o NPJ tem um público alvo de famílias carentes, que obtém o acesso à justiça de forma gratuita. O núcleo, que absorve alunos que estejam no 7º semestre, faz com que os mesmos se familiarizem com as práticas da profissão de advogado, como fazer uma procuração, uma petição, como se portar em uma audiência e coisas do gênero. Atualmente o horário de funcionamento é terças, quartas e sextas, lembrando que só funciona no período das aulas.



Sindicato dos Bancários debate situação das agências em Itapetinga

(Foto: Ascom Bancários)

Nesta quinta-feira (10), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região Paulo Barrocas e Alberto Rocha estiveram na cidade de Itapetinga, para discutir e denunciar a situação precárias do serviço bancário na cidade. Desde 2014, o Sindicato tem denunciado e cobrado postura dos bancos quanto a situação de sobrecarga de trabalho nas agências e os impactos negativos no serviço prestado à população da região. No Banco do Brasil rotineiramente a população sofre com estrutura defasada das unidades que vão desde a falta de ar condicionado até a falta de manutenção de equipamento de segurança obrigatórios. A porta giratória que estava danificada e que teve sua manutenção aprovada após cobranças, segue sem funcionamento pois durante a manutenção a empresa responsável danificou o equipamento que só terá o serviço concluído dentro de 25 dias. A sobrecarga de trabalho na região tem sido fruto dos processos de reestruturação do banco e ataques a banco na região, atualmente a agência de Itapetinga ainda atende de Macarani e Itarantim, que ainda está funcionando em contingenciamento. 

Outro agravante é que o Banco do Brasil em Itapetinga está sem gerente desde setembro de 2017, o que dificulta as cobranças por melhorias na agência. Apesar de já haver um gerente nomeado, a previsão é que o mesmo inicie o trabalho na agência só no dia 2 de julho. Na viagem de acompanhamento à base, os diretores do Sindicato estiveram distribuindo em todas as agências a edição 1465 do boletim informativo O Piquete Bancário e também da Consulta Nacional dos bancários, que tem como objetivo levantar as principais pautas de reinvindicação da categoria para negociação durante a Campanha Nacional 2018. Os bancários do Banco do Nordeste realizaram também uma assembleia que teve como objetivo eleger um representante para o 24º Congresso Nacional de Funcionários do BNB, que acontece nos próximos dias 18 e 19 deste mês, em Fortaleza. Na oportunidade diretores e bancários discutiram o cenário difícil pelo qual os trabalhadores brasileiros estão passando e o quanto isso tornará ainda mais árdua a campanha deste ano. “Nesse contexto de fortes ataques só resta aos trabalhadores se fortalecer enquanto coletivo. Nossa Campanha Nacional este ano só será vitoriosa se tivermos todos os bancários unidos e entendendo a gravidade dos ataques aos nossos direitos. Nossa categoria está cada vez mais adoecida e sobrecarregada enquanto os bancos só ampliam sua lucratividade. Reforço que só conseguiremos mudar esse cenário com a contribuição de cada um, seja na formulação de propostas de pauta ou fortalecendo nossas mobilizações”, enfatiza Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.

CONTINUE LENDO


Brumado: Policiais Militares do PETO prende indivíduo em flagrante por porte ilegal de arma de fogo

Foto: 97NEWS

Na madrugada desta sexta-feira (11), a guarnição do PETO, da 34ªCIPM, durante rondas na Vila Presidente Vargas, em Brumado, abordou uma picape Amarok de cor prata. Foi encontrado dentro do veículo uma arma de fogo tipo revólver Taurus, calibre 38 e 17 munições intactas. Diante dos fatos foi dado voz de prisão em flagrante ao indivíduo, por não possuir documentação e autorização para portar arma de fogo. O motorista, que não teve a identidade revelado pela polícia e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia de Brumado.



Semana do MEI: Região Sudoeste conta com quase mil vagas gratuitas

Foto: Divulgação

A Semana do MEI acontece entre 14 e 18 de maio na Região Sudoeste e vai oferecer cerca de mil vagas de capacitações gratuitas em Vitória da Conquista, Barra do Choça, Jequié, Guanambi, Ibicuí, Livramento e Itarantim. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site. A gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Josinte Viana, revela que, além do foco na capacitação, o objetivo é também sensibilizar os microempreendedores individuais das cidades de toda a região a fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei). “O dia 31 de maio é o prazo final para que o MEI faça a declaração sem incidência de multa e juros”, avisa. Dessa forma, o empreendedor poderá manter seus direitos e os benefícios previdenciários. Em Livramento, a capacitação “Conheça as novas regras do seu negócio” acontece nos dias 15 e 16, das 9h às 12, na sede da Unopar.



Farra de benesses em Rio do Antônio: Vereadores com cargo efetivo na prefeitura não trabalham, mas recebem

Os 4 vereadores que estariam se beneficiando da emenda inconstitucional (Fotocomposição: 97NEWS)

Aquele velho ditado “têm coisas que só acontecem na Bahia”, tem uma versão muito real na cidade de Rio do Antônio, região sudoeste do estado. A nossa Lei Maior (Constituição Federal), traz explicitamente em seu bojo, mais precisamente em seu Artigo 38, que o servidor público investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será afastado do cargo, emprego ou função, facultando-lhe optar pela sua remuneração; só que, em Rio do Antônio, a coisa não é bem assim. Lá quando da confecção do seu Regimento Interno, a Câmara de Vereadores resolveu rasgar a Constituição Federal trazendo no seu art. 48, IV, a benesse de que basta ao vereador, servidor público, participar de uma das comissões da Câmara para ter direito de receber seu vencimento como servidor sem precisar trabalhar (confira abaixo). Isso se não fosse ilegal, seria, no mínimo, imoral, já que enquanto os demais servidores efetivos trabalham diariamente para perceberem seus salários, os vereadores recebem sem trabalhar.

A emenda que fez a modificação e acabou desobedecendo a Constituição Federal (Foto: 97NEWS)

Os beneficiados por essa “farra”, são os vereadores Antônio (Zico) Oliveira Novais (DEM) , Celi Brito Souza Alves (PTB), Reginaldo Reis dos Santos (PSB) e Alexandre Leite Alves (Alex de Deca) (PSD), sendo que este último teve seu mandato extinto por ter faltado a 1/3 das sessões da Câmara no ano de 2017. O atual presidente da Câmara de Vereadores, André Berkovitz, alertado pelo departamento jurídico da Casa Legislativa, notificou os vereadores envolvidos para prestarem os esclarecimentos devidos (confira abaixo a notificação). A população exige da direção do Poder Legislativo que as medidas cabíveis sejam devidamente tomadas, caso se configure o ato inconstitucional. “Em tempos de combate à corrupção e com os políticos perdendo cada vez mais a credibilidade junto ao povo, não podemos admitir uma aberração como essa. É uma falta de respeito muito grande que tem que ser banida”, relatou uma moradora que pediu reserva de identidade com medo de perseguição política.

A notificação enviada aos 4 vereadores por parte da presidência da Casa Legislativa (Foto: 97NEWS)


Alunos do CEPP realizam visita técnica às empresas Quartzolar e Café Brumado

A primeira visita foi feita na renomada empresa Quartzolar (Foto: Divulgação)

Tendo como diferencial o trabalho de Campo, o CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional realizou essa semana mais duas visitas técnicas com alunos juntamente com alunos da instituição. Na terça-feira (08) as turmas de 3° COM e 3° LOG LIGA da manhã sob a orientação das professoras Iacy Santos e Sônia Brito foram a empresa Quartzolar conhecer todo o processo produtivo e comercial da empresa. Eles foram ecepcionados pelo jovem empresário Renan Rocha, o qual fez questão de ressaltar a importância de um curso técnico e a perseverança de cada na obtenção de uma colocação profissional, ainda quando se é estudante. Uma ampla visita foi realizada, ficando a cargo do vice gerente Landulfo Júnior explanar os detalhes sobre o funcionamento de toda a empresa. Já na quinta-feira (10) as turmas do 3° Módulo de Administração do noturno e vespertino foram à fábrica Café Brumado acompanhados das professoras Iacy Santos e Poliana Araújo. Conduzidos pelo gerente de produção, Aldenes Brito, os alunos tomaram conhecimento de todo o processo produtivo da fábrica e ficaram a par de como acontece o funcionamento da empresa. “Em nome de toda família CEEP gostaria de agradecer a todos os empresários e colaboradores que sempre nos recebem com muito carinho e respeito; abrindo as portas de suas empresas para acolher os nossos alunos", expressou num tom de realização a professora Iacy Santos.

A visita feita às instalações do Café Brumado (Foto: Divulgação)


Pai morde filho até a morte e diz que criança ‘era fofa demais para não ser devorada’

Foto: Divulgação

Um pai mordeu o filho até a morte durante uma viagem para a praia de Losari, na ilha Indonésia de Sulawasi, no último sábado (05). Segundo informações do jornal Mirror, HB, de 28 anos, confessou o crime e alegou ter feito isso porque a criança “era fofa demais para não ser devorada”. Em depoimento, o suspeito afirmou ainda que devorou a criança por ter ficado “chateado com o fato de o filho rejeitar seu afeto”. O corpo do menino foi encontrado na praia com feridas espalhadas pelo corpo. Antes de confessar o crime, o pai chegou a mentir sobre as causas da morte da criança, mas a polícia desconfiou d versão. “Nós inspecionamos o corpo e identificamos que havia muitas feridas no menor de idade. Não eram ferimentos geralmente comuns em acidentes de trânsito”, explicou um porta-voz da polícia. A mãe da vítima contou à polícia que só descobriu sobre a morte do garoto após receber uma ligação de que o menino estava em estado grave no hospital, onde faleceu horas depois. Não há detalhes de quantas vezes ou a intensidade das mordidas dadas no menino, mas o corpo deve ser periciado. Caso condenado, o suspeito pode responder a 15 anos de prisão por assassinato.



Esbanjando vitalidade, brumadense de 92 anos diz que tem sede de novos desafios; 'quero ver o meu bairro crescer ainda mais'

O aposentado Antônio Eduardo dos Santos quer ver o desenvolvimento do Bairro Apertado do Morro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O aposentado Antônio Eduardo dos Santos, não tem problema algum em revelar a sua idade, só não gosta de ser chamada de senhor, prefere o pronome de tratamento "você". Aos 92 anos, ele viveu muitas histórias em Brumado e garante que ainda quer viver novas emoções. O brumadense, que é morador do bairro Apertado do Morro, disse que acompanhou o progresso da cidade e ajudou na criação do bairro em que mora. Nesta quinta-feira (10), ele falou com nossa equipe, e contou um pouco de sua história. Mesmo com as limitações impostas pela vida, ele procura por novos desafios. “Não gosto de ficar parado, estou sempre procurando algo para fazer”, revela. Eduardo é um exemplo de vitalidade, não quer apenas curtir a aposentadoria descansando. “Todos os dias acordo com muita vontade de viver. Faço as minhas atividades do dia a dia, e se for para trabalhar, eu trabalho”, ressalta com um sorriso de felicidade estampado em seu rosto. Sua história de vida está intrinsecamente ligada ao Apertado do Morro, “há décadas atrás era apenas vegetação. Quando me mudei para cá, isso aqui era apenas mato, caatinga como todos falam. Praticamente fundei este bairro, além da minha casa, vi outras casas se erguendo. Até trabalhei no esgotamento da rua principal". Mas como em todos os bairros, o crescimento, além do progresso, atrai também a violência. "É duro ver uma cidade igual Brumado, de pacata para uma cidade cada vez mais violenta. Aqui no meu bairro, vizinhos, amigos e até parentes já foram assaltados. As autoridades e o poder público têm de olhar mais para os bairros afastados do centro. Somos trabalhadores, somos cidadãos, temos direitos, assim como nos cobram os deveres", lamentou. Deixando de lado a tristeza e a violência, Antônio é muito querido no bairro, por sempre estar alegre e disposto e ele faz muito sucesso no bairro. Pai de treze filhos, cuidou de todos trabalhando de sol a sol, para manter o pão dentro de casa. "Hoje eu sou muito feliz, todos já estão adulto e se viram muito bem sozinhos. Mas que foi fácil, isso não foi não". Antônio é casado e diz que é muito bem resolvido. "Sempre estou rodeado de amigos e parentes e tudo isso me faz imensamente feliz”, finalizou sorridente, o aposentado, que aos 92 anos, esbanja vitalidade. Ele finalizou fazendo um apelo ao poder público citando que “eu peço que sejam feitas ações em prol do desenvolvimento desse bairro, pois esse ainda é um desafio para mim, mas creio que ainda verei esse sonho virar realidade”.



Brumado: Fim de semana das mães será de tempo frio com garoa na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O segundo final de semana de maio, o tradicional Mês da Mães será mais "gelado" e com possível garoa em Brumado. A chegada de uma frente fria derruba as temperaturas, que já no sábado (12), chegarão à mínimas de 19°C. A mudança acontece devido a uma frente fria, que passa pelo Norte de Minas neste fim de semana e atinge a Região Sudoeste. Este sábado já amanhece com céu nublado. A temperatura cai no decorrer do dia. Segundo os meteorologistas da Climatempo, os termômetros marcarão máximas de 28°C. O domingo (13), feriado do 'Dia das Mães', será mais úmido e ainda mais frio em Brumado. O tempo ficará encoberto por nuvens, e a temperatura máxima será de 29°C e a mínima, de 18°C. No fim da tarde, o ar gelado trará a sensação térmica de mais frio, 17°C. Na segunda-feira (14), a umidade continua, e a previsão é de céu nublado, ainda com possibilidade de garoa. De acordo com os meteorologistas, o tempo melhora a partir de terça-feira (15), quando há possível abertura de sol. As madrugadas, no entanto, continuarão frias.



Correios abrem quase 5 mil vagas dentro do Programa Jovem Aprendiz

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os Correios abriram nesta quinta-feira (10) as inscrições para um total de 4.983 vagas, além de formação de cadastro de reserva, dentro do Programa Jovem Aprendiz. Os que passarem na seleção receberão salário de R$ 448,46, vale transporte e vale refeição ou alimentação. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas somente pelo site dos Correios, até 29 de maio. Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental. Pessoas com deficiência não tem limitação de idade para concorrer. A seleção leva em conta renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais. É desejável ter noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet utilizando em computadores ou notebook. O Jovem Aprendiz terá jornada de 20 horas semanais, com 4 horas diárias, durante os 12 meses de contrato. A carga horária concilia uma fase teórica no curso de aprendizagem de Assistente Administrativo e uma fase prática nos Correios. Implantado em 2010, o programa Jovem Aprendiz tem como objetivo o desenvolvimento de jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos.



Leão sofre goleada do Corinthians e é desclassificado da Copa do Brasil

Foto: Reprodução l Sport TV

O rubro-negro baiano sofreu goleada de 3×1 do Corinthians, nesta quinta (10), na Arena Itaquera em São Paulo, no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com isso, o clube está desclassificado da competição. Como no jogo de ida o placar ficou em 0x0, quem vencesse por qualquer placar garantia a vaga. No primeiro tempo o time paulista dominou a partida e o Vitória repetiu a estratégia do jogo de ida, se fechou no seu campo e esperou pelo adversário. Aos 38 minutos do primeiro tempo, Mantuan cobra lateral para Gabriel. Ele cruza rasteiro, Caíque dá um tapa na bola, que sobre para Maycon empurrar para o gol vazio e abrir o placar para o Corinthians. Os outros gols vieram no segundo tempo. Aos 13 minutos  Balbuena aciona Jadson na entrada da área. O meia finge que vai chutar, mas solta bola para Romero na esquerda. O atacante precisa chutar duas vezes para ampliar. O terceiro gol do time paulista veio logo na sequência, aos 20 minutos. Romero arrisca de longe, Caíque rebate e a bola sobra para Sidcley. O lateral acha o próprio Romero dentro da área que, de cabeça, faz seu segundo gol no jogo. Aos 31 minutos o Vitória marca com gol de André Lima. Guilherme Costa cruza bola na cabeça de André, que sobe sozinho e, de cabeça, coloca no fundo do gol. Levaram cartão amarelo na partida o lateral José Welison e o meio de campo Rhayner, ambos do Vitória. No final da partida, aos 44′, Welison deixa a perna em Mateus Vital após levar drible e recebe o segundo cartão amarelo no jogo, em seguida o vermelho. Agora, o Corinthians avança para as quartas de final da competição. O confronto da próxima fase será definido em sorteio.



Seleção de Brumado tem presença garantida no Intermunicipal 2018

O vice-prefeito Édio Pereira e o secretário João Nolasco em reunião com a assessora técnica da FBF, Taise Galvão (Foto: 97NEWS)

Nesta quinta-feira, dia 03, em Salvador, foi realizada uma reunião entre o município, representado pelo vice-prefeito Édio Pereira e o secretário de Administração, João Nolasco Costa e a Federação Baiana de Futebol, representada pela diretora técnica, Taise Galvão. No encontro foi acertado os detalhes para a participação da Seleção Brumadense de Futebol no Campeonato Intermunicipal, edição 2018. Os representantes da administração municipal entregaram o oficio do presidente da Liga de Futebol, Emanuel Araújo, referendando a participação da seleção no referido campeonato, sob a coordenação do município, através da administração “Educar Para Libertar”, cujo prefeito é Eduardo Vasconcelos, do PSB. A dirigente da federação, Taise Galvão, informou que até o próximo dia 15, serão divulgados os procedimentos e normas que regerão o certame deste ano, inclusive o prazo para inscrições dos atletas e inicio da competição que é considerado o maior campeonato amador do país. Segundo o vice-prefeito, Édio Pereira e a secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, “a seleção de Brumado está se preparando para a disputa e já realizou o seu primeiro amistoso contra a Seleção de Dom Basílio, onde venceu pelo placar de 3X2”. Para o secretário João Nolasco Costa, “o clima é de muita harmonia entre os atletas convocados e o esforço é muito grande para propiciar uma boa logística ao selecionado brumadense e com possibilitar uma grande participação no Intermunicipal deste ano.



Léo Vasconcelos age rápido e marca audiência com o comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia na busca de trazer uma brigada para Brumado

O presidente do Legislativo de Brumado, Léo Vasconcelos, ao lado do coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo (Foto: 97NEWS)

A matéria veiculada pelo 97NEWS intitulada “Incêndio em oficina mecânica comprova que Brumado já deveria ter uma Brigada do Corpo de Bombeiros” provocou uma intensa discussão nas redes sociais sobre a urgência da instalação de uma unidade na cidade. A repercussão chegou até a capital do estado e, mostrando uma percepção aguçada e muita agilidade, o presidente do Poder Legislativo, vereador Léo Vasconcelos (PDT), aproveitando a oportunidade de estar numa cerimônia onde estava presente o comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, conseguiu uma rápida conversa com o mesmo, onde, primeiramente mostrou a matéria do 97NEWS e, em seguida, solicitou uma audiência para que Brumado pudesse receber em breve uma brigado do Corpo de Bombeiros. Em contato com Léo Vasconcelos, ele informou que, o coronel foi muito receptivo e disse que Brumado é uma cidade grande que já deveria ter instalada uma unidade e garantiu que, após a realização de uma viagem que irá fazer, comunicará a data da audiência, da qual deverá participar também o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). “Foi realmente uma sintonia muito interessante, pois estava na cerimônia e sentei ao lado do coronel e quando vi a matéria do 97NEWS, não pensei duas vezes e fui falar sobre a urgência de Brumado em receber uma brigada”, destacou o presidente. Ele ainda declarou que “em 2013, a vereadora Liu Vasconcelos, minha esposa, fez uma indicação nesse sentido e, só não se concretizou porque houve alguns contratempos administrativos, mas, agora, creio que Brumado contará com esse importante serviço”.



34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado comemora 20 anos de atuação na região

Foto: Conteúdo l 97News

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) comemora nesta quinta-feira (10), os seus 20 anos de atuação e trabalhos prestados em Brumado e nas onze cidades da Região Sudoeste. A unidade operacional é responsável pelo policiamento preventivo, ostensivo e fardado. Para se tornar Companhia Independente de Polícia Militar, como é conhecido atualmente, primeiro teve origem por meio do Decreto nº 7.318, de 07 de maio de 1998. A unidade é responsável por uma área de 13.595 km², atendendo cerca de 229 mil habitantes. A 34ª CIPM, celebra o 20º aniversário comemorando também o aumento de produtividade destacado no Sistema de Produtividade Policial (Sispropol), e isso é resultado de muito trabalho e dedicação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o Major Souza Dias, a comemoração de mais um ano de existência lhe traz alegria. “Hoje atuamos em Brumado e nas 11 cidades diuturnamente com profissionalismo e dedicação para que cada cidadão ou morador viva com segurança. O aniversário da nossa Companhia marca mais um momento histórico de nossa de nossas vidas. Somos policiais militares prontos para servir até nosso último refúgio de vida a sociedade baiana”. O Major também fez questão de agradecer os seus policiais pela confiança depositada. Por essa razão, reafirma-se a grande vontade de servir e proteger.



De Livramento à Alemanha: Quem é Jucemar Bahia, mais um atleta da região sudoeste que vai brilhar no futebol

Foto: Arquivo da Família

Não é sempre que grupos de adolescentes causam tanta expectativa como a geração de agora, jovens de 17 a 25 anos, que muitos consideram o futuro do futebol. A lista de promessas poderia ser maior se os poderes públicos investissem mais no esporte, e o destino destes jovens poderiam ser outro. Mas com talento, alguns destes adolescentes conseguem ganhar o Brasil e até o Mundo. Essa é a história de Jucemar Santos, de 20 anos, o "Jucemar Bahia", oriundo de uma família de classe baixa, Jucemar teve o sonho de se tornar jogador começando pelas categorias de base, até chegar no futebol profissional, jogando no Linhares e Flamengo de Pirajuí. Mesmo sendo filho de agricultores da cidade de Livramento de Nossa Senhora, e com poucos recursos, Jucemar sempre foi apoiado pelo pai, Geraldo, conhecido por Geraldo do Aipim, que o ajudava pagando as viagens e a alimentação em busca de seu sonho. Após a concretização do sonho, mais uma porta se abriu para o jogador, tentar a vida na Alemanha. O atleta acabou de assinar contrato para jogar no SV Glückauf Bleicherode, time de futebol profissional da Alemanha. Seu contrato inicial com o clube germânico, será de julho de 2018 a agosto de 2019. Para o atleta será um novo desafio a ser vencido. Além das diferenças entre o futebol brasileiro e o Alemão, Jucemar Bahia enfrentará também a barreira do idioma no início. "Os alemães dão muita importância à formação dos atletas. Não só esportiva. Os clubes levam muito à sério a questão da educação", comentou o jogador. Como todo adolescente, Jucemar tem planos quase todos relacionados ao futebol. No clube germânico, conviverá com jogadores de várias etnias. Alguns são naturalizados.



Incêndio em oficina mecânica comprova que Brumado já deveria ter uma Brigada do Corpo de Bombeiros

O veículo foi totalmente consumido pelas chamas, mas se não fosse a chegada da brigada da RHI Magnesita o episódio poderia ter sido muito pior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As discussões em torno do desenvolvimento de Brumado, que divide opiniões, sendo que as negativas, como as da cidade tomada por animais errantes, pelo menos nesse momento, são cada vez mais factíveis, causando vergonha aos brumadenses que já tem que conviver com a questão da violência desenfreada. Esses gargalos, que aparentemente não seriam de difícil solução, tem outras situações que corroboram ainda para a tese de que Brumado ainda respira tons provincianos na área da infraestrutura urbana. Desta feita uma outra questão que comprovaria o atraso é a falta de, pelo menos, uma brigada do Corpo de Bombeiros. Na tarde desta quinta-feira (10), por volta das 16h, um incêndio ocorrido numa oficina mecânica localizada na Rua José de Lima Amorim, no Bairro Novo Brumado, trouxe à baila essa discussão do porquê Brumado, uma cidade com quase 80 mil habitantes ainda não possui uma Brigada do Corpo de Bombeiros. A equipe do 97NEWS esteve no local e recebeu informações que o incêndio foi provocado por um curto-circuito na parte elétrica de um veículo que estava sendo reparado por mecânicos, que tentaram apagar o foco inicial de incêndio, mas que acabaram se espalhando e, se não fosse a rápida intervenção do caminhão da brigada da empresa RHI Magnesita, um incêndio de maiores proporções poderia ter ocorrido. Moradores próximos e populares se assustaram, já que o incêndio foi acompanhado de várias explosões como pode ser visto no vídeo abaixo. A sociedade espera que os governantes se mobilizem e consigam trazer uma brigada do corpo de bombeiros para Brumado, pois, além dos incêndios, na época do verão, vários afogamentos ocorrem, principalmente no meio rural.  

A rápida ação evitou que as chamas se alastrassem para a oficina (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Livro “O Nutricionista Clandestino” desmistifica crise da obesidade em mundo cada vez mais gordo

Objetivo do autor, Danilo Balu, é proteger o leitor de equívocos graves que muitos nutricionistas profissionais repetem diariamente na mídia (Reprodução)

Hoje mais de metade da população adulta no Brasil está acima do peso ideal. E cerca de um em cada cinco são obesos, segundo o Ministério da Saúde. Para Danilo Balu, autor do livro “O Nutricionista Clandestino - As razões para a crise de obesidade em um mundo cada vez mais gordo”, um dos principais culpados pela guerra contra a balança é o próprio nutricionista desinformado. O livro, que será lançado no dia 10 de maio na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo (SP), não é uma publicação de dieta e nem um manual para a perda de peso. “O objetivo é, sem falsa pretensão, proteger o leitor de equívocos graves que muitos nutricionistas profissionais repetem em revistas, sites e programas de televisão. É uma apresentação didática de estudos científicos sérios ao público em geral e o que a conclusão deles nos leva a repensar sobre emagrecimento e controle de peso”, revela Balu. Em 346 páginas, o autor apresenta orientações que serão entendidas como altamente polêmicas, mas que se tornam evidentes quando se resolve ler e compreender os estudos nos quais elas se baseiam. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo em 2001, Balu cursou Nutrição na mesma instituição. Durante sua carreira profissional dedicou-se ao estudo do assunto sendo colaborador e consultor de nutrição esportiva.“Alguns dos conceitos da nutrição são tão óbvios que muitas das orientações foram baseadas em estudos malconduzidos ou feitas na base da intuição, sem nunca testarmos sua segurança. Fomos e continuamos sendo vítimas de um grande experimento não-controlado baseado no esforço do indivíduo que tenta fazer o que lhe disseram ser o certo sem saber que muitas das recomendações atuais não têm qualquer base científica”, analisa.Para escrever esta obra o autor usou como referências livros, estudos, artigos e outras fontes de pessoas mundialmente respeitadas como Gary Taubes, Peter Attia, Nina Teicholz, Jeff Voek, Bill Lagakos, Dariush Mozaffarian, Robert Lustig, James DiNicolantonio e Zoe Harcomb. “O Nutricionista Clandestino” é mais um dos destaques autopublicados no Clube de Autores com o selo Clube Select. Ao lado de livros como “Trilhando Sonhos”, “Cara Liberdade” e “Sensibilidade à Flor da Pele”, está disponível tanto no site Clube de Autores quanto nas livrarias parceiras de todo o Brasil. Os títulos foram selecionados por meio de inteligência artificial por sua performance acima da média e com isso ganham apoio na divulgação e distribuição mais ampla.



Emprego: Ambev abre programa de trainee com salário inicial de R$ 6,1 mil

Foto: Marcelo Brandt/G1

Ambev abriu as inscrições do programa de trainee industrial de 2018. O salário inicial é de R$ 6.100. É necessário ter formação acadêmica concluída entre julho de 2016 e julho de 2018, nas áreas de engenharia, química, farmácia, agronomia, biologia, ciências da alimentação, biotecnologia e cursos correlatos. Inglês fluente e interesse em morar em qualquer estado também estão entre os requisitos. As inscrições podem ser feitas pelo site até sexta-feira (11). As etapas do processo de seleção são realizadas entre os meses de março e julho e incluem testes online de inglês, perfil e raciocínio lógico, seguidos pela apresentação de uma análise de case, também online. A seguir, começam então as etapas presenciais, com entrevistas feitas em todo o país. Quando aprovados, os candidatos passam pela realização de um painel de negócios, para o qual precisam desenvolver um case em equipe. Finalmente, as últimas entrevistas acontecem com os vice-presidentes e o presidente da Ambev. No encerramento do processo, em agosto, os selecionados serão admitidos como funcionários.