ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Alunos da rede municipal de ensino de Brumado participam de 'Concurso Geração Sustentável'

Foto: Divulgação

Com o tema “Movimento chega de doença! Juntos pela proteção da natureza e o combate às doenças transmitidas por mosquitos”, será realizado o Concurso "Geração Sustentável" em 16 cidades onde Instituto InterCement atua, dentre eles, o município de Brumado. O programa, chega a sua terceira edição em 2018. As quatorze escolas do Ensino Fundamental das Séries Finais do município inscritas já começaram a realizar as etapas do concurso com orientação de cinco componentes, sendo quatro alunos do 8º e 9º anos e um professor tutor. Os jovens selecionado terão que produzir um vídeo mostrando as causas do problema e principalmente as soluções, com mudanças simples nos hábitos do dia a dia. O evento de premiação contará com representantes das escolas participantes, integrantes do Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e profissionais da unidade fabril. Cada um dos integrantes da equipe vencedora receberá um kit escolar com produtos ecológicos, que será entregue no dia da premiação. Os que chegarem até a última etapa do concurso receberão certificados de participação. Já os vídeos vencedores serão divulgados no site do concurso e concorrerão à premiação nacional. O vídeo mais votado pela comissão corporativa será o vencedor nacional e a equipe será premiada.



Acidente envolvendo ônibus da Novo Horizonte deixou carro irreconhecível

(Foto: G5)

Um homem de 41 anos morreu após bater a caminhonete que dirigia de frente com uma carreta, na BR-242, no oeste da Bahia, na noite desta sexta-feira (11). O veículo ficou destruído. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 19h30, no KM 707, trecho da cidade de Crisópolis. Ainda conforme a PRF, após bater na carreta, o carro ainda colidiu na lateral de um ônibus que passava pela rodovia. Os ocupantes do ônibus e da carreta não tiveram ferimentos. A vítima, identificada como André Luis Ramos Oliveira, estava sozinha no veículo. O rapaz ficou preso às ferragens e morreu no local do acidente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez a retirada da vítima do veículo. A via ficou interditada por cerca de 6h, até o trabalho ser finalizado, por volta da 1h30 deste sábado (12). O corpo de André foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, onde foi periciado, e liberado na manhã deste sábado. Não há informações sobre o sepultamento. As causas da batida serão investigadas.



Brumado: Enfermeiros recebem homenagem na 'Semana da Enfermagem'

Foto: Divulgação

As enfermeiras e técnicas de enfermagem da UBS Liziane dos Santos Alves, receberam esta semana, uma homenagem em comemoração a "Semana da Enfermagem". A semana é comemorada em duas datas, 12 de maio, Dia do Enfermeiro e dia 20 de maio, Dia do Técnico de Enfermagem. Na homenagem oferecida aos enfermeiros da UBS, a equipe recebeu um lindo café da manhã. O 97NEWS também deixa seus agradecimentos a esses profissionais que tanto lutam para cuidar do próximo, principalmente, na hora das enfermidades. Parabéns a todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem.



Herança maldita: Homem é preso após ferir sobrinho e cunhado em briga em Conquista

Foto: Conteúdo l 97News

Um homem foi preso em flagrante, na madrugada desta sexta-feira (11), após ferir o sobrinho e o cunhado com golpes de facão, durante uma briga por herança, em Vitória da Conquista, no sul baiano. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito, identificado como Daniel Vieira Lima, de 30 anos, invadiu a casa onde as vítimas moram, no bairro de Jurema, e as expulsou para ficar com o imóvel. Ainda conforme a polícia, ouvida pelo Blog do Anderson, a casa seria de uma tia de Daniel, que morreu recentemente, e teria ficado de herança para ele e o sobrinho, identificado como André Ferreira de Souza. No entanto, não houve um acordo entre os dois e o homem tentou tomar o imóvel à força. Após o ataque, o sobrinho de Daniel e o pai, identificado como Pedro Souza Aragão, fugiram de casa, e chegaram a ser perseguidos pelo homem, mas conseguiram escapar e procuraram socorro no Hospital Samur, em Vitória da Conquista. As vítimas foram abordadas por policiais que faziam rondas na região, e, contaram aos agentes o que havia ocorrido, eles foram até o imóvel disputado pela família e prenderam o suspeito. O facão utilizado no crime, que havia sido comprado pouco antes da ação, foi apreendido. De acordo com a polícia, Daniel e a arma foram levados para a Delegacia de Vitória da Conquista. Na unidade policial, o homem foi autuado por dupla tentativa de homicídio. Ele está à disposição da Justiça.



O acidente com Edifício Wilton Paes de Almeida, Largo do Paissandu/SP, poderia ser evitado?

(Foto: Reprodução)

Muito se tem falado (na mídia e nas redes sociais), sobre o incêndio que levou ao desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, localizado no Largo do Paissandu, em São Paulo. O incidente que deixou, segundo informações dos noticiários, 146 famílias desabrigadas e pessoas ainda desaparecidas, marcou o dia 1º de maio, data em que se comemora o dia do trabalho no Brasil. Entre os diversos tipos de comentários e leituras sobre o acidente, é possível encontrar, por um lado, opiniões que culpabilizam as famílias e o próprio movimento de luta por moradia por terem ocupado o prédio sem a priori, condições de habitabilidade e, por outro, os que conseguem ler nesta tragédia a real situação da ausência de condições ao acesso à moradia pelas camadas mais pobres no país. 

Mas o que leva estas famílias a ocupar um prédio supostamente condenado? Por que elas não foram morar em outro local, mais seguro? Diante de tantas especulações acerca do que poderia ter sido feito para evitar o acidente, ou ainda, quem seriam os culpados, o que se pode considerar é que a ocupação do Edifício Wilton Paes de Almeida, e de tantos outros imóveis ocupados de forma precária em diversas cidades do Brasil, é um reflexo da formação social desigual histórica do Brasil. E, sim, os desdobramentos deste quadro de desigualdade levam milhares de famílias a, como única alternativa, ocuparem espaços com pouca ou sem nenhuma condição de morar. Isso não é uma escolha, mas a falta dela! Assim como a alimentação e a saúde, a moradia é uma necessidade humana, pois, além se ser um abrigo, é também um local de identidade e privacidade. Nesse sentido, a ocupação do Prédio no Largo Paissandu materializa a luta por espaço, como forma, ainda que precária, de suprir uma necessidade humana. Esta forma de ocupar vazios urbanos é também meio de se efetivar um direito garantido tanto na Constituição Federal de 1988, quanto no Estatuto da Cidade, trata-se do direito à moradia. Ocorre que, o direito de morar não se resume apenas a ocupar ou fazer o uso de uma unidade habitacional. Outras necessidades devem ser supridas, como o acesso à água tratada, à energia elétrica, ao transporte, às políticas de saúde, de educação. Em uma situação de ocupação, esses itens também tendem a ser providos de forma improvisada. Como por exemplo, ligações “clandestinas” de rede energia elétrica, que por sua vez, tendem a causar incêndios. Teria sido este o motivo que levou o desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, localizado no Largo do Paissandu? Parece ser uma das hipóteses. O déficit habitacional no Brasil é um problema estrutural, pois diz respeito ao modo como, historicamente, se deu o uso e a ocupação do solo, bem como a produção de moradias nas cidades brasileiras. Em detrimento do uso social do solo, as cidades brasileiras são planejadas como grandes centros comerciais e não como espaços a serem vividos por aqueles que a habitam. As cidades são planejadas sem considerar políticas habitacionais e outros serviços públicos, como saúde, educação, transporte, entre outros, que de fato atendam a demanda dos cidadãos. Neste cenário, o solo e a moradia são meras mercadorias, cujo valor, não está ao alcance da maioria das famílias, principalmente as de menor renda. Se a questão é como evitar este tipo de tragédia, teríamos de debater a urbanização no Brasil e indagar o porquê de poucos terem muito, e muitos terem tão poucos para viver. Mas, em poucas palavras, podemos afirmar que só quando a moradia deixar de ser vista como um bem, uma propriedade, objeto de especulação e garantia de lucro, e passar a ser considerada, tanto pela sociedade, quanto pelo poder público, como um direito básico, é que este tipo de tragédia será, quem sabe, reduzida. Isto significa que acidentes como o que ocorreu com Edifício Wilton Paes de Almeida podem ser evitados se a população tiver outras alternativas de moradias nas cidades onde vivem. Ocupar não é crime, ocupar um abrigo/uma moradia é uma necessidade humana!  

CONTINUE LENDO






Você sabe o que é Logística Reversa?

(Divulgação)

Imprescindível para a preservação ambiental e estruturação de uma sociedade sustentável, o processo de logística reversa consiste em duas etapas básicas: coleta + reciclagem e reutilização. O conceito já é obrigatório em vários países e têm se difundido gradativamente entre as grandes indústrias dos mais diversos segmentos no mundo todo, motivando a criação de novas leis que tornam empresas dos mais variados segmentos legalmente responsáveis por todo o ciclo de vida útil de um produto, promovendo a reutilização ou o descarte correto dos bens de consumo. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, baseada na lei nº 12.305, prevê a redução, reutilização e reciclagem na geração de resíduos. 

Dessa maneira, regulamenta e impõe a implementação de sistemas de produção e consumo consciente a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Há diversas maneiras para empresas de grande e pequeno porte aplicarem a logística reversa em seus processos como buscar desenvolver de embalagens mais sustentáveis, com um composição mais homogênea e com menor peso, o que facilita a reciclagem e o reuso, e definir estratégias de recolhimento de produtos e embalagens, reintegrando o insumo ao seu processo produtivo original. “É fundamental que as empresas enxerguem a logística reversa como parte integrante da empresa como um todo, desde as estratégias iniciais. Com processos bem estruturados desde sua origem, tornaremos o setor empresarial mais  sustentável mais rapidamente”, afirma Nilo Cini Junior, presidente do Instituto de Logística Reversa – ILOG do Paraná, que atua desde 2016 auxiliando instituições de todos os portes a adotarem e desenvolverem práticas sustentáveis de produção. A indústria é responsável pela aplicação e difusão da logística reversa, mas os cidadãos também tem um papel crucial neste processo colaborando com a coleta seletiva. “Tudo começa com a separação adequada do lixo doméstico. O processo de logística reversa só é possível se cada fonte geradora, como residências, escolas, restaurantes e etc. separar materiais recicláveis tais como papéis, metais, plásticos e vidros dos resíduos orgânicos e descartá-los de maneira correta, entregando-os a cooperativas de reciclagem ou ao sistema de coleta seletiva oferecido pelos governos municipais e estaduais”, detalha Nilo Cini Junior. “No caso de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, que não são recicláveis e também não podem ser colocados no lixo orgânico por serem tóxicos, os cidadãos podem fazer sua parte procurando iniciativas que recolhem e dão um fim adequado a esses materiais”, relata. Além de representar um processo vital para o desenvolvimento sustentável do planeta, a logística reversa também é muito vantajosa do ponto de vista econômico tanto para empresas quanto para os consumidores. Retirar os resíduos do meio ambiente e reintegrá-los ao ciclo produtivo garante uma redução significativa na exploração de recursos naturais, diminuindo o impacto ambiental e os custos das indústrias com matéria-prima, o que torna a produção mais barata e pode refletir diretamente no preço do produto final.  Além de gerar empregos formais para a população por meio da coleta de material reciclável. “A construção de uma sociedade consciente da sua responsabilidade com a natureza depende muito da postura e iniciativas da indústria, e a logística reversa é o primeiro passo para isso”, compelta Nilo Cini Junior.

CONTINUE LENDO


Andaraí: Três são presos por usar ônibus escolar para transportar drogas

Foto: Divulgação / Cipe-Chapada

Três pessoas foram presas em Andaraí, na Chapada Diamantina, após usarem um transporte escolar para transportar drogas. Segundo a Polícia Militar, uma denúncia anônima levou policiais até Geraldino Macedo da Silva, o Dinho, que dirigia um transporte escolar. Preso em flagrante, ele revelou os nomes dos outros comparsas e o esquema de distribuição da droga. Depois foram presos Ana Lúcia da Silva Oliveira e Leandro Souza da Silva. Com os criminosos foram encontrados 11 papelotes de maconha e uma garruncha, de calibre.32, adquirida recentemente por Dinho. Segundo o comandante da Cipe Chapada, major PM Ricardo Passos, o trio e todo material ilícito foram levados para a Delegacia Territorial (DT/Andaraí). O fato ocorreu na terça-feira (8) no assentamento Mucambo, zona rural da cidade.



Brumado: Homem é preso após desferir golpes de facão na tia no bairro São Felix

Foto: 97NEWS

Um homem identificado como Pablo Henrique Santos Sousa foi preso, neste sábado (12), na Rua Dr. Chagas Diniz, no bairro São Felix, no município de Brumado, após desferir vários golpes de facão na própria tia. A Polícia Militar foi acionada ao local da ocorrência. De acordo com informações da 34ª CIPM, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) esteve no local e prendeu em flagrante Pablo. Conforme relato de testemunha, após uma briga entre o suposto autor e a vítima, Henrique pegou um facão e desferiu um golpe no braço de sua tia e em outras partes do corpo, vindo a lesioná-la. 

Foto: Composição l 97NEWS

A vítima, de 58 anos, foi encaminhada por familiares ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e o sobrinho foi detido e encaminhado pela guarnição à delegacia, para ser autuado em flagrante por tentativa de homicídio. O facão foi apreendido para averiguações.



Em 2018, polícia já apreendeu cerca de R$ 9 milhões em drogas na Bahia

Foto: Divulgação l PM/BA

A polícia apreendeu o equivalente a R$ 9 milhões em drogas na Bahia entre o início de janeiro e o início de maio. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado neste sábado (12), foram localizadas 4,5 toneladas de maconha, 185 kg de cocaína e 150 kg de crack. Apenas na última semana, equipes da Polícia Civil localizaram 1,5 tonelada de maconha em uma plantação na cidade de Esplanada. "Utilizando drone confirmamos as informações de um colaborador e conseguimos esta grande derrubada", destacou o coordenador da Coordenação de Operações Especiais (COE), delegado André Viana. Já no município de Tucano, também na última semana, equipes da Polícia Militar abordaram dois veículos na BR-324 e encontraram 430 kg de maconha prensada.



Brasil deve adotar placas de veículos no modelo do Mercosul a partir de dezembro

Foto: Reprodução

O Brasil deve começar a ter veículos com placas que adotam o modelo unificado para países do Mercosul a partir do dia 1º de dezembro deste ano. De acordo com o jornal O Globo, o anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que também publicou as regras de credenciamento para as empresas que vão confeccionar as placas. Inicialmente, o emplacamento com o novo modelo vai ocorrer de forma gradual, começando por automóveis zero quilômetro e pelos que tiverem transferência de propriedade ou de município, além dos veículos que precisarem ter a placa substituída. O Rio de Janeiro deve ser o primeiro estado brasileiro a ter o novo modelo em seus automóveis. "Pretendemos que o Rio seja o primeiro estado a adotar a placa, pela sua importância e sua posição de vanguarda no país", disse o diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Maurício Alves, na última terça-feira (8).



Baianos terão reajuste de 4,09% a partir de junho nas contas de água

Foto: Conteúdo l 97News

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado deste sábado (12), que a conta de água terá reajuste de 4,09% a partir de junho. O reajuste anual do valor dos serviços de água e esgoto prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). Com o novo valor, a tarifa mínima residencial social sobre de R$ 12,30 para R$ 12,80; a mínima residencial intermediária passa de R$ 24,20 para R$ 25,20; e a mínima residencial normal sobe de R$ 27,50 para R$ 28,60. No ano passado, o reajuste das contas de água e esgoto na Bahia foi de 8,8%.



12 de Maio: Dia do Enfermeiro

Foto: Divulgação

A Enfermagem é a arte do cuidar, e vocês Enfermeiros  os artistas dessa ciência complexa e indispensável na saúde. O Centro Médico São Gabriel, parabeniza a todos os profissionais de Enfermagem pelo seu dia.



Brumado: Polícia Militar registra mais ações de combate ao tráfico de drogas

Foto: 97NEWS

A cidade de Brumado tem recebido operações frequentes da Polícia Militar contra o tráfico de drogas. Segundo a PM, na sexta-feira (11), uma guarnição foi até o Bairro Bom Jesus, verificar uma denúncia de que elementos estariam vendendo drogas no local. Quando os policiais chegaram ao local, os elementos fugiram, mas foi abordado a área e no perímetro foram encontrados 18 invólucros de substância Cannabis Sativa (maconha) e 62 papelotes de crack. O material estava escondido em meio a vegetação nativa, acondicionado em um saco plástico. Os policiais pararam em um local estratégico para observar a movimentação. Então, os policiais se aproximaram deles, e observaram quando um dos suspeitos se desfez de uma sacola. Infelizmente, nenhum suspeito foi flagranteado nesta oportunidade. Por essa razão, as substâncias foram entregues na sede da Delegacia de Polícia Civil, em Brumado, onde serão tomadas as medidas cabíveis. Ainda segundo a PM, essa ação decorre de uma diretriz do Comando, que estabelece a intensificação das abordagens.



Brumado: UNEB promove 1º Seminário de Práticas Jurídicas entre dias 16 e 18

Foto: Divulgação

O Colegiado do Curso de Direito do Departamentos de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XX da UNEB, em Brumado, vai promover, entre os dias 16 e 18 de maio, o 1º Seminário de Práticas Jurídicas. A programação do evento conta com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. Estarão entre os temas discutidos pelas atividades do evento os aspectos polêmicos da Reforma Trabalhista; a judicialização do Direito Médico; o Direito dos Idosos e o papel das políticas públicas municipais na concretização do Direito à moradia. Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, pelo site da iniciativa. O credenciamento será realizado no local do evento, às 18h. A organização do seminário solicita aos participantes a doação de 1kg de alimentos não perecíveis. O evento conta com parceria do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias e apoio do Centro Universitário UniFG. Informações: Campus XX, ou pelos trelefones (77) 3441-3278 / 3441-2378.



Conquista: Nomeado a menos de uma semana, o brumadense Rodrigo Vasconcelos pede exoneração da EMURC

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Não durou nem uma semana o cargo entregue ao filho do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, na diretoria financeira da Empresa Municipal de Urbanização (EMURC), vinculada a Prefeitura de Vitória da Conquista. No Diário Oficial desta sexta-feira (11) foi publicada a exoneração do jovem Rodrigo Cunha de Vasconcelos. Segundo o diário, a saída foi a pedido do próprio jovem. Consoante ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o salário desse cargo é de R$ 10.844. Até maio do ano passado, Rodrigo, que é bacharel em Direito, estava nomeado na Prefeitura Municipal de Brumado, mas atendendo uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o pai-prefeito acabou o exonerando juntamente com outros onze servidores por nepotismo.



Coquetel de lançamento da BR030: Boutique de grifes famosas inaugurará nova era fashion em Brumado

A BR-030 traz um novo conceito sobre moda (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Idealizada pelo jovem empresário Maycon Jhony Silva Pessoa (29) a Boutique BR030 veio para ser o diferencial da moda para Brumado e região. Concebida por meio de um amplo projeto de pesquisa sobre as novas tendências do mercado da moda, a BR030 realizou na tarde desta sexta-feira (11) o coquetel de lançamento da boutique que vem para inaugurar uma nova era fashion na “Capital do Minério”. Com um designer arrojado, ambientação temática e muito estilo e bom gosto, a BR030 é sinônimo de glamour e do sentimento de estar de bem com a vida. O evento foi muito concorrido e contou com a presença de celebridades da sociedade brumadense, que não pouparam elogios, já que a logística é de primeiro mundo. Na BR030 você irá encontrar os lançamentos das melhores grifes do momento como Osklen, John John, Sérgio K., Lacoste, Keep Culture. Lá também os clientes poderão encontrar as melhores marcas de perfumes e também os smartphones de última geração da Apple e da Sansung, como também os sapatênis que são a coqueluche do momento. Uma das atrações é uma réplica de Mustang  GT 500, que na parte superior é uma mesa de bilhar. A BR030, fica localizada na Praça Armindo Azevedo, nº 210. A equipe do 97NEWS esteve presente ao coquetel e registrou os melhores momentos que podem ser vistos no álbum abaixo:



Lançada terceira edição da Fligê

(Foto: Reprodução)

A terceira edição da Fligê - Feira Literária de Mucugê foi lançada na manhã desta sexta-feira (10) em Vitória da Conquista em evento que reuniu a imprensa e representações da cultura e educação do Sudoeste baiano no Museu Regional - Casa Henriqueta Prates. O evento, que acontece na pequena e encantadora cidade de Mucugê na Chapada Diamantina entre os dias 16 e 19 de agosto, foi incluído pelo Governo do Estado no calendário cultural da Bahia e conta com importantes apoios para a sua realização, como a destinação de emendas parlamentares pelos deputados federais Waldenor Pereira (PT-BA) e Jean Wyllys (PSOL-RJ).  “Neste ano estamos destinando um valor total de R$ 240 mil, metade destinado pelo meu mandato em parceria com o deputado Zé Raimundo e a outra metade pelo deputado Jean Willys, que se encantou pelo projeto e já confirmou presença na edição deste ano”, contou Waldenor.  A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) também tem participação importante na Fligê, com a destinação todos os anos de livros para os estudantes do ensino público do município, ação coordenada pelo deputado estadual Zé Raimundo e pelo presidente da ALBA Ângelo Coronel.  A Fligê é uma realização do coletivo Lavras que conta com o protagonismo feminino da sua curadora Ester Figueiredo, da sua produtora pedagógica Lana Sheila e da sua produtora executiva Mércia Quadros. 

(Foto:Divulgação)


Brumado: NPJ/UNEB; da teoria à prática em benefício da Cidadania

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O acesso à Justiça ainda tem um caminho muito extenso no Brasil, onde, principalmente os que vivem numa situação de vulnerabilidade social, possuem muitas dificuldades nesse sentido. Visando preencher essa lacuna, o Campus XX da Uneb de Brumado, há cerca de 1 ano e meio, instalou uma unidade do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas, uma unidade que faz parte da grade curricular do Curso de Direito, na qual os alunos saem da teoria para à prática, ou seja, começam a realizar ações de guarda, alimentos, divórcios e processos na área civil, já que 90% da demanda é composta por esses litígios. Com um forte cunho social, o NPJ tem um público alvo de famílias carentes, que obtém o acesso à justiça de forma gratuita. O núcleo, que absorve alunos que estejam no 7º semestre, faz com que os mesmos se familiarizem com as práticas da profissão de advogado, como fazer uma procuração, uma petição, como se portar em uma audiência e coisas do gênero. Atualmente o horário de funcionamento é terças, quartas e sextas, lembrando que só funciona no período das aulas.